/

EUA vão assumir responsabilidade por solos contaminados nas Lajes

Houve um “compromisso dos EUA de assumir as responsabilidades da descontaminação, mas também do governo de acompanhar o trabalho dos Estados Unidos e substituí-lo se necessário”.

De acordo com o jornal i, os Estados unidos vão assumir a responsabilidade pelos solos contaminados e risco de cancro na Base das Lajes, confirmadas em relatório, porque, conforme recorda Lara Martinho, deputada do PS Açores, houve um “compromisso dos EUA de assumir responsabilidades de descontaminação, mas também do governo de acompanhar esse trabalho e substituí-lo se necessário”.

A contaminação terá tido origem na utilização pelo exército norte-americano da Base das Lajes e, apesar de “localizada e restrita”, precisa de ser “intervencionada para que seja eliminada”.

O PS quer “reforçar e reafirmar a necessidade de mais ações de limpeza e descontaminação na ilha Terceira”, como frisou no projeto de resolução apresentado à Assembleia da república.

Os socialistas pretendem ainda investir no “desenvolvimento de ações em relação aos locais cujo padrão de contaminação não é totalmente conhecido ou é mesmo desconhecido”, para que se perceba se existe ou não contaminação e de que forma proceder.

Lara Martinho garante que há um “compromisso de que todas as denúncias que apareçam serão analisadas de forma a perceber-se se efetivamente se são lugares contaminados”.

O PSD acusou o governo açoriano, à altura presidido por Carlos César, e o atual Governo da República de esconderem a situação e nada terem feito. Mas a deputada dos socialistas rejeita as acusações da oposição.

“Julgo que, do que sei, não houve qualquer tentativa de esconder. Este assunto tem sido abordado nas discussões bilaterais ao longo de vários anos, na medida em que se foi obtendo informação real sobre todos os locais que estavam efetivamente contaminados”, explicou Lara Martinho.

Em relação ao programa apresentado pelo governo regional para limpeza e reconversão ambiental da ilha Terceira, Lara Martinho recorda que “esse programa foi apresentado ao anterior governo PSD/CDS que simplesmente não o quis implementar e não desenvolveu nenhuma iniciativa”, critica.

Por outro lado, o atual governo “assumiu este compromisso da descontaminação ambiental e acho que foi o primeiro governo a assumi-lo“.

A deputada refere que segundo um estudo apresentado recentemente pelo centro de oncologia dos Açores, “não há maior incidência de casos de cancro na Praia da Vitória relativamente à média dos outros concelhos”.

E sobre a água para consumo humano no mesmo concelho, são cumpridas as normas de segurança. “É das águas mais analisadas e com os critérios mais exigentes“, garante, tendo um “rigor de análise que é mais exigente do que o da água engarrafada”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.