/

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

José Coelho / Lusa

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista.

Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19.

“A Espanha, juntamente com a União Europeia, assinou novos contratos para os anos 2022 e 2023, investimos mais de 4.000 milhões [de euros] em vacinas, mas é o melhor investimento porque vai salvar vidas, e quando chegarmos aos 70% [de vacinados] temos de continuar a trabalhar”, explicou a governante, numa entrevista à rádio Onda Cero.

Questionada sobre se deve haver uma vacinação anual e se será necessária uma terceira dose, Carolina Darias disse que “tudo parece apontar que sim”.

“Com a ajuda da UE e dos peritos que aconselham a Comissão Europeia”, já foram assinados “contratos com a Pfizer […] para a 2022 e 2023, para a terceira dose, e com a Moderna” para os mesmos anos, anunciou.

“Sim”, haverá uma terceira dose, disse Darias, acrescentando que, no entanto, terá de se “determinar quando” será administrada.

De acordo com os dados oficiais divulgados na quinta-feira, em Espanha há 25,1 milhões de pessoas completamente vacinadas contra a covid-19 (52,8% da população total), e 30,2 milhões têm pelo menos uma das doses (63,7%), em cerca de 47,4 milhões de habitantes que tem o país.

De acordo com o Expresso, a comissária europeia da Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, também já se tinha pronunciado sobre o reforço com uma terceira dose de vacina. “Estamos desde já preparados para o caso de ser necessário, tanto a nível europeu como de uma estratégia”, disse.

A comissária europeia adiantou que a sua equipa está a fazer um trabalho constante com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e o Centro Europeu de Prevenção de Doenças (ECDC) quanto à terceira dose, mas “a decisão sobre o assunto virá da ciência”, salientou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.