EUA e China acordam em não começar guerra comercial

Chip Somodevilla / EPA

O vice-primeiro ministro do Conselho de Estado da China, Liu He, anunciou este domingo em conferência de imprensa que as autoridades dos EUA e da China acordaram em não iniciar uma guerra comercial para favorecer o desenvolvimento de ambos os países e de todo o mundo.

A informação é avançada por Xinhua.

“O principal resultado chinês-norte americano da atual negociação é que alcançámos um entendimento e não começaremos uma guerra comercial. Assim, ambas as partes renunciam ao aumento das taxas nas mercadorias entre si”, declarou Liu, citado pelo RT.

Assim, acrescentou que a principal razão pela qual o acordo alcançado se revelou possível radica do “importante consenso entre os líderes da China e dos Estados Unidos”.

A 17 e 18 de maio, os representantes das duas nações alcançaram um consenso sobre a adoção de medidas que deveriam eliminar o desequilíbrio comercial entre os dois países, de tal forma que aumente a quantidade de bens norte-americanos que Pequim comprará a Washington.

Pela parte norte-americana, nas negociações participaram o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o Secretário do Comércio, Wilbur Ross, e o representante dos EUA para as negociações comerciais, Robert Lighthizer.

No início de abril, os Estados Unidos publicaram uma lista de aproximadamente 1300 produtos chineses aos quais seria imposto uma taxa  que teriam um custo aproximado de 50 milhões de dólares para o volume de produção chinesa. Por sua vez, Pequim anunciou a imposição de uma taxa de 25% a 106 produtos norte-americanos como soja, automóveis e produtos químicos.

Em resposta, Trump ordenou aos funcionários da sua Administração que considerassem “se seria apropriado estabelecer taxas adicionais” para alcançar um valor de 100.000 milhões. Esta ordem foi respondida pelo ministério do Comércio chinês, quando este anunciou que os seus funcionários alfandegários cobrariam aos importadores uma taxa de cerca de 179% sobre os produtos norte-americanos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …

Filipe Santos volta a fazer história ao bater recorde do Mundo de natação adaptada

Filipe Santos voltou a fazer história. O nadador algarvio bateu o recorde do Mundo na prova dos 25 metros mariposa, na Classe SM21 - Síndrome de Down, durante o Campeonato de Inverno de Natação Adaptada. …