Estados Unidos vão comercializar teste rápido à covid-19. Pode ser comprado sem receita e feito em casa

Mahmoud Khaled / EPA

Fotografia ilustrativa

Esta terça-feira, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos autorizou o primeiro teste à covid-19 que pode ser realizado em casa e comprado sem receita médica.

“O Ellume COVID-19 Home Test é um teste rápido de antígeno de fluxo lateral, um tipo de teste que executa uma amostra líquida ao longo de uma superfície com moléculas reativas. O teste deteta fragmentos de proteínas do vírus SARS-CoV-2 de uma amostra nasal de qualquer indivíduo com 2 anos de idade ou mais”, descreve o comunicado da Food and Drug Administration.

O teste foi produzido pela empresa australiana Ellume e pode ser utilizado a partir dos 16 anos. Pode também ser realizado às crianças a partir dos dois anos, desde que a amostra seja retirada por um adulto.

As pessoas só necessitam de usar um cotonete nasal, com um comprimento médio, para obter uma amostra. Os resultados são entregues através de uma aplicação de smartphone depois de os pacientes inserirem o seu código postal e a data de nascimento.

O comunicado adianta que o teste identificou corretamente 100% das amostras como sendo negativas e 96% das amostras positivas de pessoas com sintomas. Nos pacientes sem sintomas, foram identificadas 91% das amostras positivas e 96% das amostras negativas.

Ainda assim, a Agência do Medicamento dos Estados Unidos alerta para que os assintomáticas com um resultado positivo do teste façam um segundo para confirmar que estão infetadas, sobretudo se não houver casos de covid-19 na comunidade.

Tal como outros testes de antígeno, “este teste é menos sensível e menos específico do que os testes moleculares típicos executados num laboratório”. “No entanto, o facto de se poder usar em casa e ter os resultados rapidamente significa que pode desempenhar um papel importante na resposta à pandemia”, assumiu o diretor de dispositivos médicos da FDA, Jeff Shuren.

A FDA autorizou mais de 225 testes de diagnóstico para a covid-19 desde o início da pandemia, incluindo mais de 25 testes que permitem a recolha de amostras em casa, que são enviadas posteriormente para um laboratório. O Ellume COVID-19 Home Test é o primeiro a poder ser usado totalmente em casa e sem receita médica.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …

Mayan ouve lesados da pandemia e diz que "limitações têm de vir acompanhadas do cheque"

Tiago Mayan Gonçalves ouviu as lamentações de uma série de empresários algarvios afetados pela pandemia. O candidato aponta o dedo ao Governo, argumentando que "limitações severas têm de vir acompanhadas do cheque". Esta segunda-feira, Tiago Mayan …

Itália: Da crise pandémica à crise política. Conte tem agora o voto de confiança dos deputados

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, obteve ontem a confiança dos deputados para se manter no governo, depois da demissão de duas ministras do partido Itália Viva (IV) ter aberto uma crise política, deixando o governante …

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada", perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu esta …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …