Marcelo e esquerda despreocupados com aumento de casos. Direita fala em “sinais errados”

Mário Cruz / Lusa

Políticos dividem-se na reação às conclusões da 8.ª sessão da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal. Marcelo e esquerda despreocupados, mas direita fala em “sinais errados”.

Políticos, epidemiologistas, técnicos e conselheiros de Estado reuniram-se, mais uma vez, para a oitava sessão no Infarmed, esta segunda-feira. As principais conclusões retiradas foram que Portugal registou um ligeiro aumento de novos casos no início de junho, embora o número de internamentos e mortes se mantenha estável.

Em relação à região de Lisboa e Vale do Tejo, os especialistas consideram que os surtos e os novos casos não estão diretamente relacionados com o comportamento da população, escreve o Público. A partilha de habitação, o uso de transportes públicos e uma estratégia de rastreio intensivo na região são as justificações dadas para o aumento dos novos casos.

As conclusões desta última sessão dividiram a esquerda e a direita política. Enquanto a esquerda concentra as suas atenções na exposição dos mais precários ao vírus, a direita recusa desvalorizar o crescimento dos números e critica “os sinais errados” dados pela realização de uma manifestação em Lisboa no sábado.

Depois da sessão, António Costa reuniu com os epidemiologistas em São Bento. O primeiro-ministro português precisou da ajuda dos especialistas para perceber como deve atuar na região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente em relação à retração de algumas medidas de desconfinamento.

De acordo com o Público, a solução deve passar agora por um acompanhamento mais próximo dos casos positivos, para se perceber em que condições estas pessoas fazem o seu confinamento.

A esquerda política considera que apesar do aumento do número de casos, a situação está controlada. Esta visão também é defendida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Por sua vez, a ala direita não parece satisfeita com as justificações dadas e não acredita que o aumento de casos na capital esteja relacionado com o aumento da testagem. “Os números agravaram-se e a razão continua para nós a ser desconhecida”, disse o vice-presidente do CDS, António Carlos Monteiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …