Putin apresenta ao mundo as suas armas nucleares “invencíveis”

Maxim Shipenkov / EPA

O Presidente russo Vladimir Putin apresenta armas nucleares “invencíveis”

O presidente russo Vladimir Putin mostrou imagens novas de armas avançadas do exército russo, que não existem em mais lugar nenhum do mundo.

A Rússia começou o desenvolvimento de armas estratégicas invulneráveis para os sistemas de defesa anti-mísseis inimigos, anunciou esta quinta-feira o presidente da Rússia Vladimir Putin, na sua mensagem anual perante as Câmaras da Assembleia Federal.

Segundo a RT, que citou o presidente russo, nenhum país levava a Rússia a sério até que o país desenvolveu sistemas de armas de última geração, mas agora têm a prova de que deveriam começar a fazê-lo.

“Não fizemos segredo dos nossos planos. Sempre falamos deles abertamente para, antes de tudo, chamar os nosso aliados a dialogar. Foi em 2004. Surpreendentemente, apesar de todos os problemas que enfrentamos na economia, finanças, indústria de defesa e no exército, a Rússia permaneceu e permanece como a maior potência nuclear. Ninguém queria falar connosco. Ninguém nos ouvia. Ouçam agora”, afirmou Putin.

O mandatário mostrou imagens de novas e avançadas armas do Exército russo. “Ninguém tem esta classe de armamento no mundo”, apontou o presidente, assinalando que, quando os outros países conseguirem desenvolver um arsenal similar, já Moscovo terá desenvolvido “algo novo”.

Sistema de mísseis Sarmat

Durante o discurso, Putin mostrou imagens do novo sistema de mísseis Sarmat, que não tem limites no que toca ao alcance e capacidade de portar ogivas nucleares.

“Nenhum sistema de defesa anti-míssil é impedimento para o Sarmat”, assegurou, agregando que o novo míssil pesa mais de 200 toneladas.

Outro dos mísseis revelados pelo chefe de estado russo é o Avantgard, capaz de alcançar velocidades hipersónicas e manobrar por entre as densas camadas da atmosfera terrestre. O Avantgard será “como um meteorito”, advertiu.

Além disso, também foi iniciado um pequeno sistema energético nuclear com o qual se equiparão os submarinos autónomos e os mísseis de cruzeiro. Com estes dispositivos, os mísseis de cruzeiro serão invulneráveis perante os sistemas de defesa anti-mísseis e terão um alcance ilimitado.

Sistema Kinzhal

Num dos vídeos, foi também exibido o sistema Kinzhal (Daga). Putin informou que o sistema já entrou em serviço nos aeródromos do Distrito Militar Sul em dezembro do ano passado.

“As características técnicas e de voo do avião portador permitem levar o míssil ao ponto de lançamento numa questão de minutos“, destacou. “Ao mesmo tempo, o míssil que atinge velocidades hipersónicas e supera em 10 vezes a velocidade do som, é possível de manobrar em todas as secções da trajetória de voo”, afirmou Putin.

“Isto permite-lhe superar todos os sistemas existentes e, acredito eu, todas as perspetivas de defesa anti-míssil e anti-aérea, levando as cargas convencionais e nucleares até 2.000 quilómetros de distância”, detalhou.

Veículo submarino não tripulado

Putin anunciou também a criação de um veículo submarino não tripulado para grandes profundidades e distâncias intercontinentais. “A sua velocidade supera várias vezes a dos submarinos e torpedos mais rápidos. É fantástico”, sublinhou o presidente.

Nas fronteiras da Rússia, criou-se uma “área de radio-localização única com um sistema de alerta de ataque com mísseis”.

Assim, Putin detalhou que 80 novos mísseis balísticos intercontinentais entraram ao serviços em diferentes ramos das Forças Armadas russas. Enquanto que 12 divisões de mísseis estratégicos do Exército foram equipadas com os mísseis balísticos intercontinentais Yars.

Por outro lado, o presidente russo fez questão de esclarecer que o “crescente potencial militar da Rússia não ameaça ninguém“: “O poderio militar russo é uma firme garantia da paz no nosso planeta, porque este poder mantém e continuará a manter um equilíbrio estratégico e um balanço de orças no mundo, o que continua a ser um fator chave da segurança internacional desde a II Guerra Mundial até hoje”, ressaltou Putin.

Todos estes trabalhos realizam-se “no marco dos acordos vigentes no âmbito do controlo do armamento. Não violamos nada“, concluiu o presidente.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está mais um desafio aos USA, China e outros para irem ainda mais além do que os russos caso de facto o armamento anunciado não tenha sido fabricado na fábrica dos Kamov, são todos estes os donos do mundo imaginando talvez poder matar os outros sem que a eles nada aconteça, entretanto tão distraídos que andam todos a ver quem consegue ser o campeão do mal esquecem-se da saúde do planeta que este sim mais potente do que qualquer louco político se encarregará de nos eliminar a todos daqui para fora.

  2. Os americanos destruíram O Iraque e a Líbia, sujeitaram o Vietenam a uma devastação química inigualável, ameaçam destruir a Coreia do Norte e o Irão, só podem ser contidos quando há temor pela força do inimigo. A Rússia com o seu arsenal é o garante de que os americanos ficarão sossegados.

    • Sim, porque todos esses países são exemplos de democracia e liberdade, e os EUA é que são uns mauzões. Deve ser por isso que ninguém quer emigrar para os EUA, e tanta gente procura o El Dorado no Iraque, Líbia, Coreia do Norte ou Irão! Olhe, vá para o Irão, ouvi dizer que tratam muito bem as mulheres!

      Não fosse os EUA e hoje toda a Europa estaria sob o jugo da URSS comunista, e estaríamos todos iguais ou piores do que a Europa de Leste nos tempos do domínio soviético.

      Não se esqueça disto. A razão pela qual a Europa consegue ter Estado Social, é porque não precisa de investir muito em orçamento militar, porque sabe que tem as costas quentes pelos EUA. Não fora isso, e pode ter a certeza que mais territórios já teriam sido anexados pela Rússia.

      • Está a delirar, delira realmente ! Propõe às mulheres de ir para o Irão. Porque não para a Arábia Saudita onde são bem tratadas com chicote, apedrejadas na praça publica e executadas em publico? Ou para os EUA onde têm todas as “chances” de ser fuziladas nos Supermercados com os seus filhos, como aconteceu estes dias em El Paso e Dayton ! Foram só 74 mortos e 200 feridos nessa grande democracia americana, cujo presidente, racista e xenófobo, diz às mulheres deputadas na Nação, de origem sul-americana de irem embora…
        E onde constrói um Muro entre dois países, depois de ter feito tanta propaganda contra o de Berlim …

        Ou para o Brasil, outra grande democracia anti comunista, onde o presidente louco insulta as mulheres deputadas; (não te estupro porque és feia”)…quando não as faz assassinar nas ruas do Rio (Mariela Franco)…

        Acabe de delirar…

  3. Miseraveis que somos. Em vez de darmos a maos e levarmos este planeta para bom porto…andamos a arreganhar os dentes uns aos outros….

  4. Maria Ribeiro, quando supostamente, o mundo estiver quase completamente destruído pelas armas letais dos 3 grandes, gostaria de a ouvir falar assim ao meu ouvido.
    Na minha opinião, não tenho a certeza de que estaremos aqui para o contar.
    Deixe-se de anti americanismos primários, ou anti russos e anti chineses e promova a Paz!
    Nem os USA, nem a China, mostram ou exibem como a Rússia, o que de mais letal possuem.
    Mais uma vez lhe digo; fique a torcer pela Paz porque as nuvens, já nos anunciam a guerra em grande escala, que tanto parece desejar…

  5. Não percebo. O que é que isso interessa se um missile ICBM já é estupidamente difícil de interceptar? Agora ainda é mais difícil?

  6. ahahah! Ditador da Rússia que rouba eleições, mata quem se opões a ele no país, manda matar os exilados, persegue gays , testemunhas de jeová, invadiu a Ucrânia , Geórgia e fez genocídio na cáucaso é muito mentiroso como aprendeu na KGB. Ele que quer a URSS de volta e escravizar os povos que eram da URSS. Além da ajudar o ditador da Venezuela, Cuba, Korea do norte e Assad Químico.
    o Amigo dele na White House já deve saber que ou ele o enfrenta ou o US Congress o poem para fora.

  7. Com todos os defeitos dos EUA, é preciso não esquecer a sua capacidade de inovação e a EFICIENCIA na produção , para alem do problema que será a Russia manter as despesas militares a um nível tão elevado , que absorve quase 1/4 do seu PIB . Das duas uma:
    – Ou a Russia parte para a guerra total nos próximos anos;
    – Ou iremos assistir a uma nova revolução dentro do território russo daqui a alguns
    anos . Não há sistemas repressivos que se consigam manter ,por mais sofisticados
    que sejam , quando mais de 90% da população não beneficia da riqueza
    distribuída e sente que tal facto se deve à repressão exercida, associada a um
    nepotismo desavergonhado . Na Russia não existe o “sonho americano”, mas
    existem quadros intermédios ( capitães , coroneis,agentes superiores dos serviços
    secretos , universitários ) , que accionam os meios no terreno. Afinal quem era
    PUTIN ?

    As democracias ocidentais foram responsáveis pelo sentimento de revolta que grassa nas actuais elites russas . Tal como depois da GUERRA DE 1914-18 , se sentiram as elites alemãs , era preciso voltar a reforçar o patriotismo russo .

    A população dos EUA , ainda tem o poder de mudar os seus dirigentes pelo voto . A má experiência na manipulação das vontades, que foi exercida por TRUMP, vai ter consequências nas próximas eleições americanas, e os maus resultados sociais da sua política vão afastar muita gente que o apoiou . Resta saber se surgirá um movimento social , bem enquadrado por um pensamento político , que consiga galvanizar os EUA . Se tal não surgir os níveis de abstenção vão ser muito elevados e as revoltas sociais poderão surgir de forma inorgânica, como está a acontecer na Europa . É visível que o sistema bi-partidário americano está refém dos interesses económicos de uma minoria, e que a surgir algo de novo terá uma grande dificuldade em crescer dado o sistema repressivo sofisticado que alia os serviços secretos as agencias de comunicação e os diferentes lobbies económicos , mas tal pode acontecer quando a população toma colectivamente consciência que está a ser manipulada e que os organismos do estado não os representam .

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …