/

Estado australiano vai proibir os telemóveis na escola

O estado australiano de Victoria vai aplicar a medida já em 2020 com o objetivo de combater a distração e o ciberbullying nas escola.

James Merlino, ministro da Educação do estado de Victoria, na Austrália, anunciou no início da semana que os telemóveis passarão a ser proibidos em todas as escolas públicas, básicas e secundárias, já a partir do próximo ano letivo.

A medida tem como objetivo aumentar a concentração dos estudantes e combater o ciberbullying no interior da comunidade escolar. Segundo o Expresso, o governante reconhece que a medida pode não ser bem recebida, mas insiste que será fulcral para aumentar o sucesso escolar.

“Os telemóveis dos alunos estarão proibidos desde o primeiro toque da campainha para entrar nas aulas até ao toque de saída”, disse Merlino em conferência de imprensa.

Os alunos do ensino público de Victoria deverão, assim, guardar os seus telemóveis nos seus cacifos, na escola, não estando autorizados a ir buscar os dispositivos eletrónicos nos intervalos ou na hora de almoço. Em casos de emergência, os pais e/ou encarregados de Educação deverão contactar a escola para entrarem em contacto com os estudantes.

Mas há exceções. Estas dizem respeito aos alunos que usam os telemóveis para controlarem problemas de saúde ou quando os professores solicitam excecionalmente a utilização numa aula para uma determinada atividade curricular.

Apesar da proibição, o ministro da Educação garantiu que as escolas continuarão a apostar na literacia digital, através da utilização de outras tecnologias nas aulas.

Apesar de a medida dizer respeito apenas ao ensino público, algumas escolas privadas daquele estado australiano já se manifestaram disponíveis também para aplicar a restrição.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.