Estados Unidos preparam-se para operações militares no espaço

(dr) bhmpics

-

Os Estados Unidos planeiam gastar 5 mil milhões de dólares para proteger os seus satélites orbitais. Uma das principais razões para o aumento do orçamento para este fim é a ameaça potencial da China.

Ao longo dos últimos 10 anos a China terá feito testes de pelo menos três tipos de armas anti-satélite, incluindo o uso de mísseis baseados em terra e armas laser. Os testes foram realizados em janeiro de 2007, maio de 2013 e julho 2014.

Em setembro do anos passado, o jornal japonês Yomiuri Shimbun revelou mesmo que a China estaria a formar Forças Espaciais com o estatuto de ramo independente das Forças Armadas.

Estas informações causam grande preocupação dos Estados Unidos.

“Na minha opinião, uma ameaça cósmica é muito real, pelo que devemos estar preparados para efectuar operações militares no espaço”, afirmou o chefe do Comando Estratégico dos EUA, almirante Cecil Haney, citado pela Sputnik News.

No entanto, nem todos acreditam que a ameaça da China seja assim tão real. Entre os cépticos está o cientista político Bruce Gagnon, coordenador da Space 4 Peace, uma rede internacional contra as armas e energia nuclear no espaço.

“Não acho que a China seja uma ameaça directa para os satélites norte-americanos. No entanto, acredito que a China está a desenvolver a sua capacidade de abater satélites americanos, em caso de guerra”, diz Gagnon.

“A estratégia militar americana depende fortemente dos seus equipamentos de reconhecimento espacial e satélites militares. A China sabe disso e tenta desenvolver a capacidade de resistir aos EUA no futuro”, acrescenta o  cientista.

A corrida às armas a que se assistiu nas décadas da Guerra Fria parece estar a repetir-se, agora no espaço. Enquanto os EUA planeiam já o seu domínio, a Rússia e a China tentam impedir – ou pelo menos adiar – os planos americanos.

“Os Estados Unidos e Israel vetaram na ONU um acordo sobre a prevenção de uma corrida armamentista no espaço, que a Rússia e a China tentam promover”, explica Gagnon, “deixando claro que os americanos se opõem a qualquer acordo que os possa impedir de conquistar o espaço”.

Sputnik

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com tanta coisa de positivo a fazer no planeta terra, o pensamento deste misero povo é e será o expansionismo. O seu fim vai estar muito próximo.

    • …Se não fossem eles em 1944!
      Ah e são eles que estão na Ucrânia !
      Expansionismo Americano? A geopolítica é uma confusão.

RESPONDER

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …