Espetáculo de “dança oriental” em igreja gera polémica nos Açores

Frank Kovalchek / Flickr

-

Uma igreja da ilha Terceira recebeu um espetáculo de “dança oriental” promovido pela Direção Regional da Cultura dos Açores, numa iniciativa a que faltou “bom senso”, considerou o bispo de Angra e reconheceu hoje o presidente do executivo regional.

“Realmente, acho que devia ter havido mais bom senso e mais cuidado nesta matéria”, disse hoje o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

No domingo, tinha sido a vez de o bispo de Angra, António de Sousa Braga, expressar o seu desagrado por causa do espetáculo de dança do ventre que teve lugar na igreja de Nossa Senhora da Guia, no Convento de São Francisco, a 30 de agosto.

O convento faz parte do Museu de Angra do Heroísmo e é propriedade do Governo Regional, mas a igreja está aberta ao culto e o seu uso está entregue à Ordem Franciscana Secular, que aí celebra “atos litúrgicos” e “outras celebrações religiosas”, como explica um texto publicado no portal da Diocese de Angra.

“O problema é que não é a primeira vez que uma iniciativa infeliz, como essa, acontece. Há algum mal-entendido na utilização da igreja, ou então mau gosto e falta de bom senso, pois espero que não seja uma provocação”, disse o bispo António de Sousa Braga, na homília da missa de domingo na Sé de Angra, citado no mesmo texto publicado no portal da diocese.

O bispo sublinhou que “tem de haver respeito pelas normas em vigor para a utilização das igrejas abertas ao culto, mesmo que sejam propriedade do Estado”, acrescentando que um espaço destes e com esse uso “não é compatível com qualquer tipo de manifestações culturais”.

Segundo o mesmo texto publicado no portal da Diocese de Angra, o bispo pediu à Comissão Diocesana para os Bens Culturais para entrar em contacto com o executivo regional para “estabelecer procedimentos que garantam o devido respeito a um lugar de culto religioso”.

Se isso não acontecer, o bispo “seria forçado a não permitir que se continuem a celebrar atos de culto no local, o que contraria o percurso histórico feito até agora, bem como os protocolos assinados e as próprias orientações da Concordata do Estado português com a Santa Sé”, segundo o mesmo texto.

Também a Ouvidoria da ilha Terceira enviou esta semana um “protesto” ao presidente do executivo regional pela “realização deste espetáculo num lugar de culto”, ainda segundo o portal da Diocese de Angra.

O espetáculo “Segredos do Médio Oriente” teve lugar a 30 de agosto no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia e foi protagonizado por Telma Nurr, que já participou em vários festivais de dança na Europa e no Brasil e foi uma das representantes de Portugal no projeto da Unesco (organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura) “Let’s Dance Together”, segundo divulgou a Direção Regional da Cultura dos Açores numa nota de imprensa divulgada em agosto.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito me admira as instâncias menores da Igreja não terem observado o que é óbvio. Isso mostra muita falta de zêlo para com aquela que dizem acreditar. Que tempos serão esses?

  2. Os senhores não devem ter nada para fazer! É um ato de manifestação cultural e está tudo dito. Tanto silêncio em relação a outras matérias muito mais importantes e que se passam dentro da própria igreja.

  3. A igreja de Nossa Senhora da Guia é propriedade do Estado, que é republicano e LAICO, pelo que não faz qualquer sentido esta polémica.

  4. Não sei até que ponto se deve dar tanto ênfase a esta notícia. Já lá houve outras atuações de outras culturas como por exemplo samba, danças caboverdianas, etc.
    A cúpula da Igreja preocupa-se com esta situaão, mas não vi nehuns comentários quando venderam templos que hoje são bares de alterne ou boites, etc. Moralidade sim senhor mas é preciso olhar primeiro para dentro de porta…

RESPONDER

Missão difícil em Munique. Portugal pode carimbar passagem aos oitavos do Euro

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa e favorita Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. A …

Especialista britânico diz que terceira vaga está a caminho do Reino Unido

Uma terceira onda de infeções por covid-19 está a caminho do Reino Unido, onde os contágios diários ultrapassam de novo os 10.000 casos, afirmou o assessor do Governo no Comité Conjunto de Vacinação e Imunização …

Equipa portuguesa faz descoberta que pode travar a doença de Alzheimer

Uma equipa de investigadores portugueses identificou um novo mecanismo associado aos neurónios envelhecidos que pode abrir uma nova via terapêutica para travar a doença de Alzheimer. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a viver …

“Abuso de funções”. BE acusa Centeno de estar a "condicionar" as negociações do OE

As recomendações do governador do Banco de Portugal sobre as políticas que o país deve seguir, nomeadamente a estabilidade da legislação laboral, não caíram bem à esquerda. Em declarações ao ECO, o Bloco de Esquerda não …

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …

Nuno Mendes e João Félix fora do jogo com a Alemanha

Os jogadores Nuno Mendes e João Félix vão ficar fora do jogo deste sábado frente à Alemanha devido a uma mialgia muscular. Ambos vão assistir ao encontro na bancada e devem recuperar a tempo de defrontar …

Antigo governador civil desmente Medina (que explicou sem explicar o envio de dados a embaixadas)

O último governador civil de Lisboa, o socialista António Galamba, desmente Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das conclusões da auditoria ao envio de dados de manifestantes para embaixadas estrangeiras. E há …

Portugueses burlados em Munique. PSP alerta para a venda de bilhetes falsos

No dia em que Portugal joga contra à Alemanha na capital da Baviera, a PSP alertou que vários portugueses estão a ser burlados com a venda de bilhetes falsos para a partida. O intendente Pedro Colaço …

Correos Express "passa a perna" aos CTT. Empresa quer conquistar Portugal para ter oferta ibérica na Ásia

A empresa espanhola concorrente dos CTT está a monopolizar as entregas ibéricas. Em 2019, comprou 51% da unidade de transporte expresso do grupo logístico Rangel e quer ter centros de distribuição em todo os distritos …

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …