Estado corre o risco de ter de se tornar acionista de mais quatro bancos

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão.

Aproveitando um regime especial, bancos tiveram ‘descontos’ nos impostos. Agora, o Estado pode vir a tornar-se acionista de quatro deles.

O Estado português deverá entrar, no próximo ano, no capital do Novo Banco. Além do antigo Banco Espírito Santo, o Tesouro português pode ainda tornar-se acionista em mais três bancos: o Bison Bank, o Haitong Bank e o o Banco Montepio.

De acordo com o Expresso, a possibilidade de o Estado ser acionista de mais bancos deve-se a um balão de oxigénio recebido em 2014.

Em causa está um regime especial aplicável aos ativos por impostos diferidos (REAID), que flexibilizou aos bancos a obtenção de ‘descontos’ nos impostos com a contrapartida de que o Estado ficaria acionista, num montante semelhante, se os bancos tivessem prejuízos.

Seis bancos participaram neste regime: Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco, Banco Efisa, Haitong Bank, Banif e Bison Bank. O mais recente relatório da Autoridade Tributária sobre o REAID menciona créditos no valor de 690 milhões de euros.

Como a CGD já pertence totalmente ao Estado, a Parvalorem já adquiriu ao Tesouro a posição equivalente no Banco Efisa e o Banif está em liquidação, estes bancos estão fora dos planos do Estado.

Os acionistas das instituições bancárias em causa têm a oportunidade de comprar a posição atribuí­vel ao Estado no espaço de três anos. Em resposta ao Expresso, o Ministério das Finanças adiantou que o prazo para fazê-lo “apenas termina em 2022”.

O Estado começa com uma participação de cerca de 2% no Novo Banco, que subirá ao longo dos anos, devendo chegar até aos 15%.

O Banco Montepio é a novidade. Embora tenha aderido ao regime em 2016, só agora é que o vai pôr em prática. O banco teve prejuízos de 80,7 milhões de euros no ano passado.

“Tendo em consideração que o Grupo Banco Montepio apurou um resultado líquido contabilístico negativo em 2020, vai haver conversão em créditos tributários dos ativos por impostos diferidos”, lê-se no relatório e contas do banco.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Um país tão pequeno com tanta entidade bancária.. Depois queixam-se…
    Mas pra quê? É necessário tanto banco???

  2. O problema não é haver muitos ou poucos bancos, nem o estado ser acionista de bancos.
    O problema é o estado ser acionista de bancos falidos que se tornam buracos negros para sugar dinheiro do estado.

  3. Sim claro. Como é lógico temos todos interesse em nos tornarmos accionistas de negócios falidos. Quem não gosta de torrar umas boas massas a troco de coisa nenhuma? Isso de deixar negócios ruinosos falirem é para as economias ricas e desenvolvidas, nós aqui gostamos é de ser pobres e coitadinhos.

  4. O melhor é as pessoas guardarem o dinheiro em casa. Antigamente os poucos bancos que haviam, CGD, BPA, TOTTA, Caixa Agrícola, BPI, e pouco mais, pagavam bem para usarem o nosso dinheiro, agora roubam o nosso dinheiro à DESCARADA. O melhor que os portugueses fazem é guardar em casa, assim se precisarem de dinheiro: não precisão telefonar para marcar para ir levantar o seu dinheiro, não precisão pedir s.f.f. para sermos atendidos, não precisamos pagar para levantar o que é nosso. Para comprar era necessário dinheiro vivo.

  5. O melhor é as pessoas guardarem o dinheiro em casa. Antigamente os poucos bancos que haviam, CGD, BPA, TOTTA, Caixa Agrícola, BPI, e pouco mais, pagavam bem para usarem o nosso dinheiro, agora roubam o nosso dinheiro à DESCARADA. O melhor que os portugueses fazem é guardar em casa, assim o governo não sabe quanto temos, se precisarmos de dinheiro: não é necessário telefonar para marcar para ir levantar o seu dinheiro, não precisão pedir s.f.f. para sermos atendidos, não precisamos pagar para levantar o que é nosso. Para comprar era necessário dinheiro vivo.

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …