Covid-19. Estado norte-americano processa China

O estado do Missouri decidiu processar a China por causa do novo coronavírus, mas a iniciativa terá sobretudo motivações políticas.

O estado norte-americano do Missouri processou a China por causa do novo coronavírus. Além de acusar as autoridades chinesas de serem responsáveis pela “morte, sofrimento e perdas económicas infligidas ao mundo”, exige ser compensado, estimando os danos em milhares de milhões de dólares.

Eric Schmitt, procurador-geral do estado, escreveu que “durante as semanas críticas do surto inicial, as autoridades chinesas enganaram o público, suprimiram informação essencial, prenderam denunciantes, negaram a transmissão humano-a-humano não obstante provas crescentes, destruíram investigação médica crítica, permitiram que milhares de pessoas ficassem expostas ao vírus, e açambarcaram mesmo equipamento protetor – assim provocando uma pandemia global que era desnecessária e evitável”.

No entanto, esta ação judicial não parece ter viabilidade. De acordo com o Expresso, que cita o princípio jurídico da imunidade soberana, os governos estrangeiros não podem ser processados em tribunal.

Além disso, os motivos do procurador-geral do Missouri parecem ser sobretudo políticos, dado que Schmitt vai tentar ser reeleito em novembro.

Além desta ação, outras quatro no valor de biliões de dólares foram igualmente interpostas contra a China nos Estados Unidos. À Newsweek, Chimène Keitner, professora de direito internacional na Universidade da Califórnia, explicou que só em circunstâncias muito limitadas é possível processar um governo estrangeiro nos EUA.

“A garantia básica de imunidade é um facto da vida nas relações internacionais”, resumiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …