Estado poupou 370 mil euros nas europeias. Quatro partidos não vão receber subvenção completa

António Cotrim / Lusa

As eleições para o Parlamento Europeu, ao contrário do que é comum em períodos eleitorais, podem ter saído em conta para o Estado. Ao todo, terão sido poupados 370 mil euros.

Participaram 17 partidos nestas eleições para eleger os 21 deputados portugueses para o Parlamento Europeu, mas nem todos vão receber na totalidade o dinheiro da subvenção pública, fazendo o Estado poupar cerca de 370 mil euros.

Esta subvenção estatal é repartida, sendo que 20% é distribuído em partes iguais, e os restantes 80% são distribuídos na proporção dos votos validamente expressos. Têm direito a esta subvenção os partidos que elejam pelo menos um eurodeputado.

PS, PSD, CDS-PP e PAN gastaram menos do que o valor a que teriam direito por subvenção pública, revela o Jornal de Notícias esta quarta-feira. Só o PAN gastou menos 240 mil euros aproximadamente.

O partido liderado por André Silva havia orçamentado 78 mil euros para a campanha das europeias, a contar apenas com a subvenção pública. Contudo, com a eleição de Francisco Guerreiro e com 5,08% dos votos obtidos, o PAN poderia receber agora cerca de 320 mil euros – mais 242 mil do que o previsto.

Como a subvenção não pode ser superior às despesas, o valor além dos 78 mil euros irá ficar nos cofres do Estado. “Gastámos apenas o que precisamos para transmitir a nossa mensagem”, disse Artur Alfama, membro da comissão política do PAN, em declarações ao mesmo jornal.

Por sua vez, PS, PSD e CDS-PP pouparam cerca de 130 mil euros de dinheiros públicos. A CDU estará na ponta oposta do mesmo registo: orçamentou 850 mil euros, mas receberá apenas 385.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. agora é pegar nesse dinheiro e mandar limpar os cartazes que andaram a colar nas paredes.
    falam do ambiente mas depois sujam as paredes todas com cartazes
    por mim ninguem recebia nada pois isso é dinheiro dos contribuintes. se querem concorrer, que arranjem dinheiro para evitar o “roubo” aos bolsos dos contribuintes

  2. Esse valor no Brasil é pra cada candidato. 99% é desviado. A mídia mostrou e provou contra o PSL esse crime, e já foi abafado. O Laranjo desse mandato está rendendo muito. (Frutos Podres)

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …