Está em marcha uma mega-inspecção ao Montepio

Tuválkin / Flickr

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) tem em marcha uma inspecção ao Caixa Económica Montepio Geral. Uma acção de supervisão que está a suscitar alarme pela sua dimensão.

O Sol consultou a comunicação enviada pela CMVM aos administradores do Banco, dando nota desta inspecção, e constata que a mesma “surpreende e diferencia-se das habituais acções do supervisor pela sua dimensão, transversal à actividade da Caixa Económica”.

O semanário refere que o regulador pretende avaliar os sistemas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, notando que se trata de “uma acção de supervisão presencial”.

Em comunicado enviado à imprensa, a CMVM recusa a ideia do “carácter extraordinário” desta mega-inspecção, sublinhando que se trata de “uma acção de supervisão presencial normal, inserida no plano de acções de supervisão de rotina programadas para este ano, plano esse aprovado pelo Conselho de Administração”, cita o Sol.

O semanário aponta que a auditoria feita pelo Banco de Portugal ao Montepio encontrou diversas deficiências que os responsáveis do Banco alegaram ter já resolvido.

Na carta enviada pela CMVM ao Montepio, citada pelo Sol, lê-se que “a supervisão irá incidir sobre as seguintes actividades de intermediação financeira e áreas temáticas: sistemas de controlo interno, prevenção do branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, conflito de interesse, avaliação do carácter adequado das operações, consultoria para investimento (serviço prestado ao Montepio Geral – Associação Mutualista), informação pré-contratual a investidores, categorização de clientes, informação sobre o serviço prestado, salvaguarda dos instrumentos financeiros de clientes, recepção e transmissão de ordens e colação em ofertas públicas”.

A missiva solicitará ainda diversa documentação que deve ser enviada à CMVM até ao dia 20 de Julho.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Teremos mais um caso BPN ou BES???? Vamos esperar para ver se não temos que apertar mais o cinto para salvar a banca que tudo nos cobra e quando está com as calças na mão, somos nós que a socorremos. Até quando????

  2. Alguém, com poder de influência, se sente incomodado pelo facto de o maior banco português de cariz social ter passado incólume pela crise, quando os outros «pseudo-grandes» tiveram que pedir ajuda ao estado.
    Sucedem-se títulos de notícias dignas do »jornal do incrivel» e não se vislumbra qualquer fundo de verdade.
    A realidade é que a auditoria forense anunciada pelo governador do banco de portugal no parlamento (supostamente sigilosa) não existia e o resultado da dita «auditoria forense» veio a revelar-se … um valente nada (recomendações de ordem administrativa? Pedir que os papeis assinados o sejam em duplicado ? Vergonha senhores!) . Onde anda o senhor governador que lançou a confusão no verão passado ? A memória é curta, mas as declarações do Sr. Carlos Tavares no verão do ano passado também não foram esquecidas. Assim fica a pergunta: “A quem estamos a fazer o frete Sr. Tavares ? Ou melhor, que esperamos receber pelo frete, Sr. Tavares ?”

RESPONDER

Pneumonia viral já chegou à Coreia do Sul. China regista terceira morte

A Coreia do Sul confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de um novo tipo de pneumonia viral, que apareceu na China em dezembro e já provocou a morte a três pessoas no país. De acordo com …

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …