/

Estados Unidos iniciam formalmente o processo de saída do Acordo de Paris

Chris Ratcliffe / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira o processo de retirada do Acordo de Paris. A decisão já tinha sido anunciada por Donald Trump no mês passado, mas só agora foi formalmente concretizada.

Em junho de 2017, Donald Trump anunciou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o Clima. A ideia era renegociar os termos do acordo, para conseguir um que seja “mais justo” para os Estados Unidos. Se tal não acontecesse, ficariam mesmo de fora.

Esta segunda-feira, os EUA apresentaram junto das Nações Unidas a documentação necessária para a saída formal do Acordo de Paris, segundo a Bloomberg e a Reuters, citadas pelo Jornal de Negócios. O processo de retirada demorará um ano.

O anúncio oficial foi feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo, através de um post no Twitter.

O Acordo sobre o Clima foi delineado em Paris em dezembro de 2015 e os Estados Unidos eram signatários, faltando apenas ratificá-lo, o que não irá acontecer. Em junho de 2017, os EUA juntaram-se à Síria e Nicarágua, os dois únicos países que em 2015 recusaram assinar o plano de redução de emissões de dióxido de carbono.

Trump não quis ratificar o acordo porque considerar que o aquecimento global é uma farsa. Donald Trump já tinha dito durante a campanha eleitoral que não tencionava ver ratificado o Acordo de Paris e, quando tomou posse, reiterou que seria uma das suas medidas nos primeiros 100 dias de mandato.

O Acordo de Paris tem como objetivo conter o aumento da temperatura abaixo dos 2 graus Celsius face aos níveis pré-industriais, com o compromisso de limitar a subida da temperatura aos 1,5 graus Celsius.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.