/

Espetáculo-teste em Braga contou com 400 participantes. Testes e idade entre os requisitos

Hugo Delgado / Lusa

Espetáculo do humorista Fernando Rocha, o 1.º evento-teste para realização de grandes espetáculos ao vivo, que contou com a testagem ao virus da covid-19 antes do início do espetáculo, Braga.

O espaço exterior do Altice Braga Forum foi esta quinta-feira à noite palco de um espetáculo-teste com participação de 400 pessoas.

O público foi todo testado à covid-19 à entrada e assistiram ao stand up do humorista Fernando Rocha de máscara e sentados em cadeiras com distanciamento de dois metros. O evento foi supervisionado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), refere a TSF.

“A intenção é mostrar à DGS que isto se consegue fazer com segurança e replicar. Hoje é com 400 pessoas, daqui a um mês ou dois pode ser com 4.000”, disse Paulo Dias, da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, ao jornal O Minho.

Para Paulo Dias, há fórmulas eficazes para que os congressos, os espetáculos e os festivais se voltarem a fazer, com segurança.

“Haja vontade política. Com vontade política, tudo se resolve”, acrescentou em declarações ao jornal local.

Esta sexta-feira à noite haverá um novo espetáculo em Braga, desta vez um concerto com Pedro Abrunhosa, com a mesma lotação, mas para assistir de pé.

Os participantes não podem ter menos de 18 anos nem mais de 65, não terem estado infetados com o coronavírus nos últimos 90 dias e não pertencerem a grupos de risco.

Vão realizar-se dois outros eventos teste, um no Campo Pequeno, em Lisboa, para mil pessoas sentadas, e outro em Coimbra para mil pessoas em pé, que ainda não têm data marcada mas que deverão acontecer muito em breve.

O objetivo destes dois eventos-piloto é definir “novas orientações técnicas e a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 para a realização de espetáculos e festivais”, anunciou o Ministério da Cultura.

A partir deste sábado são permitidos grandes eventos com uma lotação máxima de até 50% do local em que ocorram e as salas de espetáculo passam a estar abertas até às 22h30 em todos os dias da semana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.