O espaço exterior do Altice Braga Forum foi esta quinta-feira à noite palco de um espetáculo-teste com participação de 400 pessoas.
O público foi todo testado à covid-19 à entrada e assistiram ao stand up do humorista Fernando Rocha de máscara e sentados em cadeiras com distanciamento de dois metros. O evento foi supervisionado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), refere a TSF.
“A intenção é mostrar à DGS que isto se consegue fazer com segurança e replicar. Hoje é com 400 pessoas, daqui a um mês ou dois pode ser com 4.000”, disse Paulo Dias, da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, ao jornal O Minho.
Para Paulo Dias, há fórmulas eficazes para que os congressos, os espetáculos e os festivais se voltarem a fazer, com segurança.
“Haja vontade política. Com vontade política, tudo se resolve”, acrescentou em declarações ao jornal local.
Esta sexta-feira à noite haverá um novo espetáculo em Braga, desta vez um concerto com Pedro Abrunhosa, com a mesma lotação, mas para assistir de pé.
Os participantes não podem ter menos de 18 anos nem mais de 65, não terem estado infetados com o coronavírus nos últimos 90 dias e não pertencerem a grupos de risco.
Vão realizar-se dois outros eventos teste, um no Campo Pequeno, em Lisboa, para mil pessoas sentadas, e outro em Coimbra para mil pessoas em pé, que ainda não têm data marcada mas que deverão acontecer muito em breve.
O objetivo destes dois eventos-piloto é definir “novas orientações técnicas e a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 para a realização de espetáculos e festivais”, anunciou o Ministério da Cultura.
A partir deste sábado são permitidos grandes eventos com uma lotação máxima de até 50% do local em que ocorram e as salas de espetáculo passam a estar abertas até às 22h30 em todos os dias da semana.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe