Estados Unidos preparam-se para um frio polar

Sunset Noir / Flickr

-

Os Estados Unidos preparam-se hoje para enfrentar um frio polar, com temperaturas extremamente baixas, depois de uma tempestade de neve que já fez pelo menos 11 mortos.

Vórtice polar

As autoridades apelaram aos norte-americanos para se manterem em casa devido a uma vaga de frio que atinge desde o início do ano o nordeste dos Estados Unidos e o Canadá.

Nos Estados do centro e norte do país, as previsões dos serviços meteorológicos apontam para que hoje à tarde se registem temperaturas “entre -23°C e -29°C, com mínimas que podem cair durante a noite para -34°C” e rajadas de vento que podem fazer com que o frio sentido atinja -45°C ou mesmo -51°C.

Os habitantes de Chicago foram avisados para o frio dos próximos dias. A cidade pode registar na segunda-feira o seu recorde de temperatura mais baixa durante o dia, -24°C, um nível atingido a 18 de janeiro de 1994 e a 24 de dezembro de 1983.

No Minnesota, o governador Mark Dayton já avisou que as escolas públicas vão estar encerradas. “Tomei esta decisão para proteger as crianças das temperaturas muito baixas e perigosas previstas para segunda-feira. Exorto os habitantes de Minnesota (…) a terem grande prudência face a condições meteorológicas extremas”, explicou em comunicado.

Os serviços meteorológicos do Minnesota lembraram os riscos de uma exposição a temperaturas excessivamente frias, que podem, por exemplo, gelar a pele em cinco minutos.

No vizinho Wisconsin, são esperadas também temperaturas muito baixas.

A neve que desde sexta-feira cobre o nordeste dos Estados Unidos e o leste do Canadá, e tem perturbado os transportes aéreos, pode agora atingir uma vasta região que vai do sul do Mississippi até Ohio, de acordo com os serviços de previsão do tempo.

No nordeste norte-americano, que registou forte quedas de neve na sexta-feira, o estado de emergência foi decretado em Nova Jérsia e no Estado de Nova Iorque. Desde o passado dia 1, a vaga de frio já fez nos Estados Unidos pelo menos 11 mortos.

Esta tempestade é o primeiro grande teste para o novo presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, que assumiu funções a 1 de janeiro e tem apelado aos nova-iorquinos para se manterem em casa.

Aeroporto JFK encerra temporariamente depois de avião ter deslizado

O aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK) de Nova Iorque foi hoje encerrado temporariamente devido à chuva gelada e à neve que levaram à saída de pista de um avião, anunciaram as autoridades.

O aeroporto foi encerrado às 08:32 locais (13:32 em Lisboa) para permitir a retirada de neve das pistas e a reabertura está anunciada para as 11:30 locais, disseram a administração federal de aviação e a Port Authority, entidade que gere o aeroporto.

O encerramento das pistas foi anunciado depois da aterragem de um avião da Delta Airlines proveniente de Toronto (Canadá), que deslizou na pista e foi embater num monte de neve. As 35 pessoas que estavam a bordo saíram ilesas deste incidente, segundo a cadeia de televisão ABC.

O aeroporto JFK é um dos mais importantes dos Estados Unidos e regista atrasos superiores a uma hora nas partidas, tendo sido já cancelados mais de 15 voos.

Nos aeroportos de La Guardia e Newark, na mesma região, também se registam atrasos nos voos.

O norte dos Estados Unidos está a ser atingido por temperaturas extremamente baixas e nevões que já fizeram pelo menos 11 mortos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …