/

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

Rodrigo Antunes / Lusa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho.

A informação foi avançada pelo ministro de Estado, Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, em declarações à RTP. “O Orçamento do Estado vai ter de proceder agora em abril ao reembolso do IRS. São cerca de três mil milhões de euros que todos os portugueses vão receber”, referiu o governante.

O valor deste ano é próximo do montanto reembolsado em 2019, relativo ao IRS do de 2018, que ascendeu 2,95 mil milhões de euros.

Na mesma entrevista, frisa o jornal Eco, Siza Vieira observou que “a tesouraria do Estado vai ser muito solicitada nos próximos tempos“, não só com o reembolso do IRS mas também com as medidas do lay-off que serão pagas pela Segurança Social, mas através de verbas que serão transferidas através do Orçamento do Estado.

“Tudo isso são compromissos muito fortes que o Estado tem mês a mês e agora ainda mais exigentes em função destas medidas todas que estamos a criar”, apontou, rejeitando assim a proposta do PSD de usar a almofada financeira do IGCP, a agência que gere a dívida pública, para acabar com os pagamentos em atraso do Estado às empresas.

O ministro da Economia revelou esta terça-feira que desde o início da crise gerada pela pandemia o seu ministério acelerou o pagamento de “quase 120 milhões de euros” devidos pelo Estado às empresas.

“Determinámos que as entidades pagadoras [do Estado] procurem acelerar o pagamento das faturas que estão vencidas. No Ministério da Economia já acelerámos o pagamento de quase 120 milhões de euros às empresas desde que esta crise começou”, afirmou o governante em entrevista à rádio TSF.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.