Estado angolano perde arresto da Efacec e pode ter de pagar empréstimo a bancos

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A nacionalização da Efacec levou a que o estado angolano perdesse o arresto das ações da empresa, decretado em março, havendo a possibilidade de ter que pagar o crédito de cerca de 65 milhões de euros contraído pela Winterfell Industries aos bancos Caixa Geral de Depósitos (CGD), Novo Banco e BCP.

Segundo noticiou esta sexta-feira o Jornal Económico (JE), o arresto – decretado pelo Tribunal Central de Instrução Criminal à participação de Isabel dos Santos na Efacec – assegurava que as ações da empresa garantiriam um reembolso no fim do processo contra a empresária, caso esta perdesse a ação movida pelo estado angolano.

Em 2015, Isabel dos Santos adquiriu a Efacec em parceria com a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), através da sociedade Winterfell Industries.

Agora, o executivo angolano poderá ter de responder pela dívida da Winterfell Industries (dona da Winterfell 2) à CGD, ao Novo Banco e ao BCP. Fontes dos bancos, escreveu o JE, indicaram que há um aval pessoal concedido para essa dívida de Isabel dos Santos e um aval da ENDE, podendo os bancos executá-lo em conjunto.

O Decreto-Lei n.º 33-A/2020 de 2 de julho, respeitante à nacionalização da Efacec, refere que “consideram-se transmitidas para o Estado, através da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, as ações representativas da participação no capital social da Efacec nacionalizada ao abrigo do presente decreto-lei, livre de quaisquer ónus ou encargos, para todos os efeitos legais”.

“A alteração na titularidade da participação social produz os seus efeitos direta e imediatamente por força do presente decreto-lei e é oponível a terceiros independentemente de registo”, lê-se ainda no Decreto-Lei.

De acordo com o JE, falta decidir quem é o beneficiário da indemnização que o Estado terá de pagar por ter nacionalizado uma empresa invocando o interesse nacional. Essa indemnização, obrigatória por lei, pode ir para os “eventuais titulares de ónus ou encargos constituídos sobre a mesma”. Os bancos são titulares de ónus.

O decreto indica ainda que “o despacho que fixar o valor da indemnização pode determinar a resolução em benefício da massa patrimonial, com as necessárias adaptações, dos atos considerados prejudiciais” nos termos do Código de Insolvência em vigor. Ou seja, os bancos poderão ter de pedir a insolvência da Winterfell 2 para aceder à indemnização.

A lei, continuou o JE, diz que o Estado tem de pedir duas avaliações independentes para determinar a indemnização e avaliar a empresa num processo de reprivatização. Essas avaliações, indicou o jornal citando fontes, podem ser as mesmas, mas caso tenham prazos incompatíveis, a indemnização pode ter que ser paga antes da conclusão da venda.

Ainda segundo o JE, a nacionalização de 71,73% na Efacec permite aos bancos CGD, Novo Banco e BCP avançarem com a injeção de 50 milhões. O mesmo jornal revelou que os bancos estão a equacionar fazer esse empréstimo ao abrigo das linhas covid-19 protocoladas do Estado com garantia mútua a 80% ou 90%.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …