Estado dá ajuda de 20 mil euros a jovens pescadores (mas ninguém quer ir para o mar)

-

Num ano, apenas dois jovens pescadores se candidataram a receber um apoio de 20 mil euros do governo para comprarem o seu primeiro barco. Esta é a realidade do sector das pescas que depende, cada vez mais, de estrangeiros sem licença para manter a faina.

Este cenário é retratado numa reportagem da TSF que conta como o programa criado pelo Ministério do Mar para atrair jovens pescadores, oferecendo uma ajuda de 20 mil euros para a aquisição do primeiro barco, só recebeu duas candidaturas num ano.

O desinteresse por este programa que se destina a pescadores com menos de 40 anos e que é financiado sobretudo, com fundos comunitários, reflecte as dificuldades de uma actividade com rendimentos muito instáveis e de alto risco.

“Não há quem queira tornar-se armador”, assume Jerónimo Rato, da Cooperativa e Armadores da Pesca Artesanal (CAPA), na TSF.

“Não há tripulantes para novas embarcações, só um maluco é que se metia nisso“, desabafa Joaquim Rato.

A realidade da pesca nacional passa por recorrer a estrangeiros sem licença para pescar, conforme admite o elemento da CAPA, citando que há “filipinos, marroquinos, indonésios, homens de Leste” a trabalhar nos barcos como “observadores”.

Este estatuto de “observadores” significa, basicamente, que são pescadores sem autorização para pescar, o que acarreta multas para os implicados – cerca de 600 euros a dividir entre o mestre da embarcação e o pescador, conforme explica a TSF.

Mas só nas fiscalizações em alto mar é que as autoridades são rigorosas na aplicação das regras e das multas, assume Jerónimo Rato, frisando que os problemas sérios podem surgir em caso de acidente.

“Se a seguradora não pagar, não há armador nenhum que tenha dinheiro para pagar as despesas no hospital”, conclui o elemento da CAPA.

Certo é que “da autoridade portuária ao Ministério do Mar, toda a gente sabe o que se passa”, mas “nem o anterior governo, nem este que já lá está há quinze meses, resolvem o problema”, queixa-se Joaquim Rato.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …