Estados Unidos preparam-se para um frio polar

Sunset Noir / Flickr

-

Os Estados Unidos preparam-se hoje para enfrentar um frio polar, com temperaturas extremamente baixas, depois de uma tempestade de neve que já fez pelo menos 11 mortos.

Vórtice polar

As autoridades apelaram aos norte-americanos para se manterem em casa devido a uma vaga de frio que atinge desde o início do ano o nordeste dos Estados Unidos e o Canadá.

Nos Estados do centro e norte do país, as previsões dos serviços meteorológicos apontam para que hoje à tarde se registem temperaturas “entre -23°C e -29°C, com mínimas que podem cair durante a noite para -34°C” e rajadas de vento que podem fazer com que o frio sentido atinja -45°C ou mesmo -51°C.

Os habitantes de Chicago foram avisados para o frio dos próximos dias. A cidade pode registar na segunda-feira o seu recorde de temperatura mais baixa durante o dia, -24°C, um nível atingido a 18 de janeiro de 1994 e a 24 de dezembro de 1983.

No Minnesota, o governador Mark Dayton já avisou que as escolas públicas vão estar encerradas. “Tomei esta decisão para proteger as crianças das temperaturas muito baixas e perigosas previstas para segunda-feira. Exorto os habitantes de Minnesota (…) a terem grande prudência face a condições meteorológicas extremas”, explicou em comunicado.

Os serviços meteorológicos do Minnesota lembraram os riscos de uma exposição a temperaturas excessivamente frias, que podem, por exemplo, gelar a pele em cinco minutos.

No vizinho Wisconsin, são esperadas também temperaturas muito baixas.

A neve que desde sexta-feira cobre o nordeste dos Estados Unidos e o leste do Canadá, e tem perturbado os transportes aéreos, pode agora atingir uma vasta região que vai do sul do Mississippi até Ohio, de acordo com os serviços de previsão do tempo.

No nordeste norte-americano, que registou forte quedas de neve na sexta-feira, o estado de emergência foi decretado em Nova Jérsia e no Estado de Nova Iorque. Desde o passado dia 1, a vaga de frio já fez nos Estados Unidos pelo menos 11 mortos.

Esta tempestade é o primeiro grande teste para o novo presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, que assumiu funções a 1 de janeiro e tem apelado aos nova-iorquinos para se manterem em casa.

Aeroporto JFK encerra temporariamente depois de avião ter deslizado

O aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK) de Nova Iorque foi hoje encerrado temporariamente devido à chuva gelada e à neve que levaram à saída de pista de um avião, anunciaram as autoridades.

O aeroporto foi encerrado às 08:32 locais (13:32 em Lisboa) para permitir a retirada de neve das pistas e a reabertura está anunciada para as 11:30 locais, disseram a administração federal de aviação e a Port Authority, entidade que gere o aeroporto.

O encerramento das pistas foi anunciado depois da aterragem de um avião da Delta Airlines proveniente de Toronto (Canadá), que deslizou na pista e foi embater num monte de neve. As 35 pessoas que estavam a bordo saíram ilesas deste incidente, segundo a cadeia de televisão ABC.

O aeroporto JFK é um dos mais importantes dos Estados Unidos e regista atrasos superiores a uma hora nas partidas, tendo sido já cancelados mais de 15 voos.

Nos aeroportos de La Guardia e Newark, na mesma região, também se registam atrasos nos voos.

O norte dos Estados Unidos está a ser atingido por temperaturas extremamente baixas e nevões que já fizeram pelo menos 11 mortos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …