Estado de emergência declarado na Sardenha

foto: euronewsit / youtube

foto: euronewsit / youtube

Pelo menos 17 pessoas, incluindo uma família de quatro brasileiros, morreram e várias pessoas continuam desaparecidas devido às inundações na ilha da Sardenha, onde o Governo italiano decretou o estado de emergência.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português (MNE) já afirmou que não há portugueses afectados pelas inundações.

O governador da região, Ugo Cappellacci, atualizou o balanço das vítimas para 17, mas sublinhou que ainda há desaparecidos, sem no entanto apontar um número. Só na zona de Olbia (nordeste da ilha), morreram treze pessoas, segundo a agência France Presse.

Quatro brasileiros, pais e dois filhos, foram encontrados afogados no interior do seu apartamento, numa cave, em Arzachena, não muito longe de Olbia, informação já confirmada pelo consulado do Brasil em Roma, de acordo com a imprensa brasileira.

O casal, ambos com 42 anos, naturais de Divinolândia, no interior de São Paulo, e Poços de Caldas, em Minas Gerais, o filho, com 20 anos, e a filha, de 16, terão morrido entre segunda-feira e a madrugada de hoje, segundo o consulado, que está a contactar os familiares das vítimas para proceder à trasladação dos corpos.

“Estamos perante uma tragédia incrível. Em 24 horas caiu na Sardenha a chuva correspondente a seis meses em toda a Itália. O mais importante agora é salvar vidas e realizar intervenções urgentes na estrada principal da ilha”, informou o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, depois da reunião de emergência do Conselho de Ministros convocada hoje de manhã.

O Governo italiano destinou uma ajuda de 20 milhões de euros para minimizar os danos e apoiar os afetados pela passagem do ciclone Cleópatra, que se abateu sobre a ilha na segunda-feira e que continua a causar chuvas em todo o país.

Na ilha, as equipas de salvamento continuam a procurar chegar às zonas rurais e montanhosas, cujo acesso foi dificultado pelos deslizamentos de terras e queda de pontes. Os bombeiros já efetuaram mais de 600 intervenções.

A vila portuária de Olbia, um destino turístico popular durante os meses de verão, ficou praticamente toda inundada, o que obrigou à retirada de centenas de residentes, que foram acolhidos temporariamente em hotéis, pavilhões desportivos ou nas casas de vizinhos.

As chuvadas surpreenderam os habitantes pela sua violência, mas as autoridades não classificam o ocorrido como ciclone.

“Caiu 440 mm de chuva, mais que o normal em seis meses. Trata-se de uma ocorrência excecional”, afirmou à televisão SkyTG24 o responsável da proteção civil, Franco Gabrielli.

No entanto, um porta-voz deste organismo sublinhou que a proteção civil “nunca falou de um ciclone”, um termo que “tem sido utilizado apenas pelos meios de comunicação social”.

“É um evento extraordinário pela quantidade de água que caiu”, reiterou o governador.

A tempestade “atingiu cerca de 20.000 pessoas, mas a fase de emergência mais grave já passou”, disse à AFP Gianfranco Galaffu, diretor da proteção civil na província de Sassari, que supervisiona a área de Olbia.

O responsável admite que venham a ser encontradas outras vítimas que poderão estar presas no interior de carros nas zonas de baixa altitude.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …