Espetáculo de “dança oriental” em igreja gera polémica nos Açores

Frank Kovalchek / Flickr

-

Uma igreja da ilha Terceira recebeu um espetáculo de “dança oriental” promovido pela Direção Regional da Cultura dos Açores, numa iniciativa a que faltou “bom senso”, considerou o bispo de Angra e reconheceu hoje o presidente do executivo regional.

“Realmente, acho que devia ter havido mais bom senso e mais cuidado nesta matéria”, disse hoje o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

No domingo, tinha sido a vez de o bispo de Angra, António de Sousa Braga, expressar o seu desagrado por causa do espetáculo de dança do ventre que teve lugar na igreja de Nossa Senhora da Guia, no Convento de São Francisco, a 30 de agosto.

O convento faz parte do Museu de Angra do Heroísmo e é propriedade do Governo Regional, mas a igreja está aberta ao culto e o seu uso está entregue à Ordem Franciscana Secular, que aí celebra “atos litúrgicos” e “outras celebrações religiosas”, como explica um texto publicado no portal da Diocese de Angra.

“O problema é que não é a primeira vez que uma iniciativa infeliz, como essa, acontece. Há algum mal-entendido na utilização da igreja, ou então mau gosto e falta de bom senso, pois espero que não seja uma provocação”, disse o bispo António de Sousa Braga, na homília da missa de domingo na Sé de Angra, citado no mesmo texto publicado no portal da diocese.

O bispo sublinhou que “tem de haver respeito pelas normas em vigor para a utilização das igrejas abertas ao culto, mesmo que sejam propriedade do Estado”, acrescentando que um espaço destes e com esse uso “não é compatível com qualquer tipo de manifestações culturais”.

Segundo o mesmo texto publicado no portal da Diocese de Angra, o bispo pediu à Comissão Diocesana para os Bens Culturais para entrar em contacto com o executivo regional para “estabelecer procedimentos que garantam o devido respeito a um lugar de culto religioso”.

Se isso não acontecer, o bispo “seria forçado a não permitir que se continuem a celebrar atos de culto no local, o que contraria o percurso histórico feito até agora, bem como os protocolos assinados e as próprias orientações da Concordata do Estado português com a Santa Sé”, segundo o mesmo texto.

Também a Ouvidoria da ilha Terceira enviou esta semana um “protesto” ao presidente do executivo regional pela “realização deste espetáculo num lugar de culto”, ainda segundo o portal da Diocese de Angra.

O espetáculo “Segredos do Médio Oriente” teve lugar a 30 de agosto no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia e foi protagonizado por Telma Nurr, que já participou em vários festivais de dança na Europa e no Brasil e foi uma das representantes de Portugal no projeto da Unesco (organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura) “Let’s Dance Together”, segundo divulgou a Direção Regional da Cultura dos Açores numa nota de imprensa divulgada em agosto.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito me admira as instâncias menores da Igreja não terem observado o que é óbvio. Isso mostra muita falta de zêlo para com aquela que dizem acreditar. Que tempos serão esses?

  2. Os senhores não devem ter nada para fazer! É um ato de manifestação cultural e está tudo dito. Tanto silêncio em relação a outras matérias muito mais importantes e que se passam dentro da própria igreja.

  3. A igreja de Nossa Senhora da Guia é propriedade do Estado, que é republicano e LAICO, pelo que não faz qualquer sentido esta polémica.

  4. Não sei até que ponto se deve dar tanto ênfase a esta notícia. Já lá houve outras atuações de outras culturas como por exemplo samba, danças caboverdianas, etc.
    A cúpula da Igreja preocupa-se com esta situaão, mas não vi nehuns comentários quando venderam templos que hoje são bares de alterne ou boites, etc. Moralidade sim senhor mas é preciso olhar primeiro para dentro de porta…

RESPONDER

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …