EUA e China acordam em não começar guerra comercial

Chip Somodevilla / EPA

O vice-primeiro ministro do Conselho de Estado da China, Liu He, anunciou este domingo em conferência de imprensa que as autoridades dos EUA e da China acordaram em não iniciar uma guerra comercial para favorecer o desenvolvimento de ambos os países e de todo o mundo.

A informação é avançada por Xinhua.

“O principal resultado chinês-norte americano da atual negociação é que alcançámos um entendimento e não começaremos uma guerra comercial. Assim, ambas as partes renunciam ao aumento das taxas nas mercadorias entre si”, declarou Liu, citado pelo RT.

Assim, acrescentou que a principal razão pela qual o acordo alcançado se revelou possível radica do “importante consenso entre os líderes da China e dos Estados Unidos”.

A 17 e 18 de maio, os representantes das duas nações alcançaram um consenso sobre a adoção de medidas que deveriam eliminar o desequilíbrio comercial entre os dois países, de tal forma que aumente a quantidade de bens norte-americanos que Pequim comprará a Washington.

Pela parte norte-americana, nas negociações participaram o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o Secretário do Comércio, Wilbur Ross, e o representante dos EUA para as negociações comerciais, Robert Lighthizer.

No início de abril, os Estados Unidos publicaram uma lista de aproximadamente 1300 produtos chineses aos quais seria imposto uma taxa  que teriam um custo aproximado de 50 milhões de dólares para o volume de produção chinesa. Por sua vez, Pequim anunciou a imposição de uma taxa de 25% a 106 produtos norte-americanos como soja, automóveis e produtos químicos.

Em resposta, Trump ordenou aos funcionários da sua Administração que considerassem “se seria apropriado estabelecer taxas adicionais” para alcançar um valor de 100.000 milhões. Esta ordem foi respondida pelo ministério do Comércio chinês, quando este anunciou que os seus funcionários alfandegários cobrariam aos importadores uma taxa de cerca de 179% sobre os produtos norte-americanos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …

Time elege Khashoggi e outros jornalistas "guardiões da verdade" como personalidades do ano

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado a 2 de outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul, é uma das personalidades do ano eleitas pela revista norte-americana Time. O colunista do Washington Post, voz …

Função Pública: Nova modalidade pré-reforma propõe 25% a 100% do salário-base

O Governo quer avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública, permitindo assim que os funcionários com 55 anos ou mais possam deixar de trabalhar, mantendo parte do salário. O Governo quer avançar com …

Trump ameaça paralisar Governo caso não consiga fundos para o muro. Norte-americanos preferem que desista

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.  “Se não conseguir o que …

"Coletes Amarelos" chegam a Portugal a 21 de dezembro e querem parar o país

O evento, marcado para o dia 21 de dezembro e inspirado nos "Coletes Amarelos" franceses, ganha cada vez mais dimensão nas redes sociais: mais de 13 mil pessoas confirmaram presença. Depois de França, é a vez …

Ministério Público abre inquérito às incongruências no currículo de candidata à JS

O Ministério Público de Lisboa abriu um inquérito ao casos dos erros e incongruências no currículo de Maria Begonha, candidata à liderança da Juventude Socialista. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos erros e …

"Agora, só falo de anos aos 100". Ninguém sabe como Marcelo vai celebrar os 70

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje 70 anos de vida e, como não é nada habitual, não tem agenda oficial, deixando de lado os compromissos como Presidente da República, e até recusou dar entrevistas, afastando-se …

Atentado em Estrasburgo faz três mortos. Atirador ainda em fuga

A França está em estado de "Alerta Atentado", depois do tiroteio em Estrasburgo. O atirador que matou 3 pessoas estava sinalizado por radicalização e continua em fuga. O movimento "Coletes Amarelos" lança no ar uma …

Little Foot. Escavação de esqueleto ancestral revela misterioso parente humano

Após uma escavação de 20 anos na África do Sul, os investigadores finalmente recuperaram e limparam o quase completo esqueleto de um antigo parente humano: um hominídeo com 3,67 milhões de anos, apelidado de "Little …