Estados Unidos preparam-se para um frio polar

Sunset Noir / Flickr

-

Os Estados Unidos preparam-se hoje para enfrentar um frio polar, com temperaturas extremamente baixas, depois de uma tempestade de neve que já fez pelo menos 11 mortos.

Vórtice polar

As autoridades apelaram aos norte-americanos para se manterem em casa devido a uma vaga de frio que atinge desde o início do ano o nordeste dos Estados Unidos e o Canadá.

Nos Estados do centro e norte do país, as previsões dos serviços meteorológicos apontam para que hoje à tarde se registem temperaturas “entre -23°C e -29°C, com mínimas que podem cair durante a noite para -34°C” e rajadas de vento que podem fazer com que o frio sentido atinja -45°C ou mesmo -51°C.

Os habitantes de Chicago foram avisados para o frio dos próximos dias. A cidade pode registar na segunda-feira o seu recorde de temperatura mais baixa durante o dia, -24°C, um nível atingido a 18 de janeiro de 1994 e a 24 de dezembro de 1983.

No Minnesota, o governador Mark Dayton já avisou que as escolas públicas vão estar encerradas. “Tomei esta decisão para proteger as crianças das temperaturas muito baixas e perigosas previstas para segunda-feira. Exorto os habitantes de Minnesota (…) a terem grande prudência face a condições meteorológicas extremas”, explicou em comunicado.

Os serviços meteorológicos do Minnesota lembraram os riscos de uma exposição a temperaturas excessivamente frias, que podem, por exemplo, gelar a pele em cinco minutos.

No vizinho Wisconsin, são esperadas também temperaturas muito baixas.

A neve que desde sexta-feira cobre o nordeste dos Estados Unidos e o leste do Canadá, e tem perturbado os transportes aéreos, pode agora atingir uma vasta região que vai do sul do Mississippi até Ohio, de acordo com os serviços de previsão do tempo.

No nordeste norte-americano, que registou forte quedas de neve na sexta-feira, o estado de emergência foi decretado em Nova Jérsia e no Estado de Nova Iorque. Desde o passado dia 1, a vaga de frio já fez nos Estados Unidos pelo menos 11 mortos.

Esta tempestade é o primeiro grande teste para o novo presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, que assumiu funções a 1 de janeiro e tem apelado aos nova-iorquinos para se manterem em casa.

Aeroporto JFK encerra temporariamente depois de avião ter deslizado

O aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK) de Nova Iorque foi hoje encerrado temporariamente devido à chuva gelada e à neve que levaram à saída de pista de um avião, anunciaram as autoridades.

O aeroporto foi encerrado às 08:32 locais (13:32 em Lisboa) para permitir a retirada de neve das pistas e a reabertura está anunciada para as 11:30 locais, disseram a administração federal de aviação e a Port Authority, entidade que gere o aeroporto.

O encerramento das pistas foi anunciado depois da aterragem de um avião da Delta Airlines proveniente de Toronto (Canadá), que deslizou na pista e foi embater num monte de neve. As 35 pessoas que estavam a bordo saíram ilesas deste incidente, segundo a cadeia de televisão ABC.

O aeroporto JFK é um dos mais importantes dos Estados Unidos e regista atrasos superiores a uma hora nas partidas, tendo sido já cancelados mais de 15 voos.

Nos aeroportos de La Guardia e Newark, na mesma região, também se registam atrasos nos voos.

O norte dos Estados Unidos está a ser atingido por temperaturas extremamente baixas e nevões que já fizeram pelo menos 11 mortos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …