EUA acusam 13 cidadãos russos e três entidades de interferência eleitoral

The White House / Wikimedia

O Procurador Especial do Departamento da Justiça dos EUA, Robert Mueller

O gabinete do Procurador Especial Robert Mueller anunciou que um grande júri acusou formalmente 13 cidadãos russos e três entidades russas de interferência no processo eleitoral norte-americano.

Os visados são acusados de violar as leis criminais dos Estados Unidos para interferir com as eleições presidenciais norte-americanas de 2016 e com o processo político norte-americano. As acusações incluem conspiração (para todos), fraude bancária (para três deles) e roubo de identidade agravada (para cinco dos acusados).

“Um grande júri federal do Distrito de Columbia apresentou uma acusação formal contra 13 cidadãos e três entidades russas, acusadas de violar as leis criminais para interferir nas eleições dos Estados Unidos e no processo político”, indicou o gabinete de Mueller.

As atividades dos russos agora acusados teriam começado em 2014, salienta a mesma fonte.

O gabinete de Mueller alega que os russos usaram “posts” falsos nas redes sociais e anúncios adquiridos de forma fraudulenta e comprados em nome de americanos para influenciar a opinião política durante a campanha eleitoral das presidenciais.

Estas decisão representa a mais direta acusação até hoje sobre a interferência da Rússia nas eleições. Na acusação pode ler-se que o objetivo era o de “semear a discórdia no sistema político dos EUA, incluindo nas eleições presidenciais de 2016”.

Até hoje, só tinham sido acusadas quatro pessoas no âmbito da investigação de Mueller, incluindo o antigo conselheiro para a segurança nacional de Trump e o seu antigo diretor de campanha. A Casa Branca ainda não comentou a acusação.

A equipa do procurador especial Robert Mueller e duas investigações parlamentares estão a tentar esclarecer se a Rússia interferiu nas presidenciais para ajudar Donald Trump a vencer a adversária Democrata, Hillary Clinton, ou se houve conluio da equipa de campanha de Trump com a Rússia e se Trump tentou obstruir as investigações.

Rússia qualifica de “absurda” acusação dos EUA

Uma porta-voz oficial do Governo da Rússia considerou “absurda” a acusação pelos EUA de 13 cidadãos russos por ingerência nas presidenciais norte-americanas de 2016.

“Treze pessoas interferiram nas eleições americanas? Treze? Com os orçamentos de milhares de milhões de dólares das forças especiais? Com a espionagem e contraespionagem? Com as tecnologias mais recentes?”, escreveu a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, na rede social Facebook.

“Absurdo? Sim. Mas é a moderna realidade política americana”, acrescentou. A mensagem da porta-voz é a primeira reação oficial russa.

Segundo a justiça, um empresário próximo do Presidente Vladimir Putin, Evgueni Prighozin, financiou os acusados por ter como “objetivo estratégico semear a discórdia no sistema político norte-americano”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Porra os Russos são mesmo bons. Usaram 13 gajos para conseguir interferir nas eleições Americanas e conseguiram? Tanta desculpa da treta. Cada vez se torna mais ridicula esta historia da interferencia dos Russos. Mais valia era estarem calados.

RESPONDER

Arqueólogos encontraram o enterro mais antigo de África. Era um menino de três anos

Uma equipa de investigadores revelou a sepultura de um menino encontrado em Panga ya Saidi, no Quénia. Esta descoberta, datada de 78 mil anos, é mais uma evidência sobre os primeiros comportamentos sociais complexos do …

Farmacêuticas perdem na bolsa com ameaça de quebra de patentes

O valor das empresas farmacêuticas, cotadas em bolsa, que fabricam vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) caiu entre quarta e quinta-feira.  De acordo com o Expresso, o valor das empresas farmacêuticas …

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …

Cimeira Social. Conselho informal e Cimeira UE-Índia marcam agenda deste sábado

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se este sábado no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes …

Aluna descreve ensino à distância: "Muito mau: dormir 1h, magoar a mim própria..."

Entre muitas mudanças, o coronavírus afetou o ensino. A pandemia interrompeu as aulas presenciais, mais do que uma vez, e trouxe novas rotinas. A aluna do ensino superior, Lúcia Gonçalves, conta ao ZAP as dificuldades …

Turismo de Portugal congratula-se com inclusão na “lista verde” do Reino Unido

O Turismo de Portugal congratulou-se hoje com a decisão do Reino Unido de incluir o país na “lista verde” dos destinos de baixo risco de infeção por covid-19, que considerou “boas notícias para o turismo …

Já se sabe qual é o pássaro mais "instagramável" do planeta

Cientistas já têm um veredicto: a família de aves Podargidae (pássaros também conhecidos em Inglês como "frogmouth") são o pássaro mais "instagramável" de sempre. De acordo com o site Live Science, este pássaro noturno que mais …

Cientistas criam o primeiro "engenho de água" matemático. Simula qualquer máquina de Turing

Há sete anos, Terence Tao, famoso pela sua ampla visão da investigação matemática atual, propôs uma nova abordagem para resolver o famoso problema das equações de Navier-Stokes, que descrevem o movimento dos fluidos.  Eva Miranda, professora …

O mistério das anãs brancas com campos magnéticos incrivelmente fortes pode ter sido resolvido

Uma equipa internacional de cientistas acredita ter desvendado o mistério dos campos magnéticos incrivelmente fortes em anãs brancas: um mecanismo de dínamo. Um dos fenómenos mais marcantes da Astrofísica é a presença de campos magnéticos. Como …