Marcelo e esquerda despreocupados com aumento de casos. Direita fala em “sinais errados”

Mário Cruz / Lusa

Políticos dividem-se na reação às conclusões da 8.ª sessão da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal. Marcelo e esquerda despreocupados, mas direita fala em “sinais errados”.

Políticos, epidemiologistas, técnicos e conselheiros de Estado reuniram-se, mais uma vez, para a oitava sessão no Infarmed, esta segunda-feira. As principais conclusões retiradas foram que Portugal registou um ligeiro aumento de novos casos no início de junho, embora o número de internamentos e mortes se mantenha estável.

Em relação à região de Lisboa e Vale do Tejo, os especialistas consideram que os surtos e os novos casos não estão diretamente relacionados com o comportamento da população, escreve o Público. A partilha de habitação, o uso de transportes públicos e uma estratégia de rastreio intensivo na região são as justificações dadas para o aumento dos novos casos.

As conclusões desta última sessão dividiram a esquerda e a direita política. Enquanto a esquerda concentra as suas atenções na exposição dos mais precários ao vírus, a direita recusa desvalorizar o crescimento dos números e critica “os sinais errados” dados pela realização de uma manifestação em Lisboa no sábado.

Depois da sessão, António Costa reuniu com os epidemiologistas em São Bento. O primeiro-ministro português precisou da ajuda dos especialistas para perceber como deve atuar na região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente em relação à retração de algumas medidas de desconfinamento.

De acordo com o Público, a solução deve passar agora por um acompanhamento mais próximo dos casos positivos, para se perceber em que condições estas pessoas fazem o seu confinamento.

A esquerda política considera que apesar do aumento do número de casos, a situação está controlada. Esta visão também é defendida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Por sua vez, a ala direita não parece satisfeita com as justificações dadas e não acredita que o aumento de casos na capital esteja relacionado com o aumento da testagem. “Os números agravaram-se e a razão continua para nós a ser desconhecida”, disse o vice-presidente do CDS, António Carlos Monteiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …