Estado indiano muda nome da fruta-dragão. Soava demasiado chinês

As autoridades do estado indiano de Gujarat decidiram mudar o nome da popular pitaia, conhecida como fruta-dragão, que a partir de agora será chamada de “kamalam”, que significa “flor de lótus” em sânscrito.

De acordo com a imprensa local, a mudança de nome, anunciada esta terça-feira, deveu-se ao facto de o dragão lembrar muito aos governantes indianos o país vizinho, a China.

“O nome da fruta do dragão está associado à China e nós mudámo-lo”, explicou o ministro-chefe de Gujarat, Vijay Rupani. “Embora a fruta seja conhecida como fruta-dragão, não parece apropriada. A palavra kamalam é uma palavra sânscrita e a fruta tem o formato de uma flor de lótus, por isso decidimos chamá-la kamalam e não há nada político nisso”.

No entanto, o ministro admitiu que a fruta-dragão soa muito “chinês”. As relações entre a Índia e a China, recorde-se, pioraram no ano passado por causa da disputa territorial de longa data na fronteira comum na região dos Himalaias.

Tendo em conta que a flor de lótus é uma flor nacional da Índia e um símbolo do partido governante Bharatiya Janata (Partido do Povo Indiano), a mudança de nome parece ter acontecido mais por motivos políticos do que pela suposta semelhança do fruto com as pétalas de uma flor.

A notícia foi recebida com críticas pela população e os opositores políticos também fizeram troça da ação das autoridades de Gujarat.

“Nem mesmo a imaginação fértil de Orwell poderia conceber o tipo de rara ação do Governo que esta nação está a testemunhar”, escreveu um utilizador do Twitter, que lembrou que, no final do ano passado, a China construiu um nova cidade como cem casas na disputada região de fronteira e sugeriu que, como não há mais pedidos chineses de bloqueio em território nacional, as autoridades voltaram-se para frutas.

Parece que a nossa prioridade para a nação está definida! Não ficamos satisfeitos com a mudança de nome das cidades, temos de mudar o nome de vegetais e frutas também. A propósito, o covid-19 está em andamento, a economia está atingida, estamos no meio de uma pandemia”, lamentou Kunal Kapur, um popular chef e dono de restaurante indiano.

“Se isto parece uma flor de lótus para vocês, não vão a um oftalmologista. Encontrem um psiquiatra”, aconselhou outro utilizador.

“O dragão foi morto!”, troçou o congressista Karti Chidambaram, membro da Câmara Baixa do Parlamento indiano. “Aleluia! Foi mostrado ao dragão o seu lugar… oh, espere, eu quis dizer a fruta-dragão”, ironizou Priyanka Chaturvedi do grupo Shiv Sena.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …