/

Estados Unidos vão comercializar teste rápido à covid-19. Pode ser comprado sem receita e feito em casa

1

Mahmoud Khaled / EPA

Fotografia ilustrativa

Esta terça-feira, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos autorizou o primeiro teste à covid-19 que pode ser realizado em casa e comprado sem receita médica.

“O Ellume COVID-19 Home Test é um teste rápido de antígeno de fluxo lateral, um tipo de teste que executa uma amostra líquida ao longo de uma superfície com moléculas reativas. O teste deteta fragmentos de proteínas do vírus SARS-CoV-2 de uma amostra nasal de qualquer indivíduo com 2 anos de idade ou mais”, descreve o comunicado da Food and Drug Administration.

O teste foi produzido pela empresa australiana Ellume e pode ser utilizado a partir dos 16 anos. Pode também ser realizado às crianças a partir dos dois anos, desde que a amostra seja retirada por um adulto.

As pessoas só necessitam de usar um cotonete nasal, com um comprimento médio, para obter uma amostra. Os resultados são entregues através de uma aplicação de smartphone depois de os pacientes inserirem o seu código postal e a data de nascimento.

O comunicado adianta que o teste identificou corretamente 100% das amostras como sendo negativas e 96% das amostras positivas de pessoas com sintomas. Nos pacientes sem sintomas, foram identificadas 91% das amostras positivas e 96% das amostras negativas.

Ainda assim, a Agência do Medicamento dos Estados Unidos alerta para que os assintomáticas com um resultado positivo do teste façam um segundo para confirmar que estão infetadas, sobretudo se não houver casos de covid-19 na comunidade.

Tal como outros testes de antígeno, “este teste é menos sensível e menos específico do que os testes moleculares típicos executados num laboratório”. “No entanto, o facto de se poder usar em casa e ter os resultados rapidamente significa que pode desempenhar um papel importante na resposta à pandemia”, assumiu o diretor de dispositivos médicos da FDA, Jeff Shuren.

A FDA autorizou mais de 225 testes de diagnóstico para a covid-19 desde o início da pandemia, incluindo mais de 25 testes que permitem a recolha de amostras em casa, que são enviadas posteriormente para um laboratório. O Ellume COVID-19 Home Test é o primeiro a poder ser usado totalmente em casa e sem receita médica.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.