EUA vão assumir responsabilidade por solos contaminados nas Lajes

Houve um “compromisso dos EUA de assumir as responsabilidades da descontaminação, mas também do governo de acompanhar o trabalho dos Estados Unidos e substituí-lo se necessário”.

De acordo com o jornal i, os Estados unidos vão assumir a responsabilidade pelos solos contaminados e risco de cancro na Base das Lajes, confirmadas em relatório, porque, conforme recorda Lara Martinho, deputada do PS Açores, houve um “compromisso dos EUA de assumir responsabilidades de descontaminação, mas também do governo de acompanhar esse trabalho e substituí-lo se necessário”.

A contaminação terá tido origem na utilização pelo exército norte-americano da Base das Lajes e, apesar de “localizada e restrita”, precisa de ser “intervencionada para que seja eliminada”.

O PS quer “reforçar e reafirmar a necessidade de mais ações de limpeza e descontaminação na ilha Terceira”, como frisou no projeto de resolução apresentado à Assembleia da república.

Os socialistas pretendem ainda investir no “desenvolvimento de ações em relação aos locais cujo padrão de contaminação não é totalmente conhecido ou é mesmo desconhecido”, para que se perceba se existe ou não contaminação e de que forma proceder.

Lara Martinho garante que há um “compromisso de que todas as denúncias que apareçam serão analisadas de forma a perceber-se se efetivamente se são lugares contaminados”.

O PSD acusou o governo açoriano, à altura presidido por Carlos César, e o atual Governo da República de esconderem a situação e nada terem feito. Mas a deputada dos socialistas rejeita as acusações da oposição.

“Julgo que, do que sei, não houve qualquer tentativa de esconder. Este assunto tem sido abordado nas discussões bilaterais ao longo de vários anos, na medida em que se foi obtendo informação real sobre todos os locais que estavam efetivamente contaminados”, explicou Lara Martinho.

Em relação ao programa apresentado pelo governo regional para limpeza e reconversão ambiental da ilha Terceira, Lara Martinho recorda que “esse programa foi apresentado ao anterior governo PSD/CDS que simplesmente não o quis implementar e não desenvolveu nenhuma iniciativa”, critica.

Por outro lado, o atual governo “assumiu este compromisso da descontaminação ambiental e acho que foi o primeiro governo a assumi-lo“.

A deputada refere que segundo um estudo apresentado recentemente pelo centro de oncologia dos Açores, “não há maior incidência de casos de cancro na Praia da Vitória relativamente à média dos outros concelhos”.

E sobre a água para consumo humano no mesmo concelho, são cumpridas as normas de segurança. “É das águas mais analisadas e com os critérios mais exigentes“, garante, tendo um “rigor de análise que é mais exigente do que o da água engarrafada”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …

Benfica critica presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa

O diretor de comunicação do SL Benfica, Luís Bernardo, criticou, esta quarta-feira, a presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa às eleições para a presidência do FC Porto. "Já não bastava o nível …

Costa e Silva prevê recuperação económica lenta e defende "pacto entre Estado e empresas"

Em entrevista à agência Lusa, António Costa Silva, responsável no plano de relançamento da economia, prevê uma recuperação lenta e sugere um pacto entre Estado e empresas. António Costa Silva, gestor nomeado pelo primeiro-ministro para coordenar …

Ver o "Joker" não nos torna mais empáticos com os doentes mentais – pelo contrário

Um novo estudo encontro uma associação entre ver o filme "Joker" e um aumento no preconceito em relação a pessoas com doenças mentais. O filme "Joker" (2019), realizado por Todd Phillips, foi um verdadeiro sucesso de …

Polícia que pressionou pescoço de George Floyd acusado de homicídio intencional. Todos os agentes acusados

O Ministério Público norte-americano agravou esta quarta-feira para homicídio em segundo grau a acusação do agente da polícia que pressionou o pescoço de George Floyd durante minutos e, pela primeira vez, acusou formalmente os três …