Espetáculo de “dança oriental” em igreja gera polémica nos Açores

Frank Kovalchek / Flickr

-

Uma igreja da ilha Terceira recebeu um espetáculo de “dança oriental” promovido pela Direção Regional da Cultura dos Açores, numa iniciativa a que faltou “bom senso”, considerou o bispo de Angra e reconheceu hoje o presidente do executivo regional.

“Realmente, acho que devia ter havido mais bom senso e mais cuidado nesta matéria”, disse hoje o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

No domingo, tinha sido a vez de o bispo de Angra, António de Sousa Braga, expressar o seu desagrado por causa do espetáculo de dança do ventre que teve lugar na igreja de Nossa Senhora da Guia, no Convento de São Francisco, a 30 de agosto.

O convento faz parte do Museu de Angra do Heroísmo e é propriedade do Governo Regional, mas a igreja está aberta ao culto e o seu uso está entregue à Ordem Franciscana Secular, que aí celebra “atos litúrgicos” e “outras celebrações religiosas”, como explica um texto publicado no portal da Diocese de Angra.

“O problema é que não é a primeira vez que uma iniciativa infeliz, como essa, acontece. Há algum mal-entendido na utilização da igreja, ou então mau gosto e falta de bom senso, pois espero que não seja uma provocação”, disse o bispo António de Sousa Braga, na homília da missa de domingo na Sé de Angra, citado no mesmo texto publicado no portal da diocese.

O bispo sublinhou que “tem de haver respeito pelas normas em vigor para a utilização das igrejas abertas ao culto, mesmo que sejam propriedade do Estado”, acrescentando que um espaço destes e com esse uso “não é compatível com qualquer tipo de manifestações culturais”.

Segundo o mesmo texto publicado no portal da Diocese de Angra, o bispo pediu à Comissão Diocesana para os Bens Culturais para entrar em contacto com o executivo regional para “estabelecer procedimentos que garantam o devido respeito a um lugar de culto religioso”.

Se isso não acontecer, o bispo “seria forçado a não permitir que se continuem a celebrar atos de culto no local, o que contraria o percurso histórico feito até agora, bem como os protocolos assinados e as próprias orientações da Concordata do Estado português com a Santa Sé”, segundo o mesmo texto.

Também a Ouvidoria da ilha Terceira enviou esta semana um “protesto” ao presidente do executivo regional pela “realização deste espetáculo num lugar de culto”, ainda segundo o portal da Diocese de Angra.

O espetáculo “Segredos do Médio Oriente” teve lugar a 30 de agosto no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia e foi protagonizado por Telma Nurr, que já participou em vários festivais de dança na Europa e no Brasil e foi uma das representantes de Portugal no projeto da Unesco (organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura) “Let’s Dance Together”, segundo divulgou a Direção Regional da Cultura dos Açores numa nota de imprensa divulgada em agosto.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito me admira as instâncias menores da Igreja não terem observado o que é óbvio. Isso mostra muita falta de zêlo para com aquela que dizem acreditar. Que tempos serão esses?

  2. Os senhores não devem ter nada para fazer! É um ato de manifestação cultural e está tudo dito. Tanto silêncio em relação a outras matérias muito mais importantes e que se passam dentro da própria igreja.

  3. A igreja de Nossa Senhora da Guia é propriedade do Estado, que é republicano e LAICO, pelo que não faz qualquer sentido esta polémica.

  4. Não sei até que ponto se deve dar tanto ênfase a esta notícia. Já lá houve outras atuações de outras culturas como por exemplo samba, danças caboverdianas, etc.
    A cúpula da Igreja preocupa-se com esta situaão, mas não vi nehuns comentários quando venderam templos que hoje são bares de alterne ou boites, etc. Moralidade sim senhor mas é preciso olhar primeiro para dentro de porta…

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …