/

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

Neil Hall / EPA

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida.

De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido erguida, a estátua da ativista Jen Reid, criada pelo artista Marc Quinn para ocupar o pedestal onde antes se encontrava a estátua do esclagavista Edward Colston, em Bristol, foi retirada.

Em declarações ao diário britânico, uma representante da Câmara explicou que a estátua vai ficar no museu do município. O artista terá de ir lá recolhê-la, ou pode optar por doá-la para que esta se junte à coleção da autarquia.

O artista colocou a estátua no local, na madrugada desta quinta-feira, sem a aprovação das autoridades da cidade.

Segundo a BBC, o presidente da Câmara de Bristol, Marvin Rees, afirmou que “gostaria de receber uma contribuição” monetária do artista para cobrir os custos da retirada da estátua.

O autarca garantiu, ainda, que caberá aos habitantes da cidade decidir o que, no futuro, irá substituir a estátua de Colston.

Quinn decidiu criar a estátua, intitulada “A Surge of Power (Jen Reid)”, depois de a ativista ter sido fotografada em cima do pedestal, no momento em que os manifestantes anti-racismo derrubaram a estátua do esclagavista, lançada à água no porto da cidade.

Posteriormente, as autoridades de Bristol recuperaram a estátua de Colston do fundo da água e disseram que seria colocada num museu, juntamente com cartazes da manifestação do movimento Black Lives Matter.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.