Estado Islâmico executa 150 polícias num mercado ao ar livre

theglobalpanorama / Flickr

-

O Estado Islâmico executou esta quinta-feira 150 polícias e milicianos do clã lbunamr, num mercado ao ar livre, na cidade iraquiana de Hit, na província de Al-Anbar, informaram fontes de segurança à agência espanhola EFE.

Os militantes dispararam contra as suas vítimas depois de lhes ter amarrado as mãos e vendado os olhos, acrescentaram as fontes citadas pela EFE.

Na quarta-feira, a organização executou outros 40 policiais e milicianos dessa tribo na mesma cidade.

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, condenou as execuções e ameaçou responder com força e determinação às ações do Estado Islâmico.

“A execução do clã Albunamr pelo Estado Islâmico revela que esses terroristas não fazem distinção entre os iraquianos para derramar sangue”, acrescentou o primeiro-ministro.

O governante apelou às forças armadas e de segurança “para empreenderem todos os esforços para processar e aplicar sanção criminal” ao grupo.

Em junho, o Estado Islâmico assumiu o controlo de grandes áreas do norte do Iraque, incluindo Mossul, enquanto proclamava um califado nos territórios sob seu controlo no país e na vizinha Síria.

De acordo com a Missão das Nações Unidas no Iraque (UNAMI), pelo menos 1.119 iraquianos morreram e 1.946 ficaram feridos, incluindo civis e soldados em atos de violência perpetrados no país durante o mês de setembro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Propinas serão ajustadas se as instituições não garantirem ensino à distância

O pagamento de propinas no ensino superior será ajustado caso as instituições não consigam garantir o ensino à distância durante o período de contenção de covid-19, segundo um projeto-lei do PAN aprovado no Parlamento. “O valor …

Operação "Páscoa em Casa" já arrancou. Até segunda-feira, não pode sair do seu concelho de residência

Circulação proibida fora do concelho de residência e aeroportos encerrados. Arrancou à meia-noite desta quinta-feira a aplicação das medidas decretadas pelo Governo para o período pascal - 9 a 13 de abril -, visando reduzir …

Encontrado no fundo do mar um organismo "sobrenatural" tão grande como um prédio de 11 andares

Uma equipa de investigadores capturaram imagens de um organismo "sobrenatural" nas águas da costa da Austrália Ocidental. Uma equipa a bordo de RV Falkor, o navio de investigação principal do Schmidt Ocean Institute, localizou o organismo, …

Há 1.400 anos, uma estranha luz vermelha apareceu no Japão (e já sabemos o que era)

O registo mais antigo de um fenómeno astronómico observado no Japão deixou uma marca importante na história japonesa e na literatura clássica. O fenómeno data de 30 de dezembro de 620 e há séculos que …

Cientistas convertem água em combustível solar

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite transformar água em combustível solar, que pode ser uma solução para energia renovável. Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de …

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …