Empresa norte-americana está a produzir “carne” feita de ar

SXC

Enquanto várias startups estão a vender “carne” feita de plantas, a Air Protein, uma empresa sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, está a criar carne feita de ar.

A ideia não é nova, uma vez que o conceito foi criado pela NASA nos anos 60. De acordo com o site da Air Protein, a NASA sugeriu que seria possível usar micróbios chamados hidrogenotróficos para criar um sistema de alimentação em circuito fechado para os astronautas no Espaço. Os astronautas respiravam dióxido de carbono que os micróbios podiam comer e convertiam-se em nutrientes que os astronautas podiam comer, iniciando o ciclo novamente.

Esta investigação nunca foi concretizada no Espaço. Agora, a Air Protein descobriu que poderia alimentar hidrogenotróficos com dióxido de carbono e outros nutrientes dentro de unidades de fermentação na Terra.

O resultado é um pó castanho que pode não se assemelhar – nem ter o sabor – exatamente a carne -, mas é rico em nutrientes e possui o mesmo perfil de aminoácidos da carne de animal.

De acordo com a empresa, o processo demora apenas alguns dias e pode ser uma alternativa amiga do ambiente à produção tradicional de carne. “O mundo está a adotar a carne à base de plantas”, disse Lisa Dyson, CEO da empresa, em comunicado. “Acreditamos que a carne à base de ar é a próxima evolução do movimento de alimentos produzidos de forma sustentável que servirá como uma das soluções alimentar uma população crescente sem pressionar os recursos naturais”.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a agricultura animal é responsável por mais emissões de gases de efeito estufa do que todo o setor de transporte global.

Por outro lado, muitos dos produtos à base de plantas, vistos como alternativas à agricultura animal, dependem da soja ou de outras plantas, que geralmente contribuem para a desflorestação.

A criação de carne a partir de micróbios e ar significa que não é necessário usar pesticidas e que os alimentos podem ser produzidos em questão de horas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …