Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

André Areias / Lusa

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado.

A greve às horas extraordinárias vai continuar no próximo ano, assegurou o presidente do Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) aos trabalhadores eventuais que estão em luta há mais de um mês.

Segundo o Público, António Mariano disse no plenário, que juntou mais de uma centena de estivadores das duas empresas de trabalho portuário na segunda-feira, que o SEAL vai fazer o pré-aviso para que a greve em vigor até ao dia 1 de Janeiro seja prolongada para além dessa data e por tempo indeterminado.

A paralisação, em vigor até 1 de janeiro e que decorre paralelamente à greve dos estivadores eventuais – sem contrato de trabalho – acabou por ser um dos pontos elencados como determinante para o fracasso das conversações entre o SEAL e as empresas de trabalho portuário.

No final do mês de novembro os termos do acordo estavam quase fechados, havendo entendimento para a contratação de 56 estivadores. No entanto, os patrões colocaram como contrapartida a suspensão da greve ao trabalho extraordinário, um ponto que não foi acolhido pelo sindicato e que levou a responsabilizar o SEAL pela situação.

A greve às horas extraordinárias é um protesto contra o que António Mariano diz ser a “perseguição” a filiados do SEAL nos portos de Leixões e do Caniçal, na Madeira. Segundo o presidente, estes estivadores têm sido alvo de processos disciplinares e são discriminados na remuneração mensal, inferior aos trabalhadores filiados noutros sindicatos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.