EUA e China acordam em não começar guerra comercial

Chip Somodevilla / EPA

O vice-primeiro ministro do Conselho de Estado da China, Liu He, anunciou este domingo em conferência de imprensa que as autoridades dos EUA e da China acordaram em não iniciar uma guerra comercial para favorecer o desenvolvimento de ambos os países e de todo o mundo.

A informação é avançada por Xinhua.

“O principal resultado chinês-norte americano da atual negociação é que alcançámos um entendimento e não começaremos uma guerra comercial. Assim, ambas as partes renunciam ao aumento das taxas nas mercadorias entre si”, declarou Liu, citado pelo RT.

Assim, acrescentou que a principal razão pela qual o acordo alcançado se revelou possível radica do “importante consenso entre os líderes da China e dos Estados Unidos”.

A 17 e 18 de maio, os representantes das duas nações alcançaram um consenso sobre a adoção de medidas que deveriam eliminar o desequilíbrio comercial entre os dois países, de tal forma que aumente a quantidade de bens norte-americanos que Pequim comprará a Washington.

Pela parte norte-americana, nas negociações participaram o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o Secretário do Comércio, Wilbur Ross, e o representante dos EUA para as negociações comerciais, Robert Lighthizer.

No início de abril, os Estados Unidos publicaram uma lista de aproximadamente 1300 produtos chineses aos quais seria imposto uma taxa  que teriam um custo aproximado de 50 milhões de dólares para o volume de produção chinesa. Por sua vez, Pequim anunciou a imposição de uma taxa de 25% a 106 produtos norte-americanos como soja, automóveis e produtos químicos.

Em resposta, Trump ordenou aos funcionários da sua Administração que considerassem “se seria apropriado estabelecer taxas adicionais” para alcançar um valor de 100.000 milhões. Esta ordem foi respondida pelo ministério do Comércio chinês, quando este anunciou que os seus funcionários alfandegários cobrariam aos importadores uma taxa de cerca de 179% sobre os produtos norte-americanos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …