Estado vai pagar até 8400 euros aos privados por cada doente covid

Caroline Blumberg / EPA

O Ministério da Saúde vai pagar até 8.431 euros às unidades privadas e sociais por doentes covid a precisar de ventilação durante mais de quatro dias. 

Segundo a edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, os valores do acordo entre os hospitais do setor privado e social com as administrações regionais de Saúde irá variar consoante o período de internamento e a necessidade de suporte.

Assim, os hospitais do setor privado e social podem vir a receber até 8.431 euros por um doente covid que necessite de ventilação durante mais de quatro dias. O matutino avança o valor com base na minuta do acordo a firmar entre as administrações regionais de Saúde e os hospitais privados e do setor social.

Os episódios de internamento com ventilação até 96 horas poderão custar 6.036 euros aos cofres do Estado. Se não for necessário suporte respiratório, a estadia de um doente, independentemente da duração, poderá ficar por 2.495 euros.

Os doentes não covid pressupõem um desconto de, pelo menos, 20% tendo em conta o custo no Serviço Nacional de Saúde. Em nenhum destes cenários é cobrado qualquer valor ao paciente, desde que este provenha de um hospital do SNS.

Para as diárias para doentes internados necessitados de pouca intervenção hospitalar, o preço máximo está fixado nos 109 euros.

O JN escreve que os valores estão abaixo dos preços que a tutela paga ao SNS. O acordo tem uma vigência de três meses, sendo automaticamente renovável por períodos de um mês.

Os hospitais privados e do sector social que aderirem terão 60 dias para apresentar faturas e o Serviço Nacional de Saúde outros 60 dias para as pagar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …