Estados Unidos preparam-se para operações militares no espaço

(dr) bhmpics

-

Os Estados Unidos planeiam gastar 5 mil milhões de dólares para proteger os seus satélites orbitais. Uma das principais razões para o aumento do orçamento para este fim é a ameaça potencial da China.

Ao longo dos últimos 10 anos a China terá feito testes de pelo menos três tipos de armas anti-satélite, incluindo o uso de mísseis baseados em terra e armas laser. Os testes foram realizados em janeiro de 2007, maio de 2013 e julho 2014.

Em setembro do anos passado, o jornal japonês Yomiuri Shimbun revelou mesmo que a China estaria a formar Forças Espaciais com o estatuto de ramo independente das Forças Armadas.

Estas informações causam grande preocupação dos Estados Unidos.

“Na minha opinião, uma ameaça cósmica é muito real, pelo que devemos estar preparados para efectuar operações militares no espaço”, afirmou o chefe do Comando Estratégico dos EUA, almirante Cecil Haney, citado pela Sputnik News.

No entanto, nem todos acreditam que a ameaça da China seja assim tão real. Entre os cépticos está o cientista político Bruce Gagnon, coordenador da Space 4 Peace, uma rede internacional contra as armas e energia nuclear no espaço.

“Não acho que a China seja uma ameaça directa para os satélites norte-americanos. No entanto, acredito que a China está a desenvolver a sua capacidade de abater satélites americanos, em caso de guerra”, diz Gagnon.

“A estratégia militar americana depende fortemente dos seus equipamentos de reconhecimento espacial e satélites militares. A China sabe disso e tenta desenvolver a capacidade de resistir aos EUA no futuro”, acrescenta o  cientista.

A corrida às armas a que se assistiu nas décadas da Guerra Fria parece estar a repetir-se, agora no espaço. Enquanto os EUA planeiam já o seu domínio, a Rússia e a China tentam impedir – ou pelo menos adiar – os planos americanos.

“Os Estados Unidos e Israel vetaram na ONU um acordo sobre a prevenção de uma corrida armamentista no espaço, que a Rússia e a China tentam promover”, explica Gagnon, “deixando claro que os americanos se opõem a qualquer acordo que os possa impedir de conquistar o espaço”.

Sputnik

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com tanta coisa de positivo a fazer no planeta terra, o pensamento deste misero povo é e será o expansionismo. O seu fim vai estar muito próximo.

    • …Se não fossem eles em 1944!
      Ah e são eles que estão na Ucrânia !
      Expansionismo Americano? A geopolítica é uma confusão.

RESPONDER

Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até …

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …