Estados Unidos iniciam formalmente o processo de saída do Acordo de Paris

Chris Ratcliffe / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira o processo de retirada do Acordo de Paris. A decisão já tinha sido anunciada por Donald Trump no mês passado, mas só agora foi formalmente concretizada.

Em junho de 2017, Donald Trump anunciou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o Clima. A ideia era renegociar os termos do acordo, para conseguir um que seja “mais justo” para os Estados Unidos. Se tal não acontecesse, ficariam mesmo de fora.

Esta segunda-feira, os EUA apresentaram junto das Nações Unidas a documentação necessária para a saída formal do Acordo de Paris, segundo a Bloomberg e a Reuters, citadas pelo Jornal de Negócios. O processo de retirada demorará um ano.

O anúncio oficial foi feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo, através de um post no Twitter.

O Acordo sobre o Clima foi delineado em Paris em dezembro de 2015 e os Estados Unidos eram signatários, faltando apenas ratificá-lo, o que não irá acontecer. Em junho de 2017, os EUA juntaram-se à Síria e Nicarágua, os dois únicos países que em 2015 recusaram assinar o plano de redução de emissões de dióxido de carbono.

Trump não quis ratificar o acordo porque considerar que o aquecimento global é uma farsa. Donald Trump já tinha dito durante a campanha eleitoral que não tencionava ver ratificado o Acordo de Paris e, quando tomou posse, reiterou que seria uma das suas medidas nos primeiros 100 dias de mandato.

O Acordo de Paris tem como objetivo conter o aumento da temperatura abaixo dos 2 graus Celsius face aos níveis pré-industriais, com o compromisso de limitar a subida da temperatura aos 1,5 graus Celsius.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …