//

Estudo sugere que a Ryanair separa casais e grupos de propósito

12

Nas últimas semanas, a Ryanair foi múltiplas vezes acusada nas redes sociais de alterar regras de embarque, separando casais e grupos que viajem juntos deliberadamente. A companhia aérea negou, mas há um estudo que o comprova.

Segundo a NIT, a queixa apresentada por vários utilizadores nas redes sociais era sempre a mesma: quem escolhia não pagar por um lugar reservado – que custa entre dois e 15 euros – estava propositadamente a ser colocado nos bancos do meio, em filas separadas dos companheiros de viagem.

A companhia apressou-se a negar as acusações, alegando que a política de atribuição de lugares era aleatória. Só que não era.

Para investigar o caso, a BBC pediu a um grupo de investigadores da Universidade de Oxford para averiguar até que ponto a política de atribuição de lugares da Ryanair era “aleatória”.

Para o estudo, foram comprados bilhetes para quatro grupos – cada um com quatro pessoas – com o objetivo de testar a aleatoriedade dos lugares. Como resultado, os 16 passageiros acabaram nos bancos do meio.

Jennifer Rogers, diretora da Oxford University Statistical Consultancy, comparou a probabilidade de ganhar o Euromilhões com a de um passageiro obter um lugar “aleatório” na Ryanair. Cada pessoas tem 1 em 139.838.160 hipóteses de ganhar o Euromilhões, enquanto que a probabilidade de conseguir um lugar na Ryanair que tenha sido de facto atribuído aleatoriamente é de 1 em 540.000.000.

O mesmo estudo analisou ainda a distribuição de lugares por filas. Segundo os cálculos da investigação, alguém de um dos grupos ficaria, em média, sentado a dez filas de distância de um dos seus amigos. Em dois dos voos, porém, chegou a haver uma distância de 26 filas.

Um porta-voz da companhia aérea irlandesa afirmou que não houve mudanças na política da Ryanair, e que a distribuição de lugares é efetivamente aleatória.

“A razão para que as pessoas fiquem cada vez mais nos lugares do meio é justificada pelo facto de cada vez mais e mais passageiros escolherem os nossos lugares reservados – por apenas dois euros -, optando na grande maioria das vezes por lugares junto ao corredor ou à janela”, justificou a companhia.

ZAP //

12 Comments

  1. Isto é verdade.
    Pior ainda :
    Eu paguei para nos serem atribuídos lugares juntos , a mim e à minha mulher , num voo para Barcelona.
    A mim , colocaram – me no lugar 14 C ; à minha mulher , no 24C.
    Protestei, reclamei, recebi mails a dizer que iam resolver esse assunto mas , até hoje, nunca resolveram nada.
    No regresso , aconteceu a mesma coisa.

  2. Acabei de fazer dois voos um fiquei no lugar 11c e a minha esposa no 33b, no regresso voltamos a ficar separados com a mesma distância e todos os passageiros estava a acontecer a mesma coisa. Mário

  3. Oh pessoal, todos andam aqui para ganhar dinheiro.
    Se não houvesse vantagem em pagar a escolha do lugar, mesmo que custasse só 1 euro, porque razão haveríamos de fazê-lo?
    É claro que é necessário “provocar” a necessidade.

    Não é o mesmo com o correio azul? Os camiões são os mesmos, os empregados são os mesmos, porque razão o correio normal chega um ou dois dias mais tarde? Por é dada “prioridade” ao ‘azul’ e o normal é posto à espera, ainda que se pudesse entregar ao mesmo tempo.

  4. A única situação em que eu poderia concordar aqui era que as crianças não devem ir separadas das famílias, no entanto, esse não parece ser o assunto em questão. Nas outras situações que importância tem em estar juntos ou separados da mulher ou do amigo? Vão todos para o mesmo destino! É por estarem ao lado de estranhos? Eu faço milhentas viajens ao lado de estranhos (comboio, redeExpresso, avião) e eles não mordem.
    É da maneira que as pessoas calmas e serenas não têm de lidar com grupos barulhentos, como eu tive em voos longos de 9 horas. E também não é proibido sair do lugar para ir ver os seus durante o voo. Até porque não devem ter muito de interessante para falar durante o voo, ou têm? Então para Barcelona, 1-2 horas. Capazes de passar 8 horas no trabalho longe da mulher, mas não 2 horas num voo…

    Para mim é um alívio, quer eu esteja longe dos meus quer os ao meu lado estarem sozinhos também. Pessoas a morrer à fome e outras preocupadas que não veêm a mulher durante 2 horas. Ridiculo, desculpem lá. São opiniões.

    • Cada qual tem a sua opinião, mas a questão não é essa.
      A Ryanair está a atribuir propositadamente lugares separados dentro da mesma reserva para imediatamente após o check-in promover a venda de lugares e tentar receber mais algum. E, espanto dos espantos, vender o lugar do lado que ainda está vago.
      Se é essa a distribuição de lugares que fazem, que o assumam para que o cliente saiba que se quiser ficar junto das pessoas da mesma reserva tem que comprar os lugares na altura da mesma.

    • Será que isso é mesmo solução?!?! Infelizmente há muitos casos em que as lowcost são as únicas companhias a oferecer voos directos. Para mim não faz sentido perder um dia de viagem se a posso fazer em poucas horas.
      Aqui a questão são as práticas incorrectas desta companhia, que aproveita as áreas não reguladas para obter lucro fácil aldrabando os seus clientes. Das duas uma, ou o Estado/UE se impõe e regula o mercado ou as companhias de bandeira têm de dar alternativa de ligação similar.

  5. Aconteceu exatamente o mesmo comigo. Para o voo Stansted-Lisboa, escolhi nao pagar pelos lugares e fomos colocados “aleatoriamente” em duas filas diferentes nos lugares do meio. Depois no check-in paguei para um de nos ficar ao lado do outro, pois tinha lugar vago ao lado demonstrando que eles separam de proposito.
    No regresso alem de nos tambem vieram os meus sogros. Aconteceu exatamente o mesmo e “aleatoriamente” fomos todos colocados espalhados pelo aviao. Claro que pagando consegui que a minha mulher e os meus sogros ficassem num banco e eu no banco ao lado no assento do corredor, ou seja ao lado deles.
    Se isto nao eh manipular os aleatorios nao faco idea do que seja aleanacao.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.