Este foi o mês de agosto com menos fogos da última década

www.Bombeiros.pt / Facebook

-

O mês passado foi o agosto com menos incêndios na última década, registando-se menos de duas mil ocorrências, disse à Lusa fonte da Proteção Civil, que aponta o verão atípico e comportamentos mais responsáveis como principais razões.

“Este mês de agosto é o melhor ano desde que há registos, desde 2003. Até esta data são os valores mais baixos registados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas em relação ao número de ocorrências e de área ardida”, garantiu à Lusa o comandante adjunto de operações da Autoridade Nacional Proteção Civil, Carlos Guerra.

De acordo com o responsável, a situação meteorológica pode ter ajudado a que o número de fogos não tenha passado dos 1.937 – as temperaturas estiveram mais baixas do que costumam estar em agosto -, mas outros fatores também contribuíram.

“As condições meteorológicas contribuíram de uma forma acentuada para este número de ocorrências, mas também queremos acreditar que teve a ver com os comportamentos menos negligentes das populações e com os cuidados no manuseamento de equipamentos agrícolas, ou seja uma diminuição dos comportamentos de risco da população”, explicou.

Em comparação com o ano passado, este número de fogos fica muito aquém, já que representa um terço dos registados em agosto de 2013.

“No ano passado, no mês de agosto, foram [contabilizados] quase três vezes mais [incêndios] do que neste ano”, frisou.

Apesar de admitir que o número de incêndios ainda foi “significativo”, Carlos Guerra referiu que todos têm tido uma resposta “assertiva e imediata” pelos meios de combate aos incêndios florestais – povoamento e terreno de mato – com “reforço nas zonas de maior perigo”.

O responsável adiantou ainda que já correram 1.940 incêndios agrícolas – não contabilizados no bolo total – desde o início do ano, alegando que o número reduzido também se deve à prevenção e à rápida mobilização dos meios de combate.

Também em termos de área ardida a diferença entre este ano e o ano passado “é significativa”, afirmou o responsável da Proteção Civil

Desde o início deste ano e até 15 de agosto, arderam 8.700 hectares, sendo que no mesmo período do ano passado, a área ardida chegou aos 30.989 hectares.

No total da época de incêndios do ano 2013, arderam mais de 120 mil hectares, tendo sido o valor maior desde 2010.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …