Espetáculo de “dança oriental” em igreja gera polémica nos Açores

Frank Kovalchek / Flickr

-

Uma igreja da ilha Terceira recebeu um espetáculo de “dança oriental” promovido pela Direção Regional da Cultura dos Açores, numa iniciativa a que faltou “bom senso”, considerou o bispo de Angra e reconheceu hoje o presidente do executivo regional.

“Realmente, acho que devia ter havido mais bom senso e mais cuidado nesta matéria”, disse hoje o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

No domingo, tinha sido a vez de o bispo de Angra, António de Sousa Braga, expressar o seu desagrado por causa do espetáculo de dança do ventre que teve lugar na igreja de Nossa Senhora da Guia, no Convento de São Francisco, a 30 de agosto.

O convento faz parte do Museu de Angra do Heroísmo e é propriedade do Governo Regional, mas a igreja está aberta ao culto e o seu uso está entregue à Ordem Franciscana Secular, que aí celebra “atos litúrgicos” e “outras celebrações religiosas”, como explica um texto publicado no portal da Diocese de Angra.

“O problema é que não é a primeira vez que uma iniciativa infeliz, como essa, acontece. Há algum mal-entendido na utilização da igreja, ou então mau gosto e falta de bom senso, pois espero que não seja uma provocação”, disse o bispo António de Sousa Braga, na homília da missa de domingo na Sé de Angra, citado no mesmo texto publicado no portal da diocese.

O bispo sublinhou que “tem de haver respeito pelas normas em vigor para a utilização das igrejas abertas ao culto, mesmo que sejam propriedade do Estado”, acrescentando que um espaço destes e com esse uso “não é compatível com qualquer tipo de manifestações culturais”.

Segundo o mesmo texto publicado no portal da Diocese de Angra, o bispo pediu à Comissão Diocesana para os Bens Culturais para entrar em contacto com o executivo regional para “estabelecer procedimentos que garantam o devido respeito a um lugar de culto religioso”.

Se isso não acontecer, o bispo “seria forçado a não permitir que se continuem a celebrar atos de culto no local, o que contraria o percurso histórico feito até agora, bem como os protocolos assinados e as próprias orientações da Concordata do Estado português com a Santa Sé”, segundo o mesmo texto.

Também a Ouvidoria da ilha Terceira enviou esta semana um “protesto” ao presidente do executivo regional pela “realização deste espetáculo num lugar de culto”, ainda segundo o portal da Diocese de Angra.

O espetáculo “Segredos do Médio Oriente” teve lugar a 30 de agosto no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia e foi protagonizado por Telma Nurr, que já participou em vários festivais de dança na Europa e no Brasil e foi uma das representantes de Portugal no projeto da Unesco (organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura) “Let’s Dance Together”, segundo divulgou a Direção Regional da Cultura dos Açores numa nota de imprensa divulgada em agosto.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito me admira as instâncias menores da Igreja não terem observado o que é óbvio. Isso mostra muita falta de zêlo para com aquela que dizem acreditar. Que tempos serão esses?

  2. Os senhores não devem ter nada para fazer! É um ato de manifestação cultural e está tudo dito. Tanto silêncio em relação a outras matérias muito mais importantes e que se passam dentro da própria igreja.

  3. A igreja de Nossa Senhora da Guia é propriedade do Estado, que é republicano e LAICO, pelo que não faz qualquer sentido esta polémica.

  4. Não sei até que ponto se deve dar tanto ênfase a esta notícia. Já lá houve outras atuações de outras culturas como por exemplo samba, danças caboverdianas, etc.
    A cúpula da Igreja preocupa-se com esta situaão, mas não vi nehuns comentários quando venderam templos que hoje são bares de alterne ou boites, etc. Moralidade sim senhor mas é preciso olhar primeiro para dentro de porta…

RESPONDER

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …