Estado poupou 370 mil euros nas europeias. Quatro partidos não vão receber subvenção completa

António Cotrim / Lusa

As eleições para o Parlamento Europeu, ao contrário do que é comum em períodos eleitorais, podem ter saído em conta para o Estado. Ao todo, terão sido poupados 370 mil euros.

Participaram 17 partidos nestas eleições para eleger os 21 deputados portugueses para o Parlamento Europeu, mas nem todos vão receber na totalidade o dinheiro da subvenção pública, fazendo o Estado poupar cerca de 370 mil euros.

Esta subvenção estatal é repartida, sendo que 20% é distribuído em partes iguais, e os restantes 80% são distribuídos na proporção dos votos validamente expressos. Têm direito a esta subvenção os partidos que elejam pelo menos um eurodeputado.

PS, PSD, CDS-PP e PAN gastaram menos do que o valor a que teriam direito por subvenção pública, revela o Jornal de Notícias esta quarta-feira. Só o PAN gastou menos 240 mil euros aproximadamente.

O partido liderado por André Silva havia orçamentado 78 mil euros para a campanha das europeias, a contar apenas com a subvenção pública. Contudo, com a eleição de Francisco Guerreiro e com 5,08% dos votos obtidos, o PAN poderia receber agora cerca de 320 mil euros – mais 242 mil do que o previsto.

Como a subvenção não pode ser superior às despesas, o valor além dos 78 mil euros irá ficar nos cofres do Estado. “Gastámos apenas o que precisamos para transmitir a nossa mensagem”, disse Artur Alfama, membro da comissão política do PAN, em declarações ao mesmo jornal.

Por sua vez, PS, PSD e CDS-PP pouparam cerca de 130 mil euros de dinheiros públicos. A CDU estará na ponta oposta do mesmo registo: orçamentou 850 mil euros, mas receberá apenas 385.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. agora é pegar nesse dinheiro e mandar limpar os cartazes que andaram a colar nas paredes.
    falam do ambiente mas depois sujam as paredes todas com cartazes
    por mim ninguem recebia nada pois isso é dinheiro dos contribuintes. se querem concorrer, que arranjem dinheiro para evitar o “roubo” aos bolsos dos contribuintes

  2. Esse valor no Brasil é pra cada candidato. 99% é desviado. A mídia mostrou e provou contra o PSL esse crime, e já foi abafado. O Laranjo desse mandato está rendendo muito. (Frutos Podres)

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …