Está cientificamente provado que estes vídeos o vão arrepiar

Investigadores selecionaram, de uma base de dados, os vídeos que maior probabilidade têm de o arrepiar.

Quem é que nunca se arrepiou a ouvir uma boa música? Os arrepios são movimentos involuntários e ritmados de partes do corpo que ocorrem quando os músculos contraem e relaxam de forma repetida e rápida.

Embora sejam comuns em situações más, quando estamos doentes, por exemplo, também podem acontecer por boas razões. Foi a pesar nisto que uma equipa de cientistas criou um banco de dados de vídeos que têm o potencial de arrepiar as pessoas.

“Arrepios são as sensações que sentimos quando estamos profundamente envolvidos com música ou filmes”, disse Abhinandan Jain, autor principal do estudo, em declarações à VICE.

Os arrepios estimulam regiões do cérebro associadas à recompensa e à emoção. No entanto, ainda pouco se sabe sobre este fenómeno e há muito que não entendemos sobre a conexão com o corpo e a como é que isto afeto o nosso cérebro.

Para o estudo, os investigadores usaram o ChillsDB, um repositório de estímulos indutores de arrepios. A base de dados foi construída por alguns dos cientistas que participaram neste novo estudo, publicado em março na revista Frontiers.

O estudo destaca alguns dos vídeos como sendo os mais prováveis de provocar arrepios a quem os vê. Estes são alguns dos vídeos referidos pelos investigadores.

Batalha final entre Indominus Rex, T. Rex e Velociraptores em “Jurassic World”

“The Hanging Tree” do filme “The Hunger Games”

Miserere mei, Deus – Allegri

“Dream”, um medley de discursos motivacionais

Anúncio televisivo tailandês “Giving”

Para o novo estudo, os investigadores escolheram os 50 melhores vídeos da base de dados, apresentaram aleatoriamente esses estímulos a mais de 600 pessoas e avaliaram as suas respostas emocionais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.