Estados Unidos preparam-se para um frio polar

Sunset Noir / Flickr

-

Os Estados Unidos preparam-se hoje para enfrentar um frio polar, com temperaturas extremamente baixas, depois de uma tempestade de neve que já fez pelo menos 11 mortos.

Vórtice polar

As autoridades apelaram aos norte-americanos para se manterem em casa devido a uma vaga de frio que atinge desde o início do ano o nordeste dos Estados Unidos e o Canadá.

Nos Estados do centro e norte do país, as previsões dos serviços meteorológicos apontam para que hoje à tarde se registem temperaturas “entre -23°C e -29°C, com mínimas que podem cair durante a noite para -34°C” e rajadas de vento que podem fazer com que o frio sentido atinja -45°C ou mesmo -51°C.

Os habitantes de Chicago foram avisados para o frio dos próximos dias. A cidade pode registar na segunda-feira o seu recorde de temperatura mais baixa durante o dia, -24°C, um nível atingido a 18 de janeiro de 1994 e a 24 de dezembro de 1983.

No Minnesota, o governador Mark Dayton já avisou que as escolas públicas vão estar encerradas. “Tomei esta decisão para proteger as crianças das temperaturas muito baixas e perigosas previstas para segunda-feira. Exorto os habitantes de Minnesota (…) a terem grande prudência face a condições meteorológicas extremas”, explicou em comunicado.

Os serviços meteorológicos do Minnesota lembraram os riscos de uma exposição a temperaturas excessivamente frias, que podem, por exemplo, gelar a pele em cinco minutos.

No vizinho Wisconsin, são esperadas também temperaturas muito baixas.

A neve que desde sexta-feira cobre o nordeste dos Estados Unidos e o leste do Canadá, e tem perturbado os transportes aéreos, pode agora atingir uma vasta região que vai do sul do Mississippi até Ohio, de acordo com os serviços de previsão do tempo.

No nordeste norte-americano, que registou forte quedas de neve na sexta-feira, o estado de emergência foi decretado em Nova Jérsia e no Estado de Nova Iorque. Desde o passado dia 1, a vaga de frio já fez nos Estados Unidos pelo menos 11 mortos.

Esta tempestade é o primeiro grande teste para o novo presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, que assumiu funções a 1 de janeiro e tem apelado aos nova-iorquinos para se manterem em casa.

Aeroporto JFK encerra temporariamente depois de avião ter deslizado

O aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK) de Nova Iorque foi hoje encerrado temporariamente devido à chuva gelada e à neve que levaram à saída de pista de um avião, anunciaram as autoridades.

O aeroporto foi encerrado às 08:32 locais (13:32 em Lisboa) para permitir a retirada de neve das pistas e a reabertura está anunciada para as 11:30 locais, disseram a administração federal de aviação e a Port Authority, entidade que gere o aeroporto.

O encerramento das pistas foi anunciado depois da aterragem de um avião da Delta Airlines proveniente de Toronto (Canadá), que deslizou na pista e foi embater num monte de neve. As 35 pessoas que estavam a bordo saíram ilesas deste incidente, segundo a cadeia de televisão ABC.

O aeroporto JFK é um dos mais importantes dos Estados Unidos e regista atrasos superiores a uma hora nas partidas, tendo sido já cancelados mais de 15 voos.

Nos aeroportos de La Guardia e Newark, na mesma região, também se registam atrasos nos voos.

O norte dos Estados Unidos está a ser atingido por temperaturas extremamente baixas e nevões que já fizeram pelo menos 11 mortos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …