EUA vão assumir responsabilidade por solos contaminados nas Lajes

Houve um “compromisso dos EUA de assumir as responsabilidades da descontaminação, mas também do governo de acompanhar o trabalho dos Estados Unidos e substituí-lo se necessário”.

De acordo com o jornal i, os Estados unidos vão assumir a responsabilidade pelos solos contaminados e risco de cancro na Base das Lajes, confirmadas em relatório, porque, conforme recorda Lara Martinho, deputada do PS Açores, houve um “compromisso dos EUA de assumir responsabilidades de descontaminação, mas também do governo de acompanhar esse trabalho e substituí-lo se necessário”.

A contaminação terá tido origem na utilização pelo exército norte-americano da Base das Lajes e, apesar de “localizada e restrita”, precisa de ser “intervencionada para que seja eliminada”.

O PS quer “reforçar e reafirmar a necessidade de mais ações de limpeza e descontaminação na ilha Terceira”, como frisou no projeto de resolução apresentado à Assembleia da república.

Os socialistas pretendem ainda investir no “desenvolvimento de ações em relação aos locais cujo padrão de contaminação não é totalmente conhecido ou é mesmo desconhecido”, para que se perceba se existe ou não contaminação e de que forma proceder.

Lara Martinho garante que há um “compromisso de que todas as denúncias que apareçam serão analisadas de forma a perceber-se se efetivamente se são lugares contaminados”.

O PSD acusou o governo açoriano, à altura presidido por Carlos César, e o atual Governo da República de esconderem a situação e nada terem feito. Mas a deputada dos socialistas rejeita as acusações da oposição.

“Julgo que, do que sei, não houve qualquer tentativa de esconder. Este assunto tem sido abordado nas discussões bilaterais ao longo de vários anos, na medida em que se foi obtendo informação real sobre todos os locais que estavam efetivamente contaminados”, explicou Lara Martinho.

Em relação ao programa apresentado pelo governo regional para limpeza e reconversão ambiental da ilha Terceira, Lara Martinho recorda que “esse programa foi apresentado ao anterior governo PSD/CDS que simplesmente não o quis implementar e não desenvolveu nenhuma iniciativa”, critica.

Por outro lado, o atual governo “assumiu este compromisso da descontaminação ambiental e acho que foi o primeiro governo a assumi-lo“.

A deputada refere que segundo um estudo apresentado recentemente pelo centro de oncologia dos Açores, “não há maior incidência de casos de cancro na Praia da Vitória relativamente à média dos outros concelhos”.

E sobre a água para consumo humano no mesmo concelho, são cumpridas as normas de segurança. “É das águas mais analisadas e com os critérios mais exigentes“, garante, tendo um “rigor de análise que é mais exigente do que o da água engarrafada”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …