EUA. Dois cientistas garantem que genoma do coronavírus prova que saiu de um laboratório

Dois especialistas norte-americanos publicaram um ensaio no qual asseguram que o genoma do coronavírus mostra que este saiu de um laboratório, dias após as autoridades dos Estados Unidos (EUA) terem publicado um estudo no qual afirmam que o vírus foi criado por cientistas chineses num laboratório de Wuhan.

“Um vírus simplesmente não consegue apanhar uma sequência de outro vírus se essa sequência não estiver presente em nenhum outro vírus”, escreveram os médicos Stephen Quay, CEO da empresa biofarmacêutica Atossa Therapeutics, e Richard Muller, professor de física da Universidade de Berkeley, na Califórnia.

“A combinação CGG-CGG nunca foi encontrada naturalmente. Isso significa que o método comum do vírus para capturar novas habilidades, chamado de recombinação, não pode ser aplicado aqui”, observaram, no ensaio publicado no Wall Street Journal.

Os serviços de informação norte-americanos estão a analisar relatórios do laboratório de Wuhan, que apontam para cientistas gravemente doentes em novembro de 2019, um mês antes de serem reportados os primeiros casos de covid-19, explicou a agência Reuters. Em maio, o Presidente dos EUA, Joe Biden, exigiU um relatório num prazo de 90 dias.

A China tem rejeitado a hipótese de uma fuga acidental de um laboratório.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há dois especialistas que “dizem” isso. Também há centenas que dizem que é impossível o vírus te sido criado em laboratório. Também há o facto de possivelmente o vírus ter aparecido pela primeira vez em Itália (quando ainda não se sabia o que era). Há muita coisa que se diz. Quem diz a verdade? Mas o que é certo é que ele (o Sars-Cov-2) anda ainda aí e somos nós que o propagamos!

RESPONDER

Portugal 4-0 Israel | Goleada e muito Bruno antes dos jogos "a doer"

Portugal segue viagem para Budapeste e para o EURO 2020 moralizado por uma vitória tranquila sobre Israel, num jogo que dominou de princípio a fim e em que os golos surgiram nos minutos finais de …

"Queres ganhar mais dinheiro? Rescinde e vai fazer outra coisa"

Paulo Borrachinha queria ganhar mais por cada combate no UFC. O presidente da competição leu e criticou o brasileiro. Paulo Costa, mais conhecido como Paulo Borrachinha no Brasil, iria lutar contra Jared Cannonier no dia 21 …

Principal rival do príncipe herdeiro da Arábia Saudita desapareceu após detenção

Um processo judicial norte-americano que envolve o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, devido a uma suposta violação de um contrato, revelou algo inesperado: o desaparecimento do seu principal rival. Apesar de ser apenas …

"Vitória histórica". Israel é o primeiro país a proibir o comércio de peles de animais para moda

Israel proibiu hoje por decreto ministerial o comércio de peles de animais para a moda, tornando-se no primeiro país a aprovar essa estrita legislação, anunciou o Ministério do Ambiente. “O comércio de peles de animais, importação …

Dia de Portugal vai ter um eclipse solar. Fenómeno visível em todo o país

Amanhã (Dia de Portugal) vai ocorrer um eclipse anular do Sol. No entanto, em todo o território português será um eclipse parcial, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Um eclipse anular acontece quando …

Apenas um terço dos adultos americanos tomaria uma pílula da imortalidade

Uma nova pesquisa com cerca de 900 norte-americanos adultos revelou que nem todas as pessoas querem viver para sempre. Dos inquiridos, apenas 33% responderam que gostariam de tomar uma pílula que lhes permitisse viver para …

Novo teste rápido confirma vacinação contra a covid-19 em cinco minutos

Um novo teste rápido ao sangue pode confirmar se uma pessoa já foi imunizada contra a covid-19, enquanto espera para embarcar num avião ou entrar num evento desportivo, por exemplo. Com a reabertura da sociedade, a …

Joe Biden reverte decisão de Donald Trump e não vai banir o TikTok

Joe Biden, o presidente dos EUA, vai revogar esta quarta-feira a decisão do país de banir a rede social Tik Tok. A medida tinha sido tomada pelo seu antecessor, Donald Trump. A plataforma chinesa vai ficar …

Superliga Europeia: UEFA suspende processos "por enquanto"

Barcelona, Juventus e Real Madrid não são alvos de processos, para já. Clubes ingleses vão pagar 23 milhões de euros. A UEFA suspendeu temporariamente os processos disciplinares que tinha instaurado contra Barcelona, Juventus e Real Madrid, …

Gestor de fortunas suíço diz que Vara lhe entregou dinheiro vivo para contas na Suíça

O gestor de fortunas Michel Canals afirmou hoje em julgamento que Armando Vara lhe entregava dinheiro em numerário para depois, através de Francisco Canas, "aparecer" numa conta na Suíça que pertencia ao ex-ministro e à …