Estado Islâmico executa 150 polícias num mercado ao ar livre

theglobalpanorama / Flickr

-

O Estado Islâmico executou esta quinta-feira 150 polícias e milicianos do clã lbunamr, num mercado ao ar livre, na cidade iraquiana de Hit, na província de Al-Anbar, informaram fontes de segurança à agência espanhola EFE.

Os militantes dispararam contra as suas vítimas depois de lhes ter amarrado as mãos e vendado os olhos, acrescentaram as fontes citadas pela EFE.

Na quarta-feira, a organização executou outros 40 policiais e milicianos dessa tribo na mesma cidade.

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, condenou as execuções e ameaçou responder com força e determinação às ações do Estado Islâmico.

“A execução do clã Albunamr pelo Estado Islâmico revela que esses terroristas não fazem distinção entre os iraquianos para derramar sangue”, acrescentou o primeiro-ministro.

O governante apelou às forças armadas e de segurança “para empreenderem todos os esforços para processar e aplicar sanção criminal” ao grupo.

Em junho, o Estado Islâmico assumiu o controlo de grandes áreas do norte do Iraque, incluindo Mossul, enquanto proclamava um califado nos territórios sob seu controlo no país e na vizinha Síria.

De acordo com a Missão das Nações Unidas no Iraque (UNAMI), pelo menos 1.119 iraquianos morreram e 1.946 ficaram feridos, incluindo civis e soldados em atos de violência perpetrados no país durante o mês de setembro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …

Shakhtar derrota Real Madrid. Em Espanha, comparam Zidane a Lopetegui

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, surpreendeu e venceu o Real Madrid, por 2-3, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegaram a estar a vencer por três …

Se OE for chumbado, portugueses acreditam que a culpa é da esquerda

Se o Orçamento do Estado para 2021 for chumbado, os portugueses acreditam que a esquerda terá responsabilidades, segundo uma sondagem da Intercampus. De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, CM e …