Estados Unidos recuam. Afinal, não vão usar “bombas de cianeto” para matar animais selvagens

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) reverteu na quinta-feira a polémica proposta que permitia o uso de armadilhas químicas, como bombas de cianeto,  para matar animais selvagens.

O administrador da EPA, Andrew Wheeler, anunciou em comunicado citado pela agência noticiosa Associated Press, que a decisão provisória emitida em junho, que aprovava o uso de dispositivos M-44, foi revogada.

Estes tipos de armadilhas (M-44) são projetados para atrair animais como coiotes ou raposas servindo como uma espécie de isca. Depois, pulverizam doses mortais de substâncias químicas, como o caso do cianeto, sendo por isso estes instrumentos também conhecidos com “bombas de cianeto!.

“Estou a anunciar a retirada da decisão do registo provisório da EPA sobre o cianeto de sódio, o composto químico utilizado nos dispositivos M-44 para controlar os predadores selvagens”, escreveu Wheeler, citado na mesma nota de imprensa.

O mesmo responsável anunciou ainda que espera continuar com o diálogo para “garantir que o gado dos Estados Unidos permaneça bem protegido de predadores perigosos e, ao mesmo tempo, minimizar impactos fora do alvo em humanos e animais não predadores”.

Os dispositivos de controlo animal M-44 terão matado mais de 6.500 animais em 2018 e mais de 13.200 em 2017, segundo dados citados pela mesma agência.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Práticas da EDP Produção custaram 140 milhões de euros aos consumidores

As práticas da EDP Produção no mercado que levaram a Autoridade da Concorrência a aplicar uma multa de 48 milhões de euros terão custado 140 milhões de euros aos consumidores, adiantou o regulador. "Estima-se que a …

Dragões de Komodo têm uma "armadura" debaixo da pele

Um novo estudo mostra que debaixo da sua pele escamosa, os dragões de Komodo estão quase todos cobertos por uma armadura de pequenos ossos. Os dragões de Komodo (Varanus komodoensis) são conhecidos por serem fortes, rápidos …

Venda de João Félix vai ter impacto de 100 milhões de euros nas contas do Benfica em 2020

A venda de João Félix ao Atlético Madrid vai ter um impacto na ordem dos 100 milhões nos resultados do Benfica no próximo exercício (2019/20). "A venda do João Félix vai ter influência no exercício 2019/20, …

Pelo menos 15 mortos e 70 feridos em atentado no sul do Afeganistão

Pelo menos 15 pessoas morreram e 70 ficaram feridas, esta quinta-feira, num atentado ao lado de um hospital na cidade de Qalat, no sul do Afeganistão. O ataque ocorreu cerca das 06h00 desta quinta-feira (03h00 em Lisboa), …

Justiça absolve ex-responsáveis da operadora da central nuclear de Fukushima

Um tribunal japonês absolveu, esta quinta-feira, três antigos responsáveis da operadora da central japonesa de Fukushima, que estavam acusados de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear. O tribunal distrital de Tóquio …

Há décadas que o buraco na camada de ozono não estava tão pequeno (e pode estar quase curado)

Após um enorme esforço global, a camada de ozono sobre a Antártida é a mais pequena em décadas. Nesse ritmo de recuperação, a agência ambiental das Nações Unidas declarou que a maior parte da camada …

A misteriosa megaestrutura alienígena pode ser uma exolua orfã a ser despedaçada

Uma exolua órfã gradualmente a ser dilacerada pode explicar o estranho comportamento obscuro de uma estrela que intriga os cientistas há anos - e que pode ser evidência potencial de uma "megaestrutura alienígena". Os astrónomos observaram …

Afinal, anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar

Um novo estudo sugere que os anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar, depois de uma pesquisa anterior ter dito que tinham apenas 100 milhões de anos. Os anéis de Saturno …

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …