Esqueçam a Grécia. Portugal é uma bomba-relógio “à espera de rebentar”

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Entre avanços e recuos, a crise na Grécia poderá estar em vias de se resolver – pelo menos por mais uns meses. Mas um conceituado analista financeiro acredita que a verdadeira crise na Europa poderá estar muito longe da Grécia, mais concretamente num país que é uma bomba-relógio à espera de explodir: Portugal.

O analista britânico Matthew Lynn afirma esta quarta-feira na sua coluna de opinião no WSJ Market Watch que o nível de dívida pública portuguesa, acima dos 130%, poderá ser já “insustentável”.

No artigo em causa, “Forget Greece, Portugal is the eurozone’s next crisis“, Lynn salienta que Portugal tem o maior índice de dívida publica em percentagem de PIB na zona Euro, e que a maior parte da dívida é detida por estrangeiros.

Segundo o financeiro, a economia portuguesa não se encontra no estado de permanente crise da economia grega, que “está nos cuidados intensivos”, mas não parece capaz de conseguir uma recuperação sustentada.

Portugal, diz Lynn, “ainda está em sarilhos“, e poderá ter que enfrentar uma situação de incumprimento. Lynn antecipa mesmo que as eleições legislativas de Outubro poderão despoletar uma segunda crise em Portugal.

“À superfície, Portugal parece estar muito melhor do que há três anos, depois de ter saído com êxito do programa de assistência da troika“, continua o analista, “e a economia parece estar a crescer”.

Se, depois da Irlanda, também Portugal conseguir efectivamente recuperar da crise, “será uma vitória estrondosa para a União Europeia e para o FMI”, cuja receita baseada em austeridade se revelou “uma catástrofe” na Grécia.

O problema, diz Lynn, é que Portugal poderá afinal não estar salvo.

Segundo o analista, a evolução positiva de alguns dos principais indicadores económicos – consumo, desemprego, exportações, investimento – parecem não ser sustentadas.

Mas o verdadeiro problema, defende o cronista, é mesmo a dívida.

Portugal tem uma dívida pública de 130% do PIB, e 70% dela é detida por estrangeiros.

Até há países, como a Finlândia ou a Letónia, com maior percentagem de dívida detida por estrangeiros. Mas têm muito pouco endividamento. Itália, por outro lado, tem uma enorme dívida pública – mas quase toda contraída internamente.

The Market Watch / Eurostat

Portugal tem uma dívida pública elevada - e a maior parte é detida por estrangeiros

Portugal tem uma dívida pública elevada – e a maior parte é detida por estrangeiros

O problema agrava-se quando se junta à equação o endividamento das empresas e das famílias. Somados os três indicadores, Portugal tem a maior dívida da zona Euro – maior ainda que a da Grécia.

“A certa altura”, diz Matthew Lynn, “todos esses credores estrangeiros vão perceber que poderão ter que perder parte dessa dívida. Quando tal acontecer, haverá uma corrida para vender dívida portuguesa”.

“E as eleições que estão à porta podem ser o rastilho para essa corrida“, conclui.

Traçado o relato de um país que é uma bomba-relógio com data marcada para Outubro, resta a Portugal contrariar esta visão e confirmar que saiu mesmo da crise.

Até porque já antes se chamou tal coisa a Portugal e a bomba ainda não explodiu.

Mas entretanto… tic-tac-tic-tac-tic-tac.

AJB, ZAP

PARTILHAR

33 COMENTÁRIOS

  1. Então, não tinham os cofres cheios?! Querem ver que ainda vão ter que tirar mais ao ZéPovinho?!
    Depois ainda maldizem da Grécia…Eles é que a sabem toda.

  2. Tão conceituado ESPECIALISTA a desfiar que diz da situação portuguesa “PODERÁ SER já “insustentável” tal e qual como eu, um não menos conceituado ‘XPTOx2” começar por dizer à boca cheia que vi e ele não, que o serviço nacional de saúde no Reino Unido ESTÁ JÁ À BEIRA DO COLAPSO E SÓ PODERÁ SALVAR-SE SE NO IMEDIATO HOUVER UM PEQUENO AUMENTO DE IMPOSTOS ou em alternativa, seguindo a regra das scuds portuguesas (utilizador-pagador) AUMENTAR SUBSTANCIALMENTE AS ACTUAIS TAXAS MODERADORAS!
    Viram?

  3. Que grande NOTICIA HOOO.
    Ainda existe alguém que acredite em todas as mentiras que vão sendo ditas apenas para manter partidos e amigos a chupar o que resta do País ?
    Sinceramente alguém do povo que trabalha honestamente ainda acredita ?
    Se acredita deve ser tolo pois como pessoa do povo que sou já lá vão mais de 15 anos que vinha numa primeira página do correio da manhã que dizia que os impostos dos contribuintes no activo não chegavam para pagar a despesa do estado, ora enquanto não acabar e claro não acaba toda esta mama de uma maquina infernal que temos no País a comer a conta de quem trabalha é mesmo para esquecer, venha o mais pintado dos economistas ou politico assim como comunicação social que também teve culpas em encobrir durante vários anos certas situações dizer o contrário, enquanto isto não acabar e se reduzir a sério esta maquina infernal de amigos amigalhaços afilhados e por ai fora só posso dizer que estamos fooooo……………………….

    • Infelizmente, parece que ainda há cerca de 30% de parolos que acreditam (isto, descontando os cerca de 7% que se aproveitam da situação esses, que não são mesmo nada parolos.

    • Exactamente, Caro João! Nem mais….!
      Uns são chanfradolas da pinha e os outros são descaradamente Ladrões. Os Traidores estão por trás a puxar os cordelinhos e a “trabalhar” para os patrões estrangeiros, ponto final….
      No fundo é um Regime Traidor e de Traidores !

      A dita “União Europeia”, que começou como “Comunidade do Carvão e do Aço” é basicamente uma fraude porque foi desde o início uma construção NEGATIVA baseada no Medo, e nunca Positiva !
      Eu percebi isto a primeira vez que saí em Paris do combóio, na Gare de Austerlitz, pelas placas pregadas na parede da estação !
      O MEDO que os Franciús tem dos Alemães, ao fim de 3 guerras, e a necessidade dos Alemães tentarem fingir que podem controlar o “espaço vital” sem arriscarem, numa nova tentaiva, serem varridos da face da Terra….O resto veio por arrasto!
      Por exemplo só 1/3 do empréstimo de 78 mil Milhões é da “Merkel”. Repito 1/3 ….2/3 do guito é Francês e uma gota é que é do sindicato formado pelo FMI…..Portanto, o palhaço do Hollande chupa-nos “juros de sangue”. Diz que é “chucha” e muito “amigo”, não é assim ?!
      Na Ribeira do Porto há uma placa à “amizade” quando os franciús invadiram o Porto há cento e picos anos….E, por aí fora. Os “holandas” sempre nossos amigos ao longo da história, os alemães também, por isso a 1ª Rep. dos “democratas” se enfiou na 1ªa Grande Guerra etc…. Nunca nos faltaram destes “amigos” ao longo da História…..O espantoso com tanta “amizade” é que depois vêem com créditos manhosos e juros de sangue para a plantação dos escravos, por enquanto sem grilhetas……
      Cump.s

    • E não somos, só se tu fores.
      Todos sabem que ou a economia cresce ou os encargos do estado descem, caso contrário é impossível pagar o que quer que seja ou ter futuro.
      Mas este país é constituido por uma elite de funcionaríos publicos que inclui os politicos e andam todos a mamar na vaca à espera que o restante povo tenha que trabalhar o dobro para ter as mesmas condições…
      – descontos para a seg. social no estado – 3% – no privado – 11 %
      – cartão de assistencia ADSE do estado – são reembolsados de quase todas as despesas de saude – no privado – maioria não tem seguros de saude e vai para as filas dos hospitais publicos/centros de saude morrer devagarinho – outros têm seguros de saude(uma pequena %) que na sua maioria não se comparam aos do estado.
      – militares – ADME – semelhante à ADSE, embora seja verdade que a instituição militar merece alguns previlegios, nomeadamente quando davam o corpo ao manifesto em nome da nação.
      – ordenados e reformas? compare-se….
      Já para não falar numa pipa de gente pendurada nas camaras municiapsi, institutos, fundações a mamar milhões por ano do estado… tudo à conta do défice…

      para mim é muito claro que o estado tem que apertar o cinto, reduzir ordenados para sempre e talvez até reformas – — aliás lá chegaremos…
      o resto é uma cambada de politicos malcheirosos a mentir com quantos dentes têm na boca e a pintar a manta à vontade do freguês… mente-me que eu gosto….

  4. Temos todos que manter a cabecinha fria. Não existem quaisquer razões para regozijo aplicáveis às situações difíceis de QUALQUER dos países da zona Euro (e já agora de nenhum outro). O sofrimento, nosso ou alheio, não resolve problema nenhum. Só é bom para os Sado-Masos. O facto da vida a correr mal aos outros não vai melhorar em nada a nossa situação. Vamos lá a tornar-nos dignos do projecto e dos valores Europeus de que a maioria comunga. Para os neo-liberais, anarquistas e outros extremistas de esquerda e direita, a melhor solução é demandarem outras paragens, com valores que lhes sejam mais próximos. Quanto antes.

    • Vamos lá a tornar-nos dignos do projecto e dos valores Europeus de que a maioria comunga.
      Este é o projecto e valores que fala enquanto os povos destes representantes passam mal ?
      Veja este video https://www.youtube.com/watch?v=NVzRrkeBPOQ
      Se é de certeza não quero fazer parte deles, mais não sou nada apenas um cidadão trabalhador mas que deixei de acreditar a muito no que chamam de Europa ,seria um grande e bom projecto mas desta maneira só é bom para alguns

        • Como gostaria de acreditar e tentar melhorar o que está mal mas passou a ser tarefa impossível depois da maneira como passaram a controlar tudo e todos desde políticos justiça sindicatos e tudo quanto poderia e deveria ajudar o povo, e quanto ao povo já deixou de poder fazer algo a muitos e muitos anos.
          Mas pronto acho bem que continuemos a lutar por todos nós, apenas acho tarefa impossível.

  5. A “máfia” das dividas publicas” continua a atacar!..
    A União Europeia que não tome medidas contra esses abutres especuladores, e a Europa vai longe…

  6. Caro aborigene, os franceses invadiram o Porto, e por conseguinte Portugal, há 207 anos e nao cento e picos!!! As invasoes francesas comecaram em 1808, portanto ter conhecimento dum pouco de Historia, nao fica nada mal. Por isso e que ha um famoso livro que se chama precisamente 1808, que foi quando o nosso valente rei D.Joao vl fugiu para o Brasil. Ou nao sera assim?

    • Não, por acaso, não é assim!!
      As invasões francesas de Portugal, começaram em 1807!
      E, a dificuldade foi tal que foi se tornou num dos maiores falhanços de Napoleão!!
      Pois… tanta “moral” a corrigir os outros e depois….

      • É por estes “EUS” comesinhos que até os chineses não têm paciência… Os “tugas” que não cansam a curvatura dos pés pelo tempo que se aguentam em pontas… Quais bailarinas de balcão

  7. Receberam 90% e deixam uma dívida pública de 130% do PIB. Mais 40% em 4 anos de desgoverno! É preciso ser um analista britânico a dizer a verdade com clareza!!

  8. “O analista britânico Matthew Lynn” Grande grego..até este vem dar palpites sobre o nosso Sangue Português. Na verdade há muitos Portugueses espalhados pelo mundo e muitos luso-descendentes, isso nota-se pela seriedade, pela capacidade de compromisso, pela honra de não dever e pagar, por serem sérios, honestos e sinceros. Tal como há muitos gregos espalhados pelo mundo e muitos descendentes gregos, e isso nota-se pela nossa expressão, do Zé Povinho. Sempre nos vimos GREGOS PARA OS PERCEBER…é ou não É? conseguem ver as mil diferenças entre um quadro e outro? Claro que ao Grego cansa e argumenta. Mas ao Português não, olha e diz; Só não vê quem não quer ver!
    Coragem Gregos, quando mudarem e honrarem a vossa história..cá estarei para vos apoiar!

  9. podemos fazer a melhor politica economica da historia mas não adianta nada –o destino esta traçado pelos bildebergs -_a humanidade será dividida entre duas classes separadas pelo ter e o não ter

  10. Muita coisa se diz mas pouca se acerta,porque nimguem pára para ver com olhos de ver,e penssar com penssamento neutro,claro que portugal está uma merda cada vez pior,não está nada melhor pelo contrario está muito pior em quase tudo, só está melhor nas pessoas preparadas nas letras, na ciencia, nas engenharias, nos profissionais de saude, no desporto, etc, mas quem formou estas pessoas? quem deu condições a estas pessoas para estudar e trabalhar?nada de isto se fez agora,um filho não se cria em quatro anos,os maus profissionais portugueses sãos os admistradores publicos porque será?

  11. Quando (e se) Portugal cair, a seguir cai a Espanha, Itália e o Euro.
    Mais grave do que a crise Grega, é o próximo referendo inglês que pode colocar o UK fora da UE. Isso sim, seria o fim do Euro.
    O analista inglês quer vender jornal…. !

  12. A sério? vem para aqui um fulano com nome inglês, e com vários “postites” no curriculum que para mim não significam nada e ficam logo todos a achar que é a sabedoria em pessoa e que Portugal vai mesmo rebentar? Portugal, nunca rebentou! E não seria agora por causa de uma eleiçõezecas da treta de um António bazófias Costa que vem mandar areia para os olhos e tentar baralhar este povinho de brandos costumes, na rua e bate na avó e nos filhos em casa, que ía mudar aquilo que nunca mudou!
    A sério? Vocês acreditam em tudo o que lêem pelo amor da santa, leiam os pacotes das embalagens, que pelo menos assim não tem de pensar mesmo!

  13. Quando leio os comentários à noticia, apetece-me lembrar..
    1. Só deve quem pediu ou quem gastou mais do que ganhou…
    2. Só paga juros quem deve e aceitou as condições propostas pelo financiador…
    3. Quem deve, trabalha mais para poder pagar as dividas que contraiu…. ou seja, não luta pela descida do nº de horas de trabalho semanais, procura é fazer horas extraordinárias para ganhar algum e abater a divida …
    4. Quem deve, poupa para pagar as suas dívidas …
    5. Que eu saiba, a TROIKA (sim, a famosa TROIKA) não veio a Portugal pedir ao governo socialista para emprestar dinheiro aos TUGAS…. ou será que veio?
    6. Talvez devam pensar nisto…. a não ser que sigam o pensamento de um famoso politico português ….. as dividas são eternas, logo não são pagáveis …
    7. Cá para mim, as dividas pagam-se sempre, de uma forma ou de outra….. acreditem no que vos digo, esta é uma verdade absoluta. É só uma questão de tempo….

    • Meu Caro até concordo consigo em tudo , repito tudo mas então quem deve pagar foi quem o pediu e quem o gastou, olhe eu não vi um tostão desse dinheiro, se por acaso o Sr viu então concordo que também deva pagar, quanto a mim não acho que assim seja pois ser Português não é só para algumas coisas como neste caso pagar mais e mais por uma coisa que nem senti no meu bolso.
      Mas pronto é a minha opinião de pessoa trabalhadora e simples do Povo que não consegue entender onde se gastou esse dinheiro pedido e que agora se paga, se o meu Amigo quiser explicar-me onde este foi gasto talvez entenda.

  14. …tantos palpites!
    O que é certo e verdadeiro – a maioria dos governantes, após o 25 de Abril, têm- se ” governado” à custa dos mesmos contribuintes que os elegeram. Mas o mais grave é que mesmo com todos os exemplos de corrupção, de péssima gestão dos dinheiros e bens públicos, do ” aproveitamento” para ” colocar” amigalhaços/ familiares/ …tudo continua na mesma ou PIOR. Já repararam que os ‘nossos’ politicos cada vez mentem mais??continuam a fazer dos portugueses uns patetas que deixam correr como se tudo estivesse bem. Um primeiro ministro que começou por ” dividir para reinar” ( entre jovens e idosos, público e privado,…). Não me lembro de ninguém com tanta falta de valores e de respeito pelos que trabalharam e trabalham neste país. Tanta mentira! Tudo lhes serve para atingirem os seus fins – o Poder, a governação- estar à frente de um país e um povo para o qual não têm preparação. Será que não estamos fartos de tanta podridão, corrupção, MENTIRAS? Somos milhões de Portugueses, vamos bradar bem alto que não queremos mais politicos que não saibam demonstrar as suas competências para os lugares a que se candidatam – o governo do nosso País e de um Povo (que tudo tem aceitado mas que cada vez está mais endividado).Como podemos aceitar para nos governar ‘ gente’ não por COMPETÊNCIA EFECTIVA mas só por que têm cartão político? Já é tempo de ACORDARMOS .

  15. Esta ministra tem mesmo cara de pau. Tenho é pena que a bomba não rebente na casa dela. O passos o pai já vai dando noticias de mau estado monetário e de desprezo familiar.

RESPONDER

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …