/

Espanha reabre fronteiras a turistas vacinados

1

Espanha reabriu, esta segunda-feira, as suas fronteiras aos viajantes totalmente vacinados contra a covid-19.

A partir desta segunda-feira, as autoridades espanholas reabrem as fronteiras do país para turistas que estejam totalmente vacinados contra a covid-19 e apresentem um certificado de vacinação que seja reconhecido pelo ministério da Saúde espanhol.

Os turistas têm de provar estar imunizados com as doses completas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Janssen, autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ou as chinesas Sinopharm e Sinovac-Coronavac.

O regulamento publicado pelos Ministérios da Saúde e do Interior (Administração Interna), responsáveis pela saúde e controlo fronteiriço, estabelece que os requisitos para entrar em Espanha sejam que a vacinação completa tenha sido concluída até 14 dias antes.

Segundo o La Vanguardia, as restrições mantêm-se para turistas vindos da Índia, Brasil e África do Sul, de forma a evitar a disseminação das variantes encontradas nestes países.

Os turistas poderão entrar em Espanha vindos de fora da União Europeia (UE) e do espaço Schengen, e a lei permite ainda que os navios de cruzeiro possam voltar a atracar nos portos do país (uma restrição em vigor há mais de um ano).

Até agora, era necessário que os turistas europeus tivessem feito um teste PCR com resultado negativo nas últimas 72 horas. A partir de hoje, basta fazer um teste de antigénio, que é consideravelmente mais barato.

Altamente dependente do turismo, a economia espanhola foi uma das mais atingidas pela pandemia em 2020, com uma queda de 10,8% do PIB.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.