/

“Já não podemos negar que estamos na quarta vaga”, alerta médico do São João

4

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

O aumento de pessoas com teste positivo à covid-19 no Hospital de São João, no Porto, mostra que a pandemia está a progredir no Norte.

“Neste momento já não podemos negar que estamos numa quarta vaga, de características diferentes, mas real. É o momento de todas as estruturas se coordenarem e verificarem os seus planos de contingência”, alertou o diretor da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Nelson Pereira.

O médico falava aos jornalistas à porta do Serviço de Urgência do Hospital de São João, um dia depois de ter revelado que este serviço tem sentido um aumento de 40 a 50% de casos suspeitos covid-19.

Este número repercute-se numa taxa de positividade que aumentou dos 1 a 2% registados nos últimos três meses para 10 a 15% nos últimos cinco dias. “E ontem [terça-feira] chegamos praticamente aos 20%”, acrescentou Nelson Pereira.

Analisando estes dados, o diretor da UAG do CHUSJ reforçou a ideia de que “isto significa que a pandemia está a progredir na região Norte”, razão pela qual reforçou o alerta de que “é preciso controlar este processo antes que se chegue à situação de acréscimo de internados”.

“Isto para o Hospital de São João, que foi sempre desde a primeira vaga um hospital sentinela na região Norte, é uma situação preocupante. Esperávamos que pudesse não acontecer o alastrar da situação da região de Lisboa à região do Porto. Mas neste momento isso é inequívoco: já aconteceu”, referiu o médico.

Questionado sobre a preparação do hospital, Nelson Pereira contou que, na terça-feira, a tenda montada à porta do Serviço de Urgência “serviu pontualmente de tampão para receber doentes antes da entrada destes na estrutura central do edifício”. Os contentores e a tenda estão “prontos para ser usados se necessário”, garantiu.

Na terça-feira, à Lusa, Nelson Pereira mostrou preocupação com as repercussões dos festejos de São João no Porto e relatou que têm recorrido ao Serviço de Urgência pessoas de outras nacionalidades, uma população que o médico descreveu como “sensível do ponto de vista social” e que “está a ser afetada por esta crise”.

“A expectativa que temos para os próximos dias é que o crescimento que sentimos nos últimos dias continue nos próximos dias [devido aos festejos de São João]. Há uma população mais sensível do ponto de vista social que está a ser afetada por esta crise. São várias as nacionalidades: marroquinos, indianos, italianos, brasileiros”, sintetizou esta manhã.

Recusando olhar para este cenário “com dramatismo” e reforçando que “neste momento o aumento de casos não tem repercussão significativa no internamento”, Nelson Pereira deixou, no entanto, uma mensagem à população que prepara as férias de Verão.

“Mantenham os cuidados de proteção. Qualquer sintoma que tenham devem contactar o SNS24 porque cada hora ou cada dia que passa em que isso não é feito são mais contactos e mais contágios, e isso é que faz a progressão exponencial da pandemia. Minimizem os contactos com pessoas com quem não coabitem. É possível ir à praia, mas se estiverem em sítios fechados com outras pessoas: sempre com máscara. Isto não tem segredo. Num ano e meio já todos devíamos ter aprendido e infelizmente ainda não aprendemos”, concluiu.

De acordo com dados de terça-feira, no Hospital de São João estão internadas 22 pessoas com o novo coronavírus, das quais 14 em cuidados intensivos e oito em enfermaria.

// Lusa

4 Comments

  1. As pessoas acham que só em Lisboa acontece, somos Portugueses um só!!!

    A vida não pode parar, as consequências da paragem da economia é pior que as mortes que ocorrem, a única coisa que gostaria de ver é um pouco mais de cuidado das pessoas… não deixem de viver mas deixem viver os outros menos protegidos.

    Fechados em casa tb nos mata esta tudo saturado, saiam mas com as devidas precauções.

  2. culpar o São João que foi á meia duzia de dias atras?
    ou os Ingleses que andaram aí em festa sem mascara por toda a cidade??
    o São João festejou-se por todo o Norte??
    ¯\_(ツ)_/¯

  3. Isto já parecem as vagas marítimas, são umas atrás de outras e não vai haver maneira de pôr um ponto final nisto, pois cada qual puxa para o lado que mais lhe agrada!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.