/

Estados Unidos preparam-se para operações militares no espaço

3

(dr) bhmpics

-

Os Estados Unidos planeiam gastar 5 mil milhões de dólares para proteger os seus satélites orbitais. Uma das principais razões para o aumento do orçamento para este fim é a ameaça potencial da China.

Ao longo dos últimos 10 anos a China terá feito testes de pelo menos três tipos de armas anti-satélite, incluindo o uso de mísseis baseados em terra e armas laser. Os testes foram realizados em janeiro de 2007, maio de 2013 e julho 2014.

Em setembro do anos passado, o jornal japonês Yomiuri Shimbun revelou mesmo que a China estaria a formar Forças Espaciais com o estatuto de ramo independente das Forças Armadas.

Estas informações causam grande preocupação dos Estados Unidos.

“Na minha opinião, uma ameaça cósmica é muito real, pelo que devemos estar preparados para efectuar operações militares no espaço”, afirmou o chefe do Comando Estratégico dos EUA, almirante Cecil Haney, citado pela Sputnik News.

No entanto, nem todos acreditam que a ameaça da China seja assim tão real. Entre os cépticos está o cientista político Bruce Gagnon, coordenador da Space 4 Peace, uma rede internacional contra as armas e energia nuclear no espaço.

“Não acho que a China seja uma ameaça directa para os satélites norte-americanos. No entanto, acredito que a China está a desenvolver a sua capacidade de abater satélites americanos, em caso de guerra”, diz Gagnon.

“A estratégia militar americana depende fortemente dos seus equipamentos de reconhecimento espacial e satélites militares. A China sabe disso e tenta desenvolver a capacidade de resistir aos EUA no futuro”, acrescenta o  cientista.

A corrida às armas a que se assistiu nas décadas da Guerra Fria parece estar a repetir-se, agora no espaço. Enquanto os EUA planeiam já o seu domínio, a Rússia e a China tentam impedir – ou pelo menos adiar – os planos americanos.

“Os Estados Unidos e Israel vetaram na ONU um acordo sobre a prevenção de uma corrida armamentista no espaço, que a Rússia e a China tentam promover”, explica Gagnon, “deixando claro que os americanos se opõem a qualquer acordo que os possa impedir de conquistar o espaço”.

Sputnik

3 Comments

  1. Com tanta coisa de positivo a fazer no planeta terra, o pensamento deste misero povo é e será o expansionismo. O seu fim vai estar muito próximo.

    • …Se não fossem eles em 1944!
      Ah e são eles que estão na Ucrânia !
      Expansionismo Americano? A geopolítica é uma confusão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.