Estado paga salário a ex-diretora da Casa dos Rapazes

A ex-diretora da Casa dos Rapazes começou a ser julgada por maus-tratos esta quarta-feira. Manuela Costa nega agressões e diz que impôs “regras e limites”. Apesar de estar suspensa desde novembro, continua a receber o vencimento pago pela entidade, que é financiada pelo Estado.

Maria Manuela Costa, a diretora técnica da Casa dos Rapazes, de Viana do Castelo, começou a ser julgada esta quarta-feira por maus-tratos a jovens internados na instituição.

No entanto, apesar de estar suspensa de funções desde novembro do ano passado, a ex-diretora continua a receber o vencimento pago pela entidade, que é financiada pelo Estado, avança o Correio da Manhã.

No início do julgamento, no Tribunal de Viana do Castelo, Manuela Costa negou os crimes. A responsável afirmou que o que fez foi impor “regra, limites e rotinas“.

“Às vezes é necessário repreendê-los. É necessário segurá-los, exercer alguma contenção, mas nunca com a intenção de os magoar”, afirmou, referindo-se aos jovens como “agressivos, desafiantes” e que “questionam e se opõem às regras todas”.

A responsável foi ainda confrontada com casos concretos de agressões físicas, mas Manuela Costa, que exerceu o cargo durante dez anos, admitiu apenas ter dado “toques, mas nunca estaladas“.

O caso começou a ser investigado no ano passado com uma denúncia de duas educadoras da Casa dos Rapazes que foram esta quarta-feira criticadas pela arguida. “Este processo é doloroso e injusto. Estes colegas [os outros quatro arguidos] eram os funcionários mais assertivos, os que não tinham horas de entrar ou de sair”, começou por dizer.

“Os que fizeram as denúncias eram meros espetadores. Saíam sempre à hora”, disse, para depois classificar todo o processo como uma “guerra de adultos“. “Sempre me fez uma bocado de espécie as pessoas servirem-se da instituição. Há pessoas que usaram os miúdos para se servirem da situação.”

Antes de Manuela Costa foram ouvidos os outros quatro funcionários e arguidos que, segundo o Ministério Público, seguiam o modelo educativo definido pela antiga diretora. Todos negaram o uso de violência.

Os rapazes que foram sujeitos aos crimes de maus-tratos serão ouvidos na próxima sessão do julgamento. A audiência está marcada para o dia 15 de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … E eles são tantos…
    É muito bom ter amigos – disso não há dúvida – mas (parece-me) que os mais “amigáveis e amigos” julgo serem os PS’s; será?

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …