Espetáculo-teste em Braga contou com 400 participantes. Testes e idade entre os requisitos

Hugo Delgado / Lusa

Espetáculo do humorista Fernando Rocha, o 1.º evento-teste para realização de grandes espetáculos ao vivo, que contou com a testagem ao virus da covid-19 antes do início do espetáculo, Braga.

O espaço exterior do Altice Braga Forum foi esta quinta-feira à noite palco de um espetáculo-teste com participação de 400 pessoas.

O público foi todo testado à covid-19 à entrada e assistiram ao stand up do humorista Fernando Rocha de máscara e sentados em cadeiras com distanciamento de dois metros. O evento foi supervisionado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), refere a TSF.

“A intenção é mostrar à DGS que isto se consegue fazer com segurança e replicar. Hoje é com 400 pessoas, daqui a um mês ou dois pode ser com 4.000”, disse Paulo Dias, da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, ao jornal O Minho.

Para Paulo Dias, há fórmulas eficazes para que os congressos, os espetáculos e os festivais se voltarem a fazer, com segurança.

“Haja vontade política. Com vontade política, tudo se resolve”, acrescentou em declarações ao jornal local.

Esta sexta-feira à noite haverá um novo espetáculo em Braga, desta vez um concerto com Pedro Abrunhosa, com a mesma lotação, mas para assistir de pé.

Os participantes não podem ter menos de 18 anos nem mais de 65, não terem estado infetados com o coronavírus nos últimos 90 dias e não pertencerem a grupos de risco.

Vão realizar-se dois outros eventos teste, um no Campo Pequeno, em Lisboa, para mil pessoas sentadas, e outro em Coimbra para mil pessoas em pé, que ainda não têm data marcada mas que deverão acontecer muito em breve.

O objetivo destes dois eventos-piloto é definir “novas orientações técnicas e a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 para a realização de espetáculos e festivais”, anunciou o Ministério da Cultura.

A partir deste sábado são permitidos grandes eventos com uma lotação máxima de até 50% do local em que ocorram e as salas de espetáculo passam a estar abertas até às 22h30 em todos os dias da semana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …