Espanha quer ter serviço de táxi aéreo nas grandes cidades (e pode ser já em 2022)

A Enaire, o principal prestador de serviços de navegação aérea e informação aeronáutica em Espanha, revelou que pretende introduzir táxis voadores em Barcelona e Santiago de Compostela em 2022.

De acordo com o diretor-geral da Enaire, Ángel Luis Arias, está na altura de “levar a mobilidade urbana para a terceira dimensão: o espaço aéreo. E precisamos fazê-lo da maneira mais eficiente e sustentável possível ”, referiu durante uma conferência online esta semana.

Arias divulgou que a Enaire está a trabalhar em projetos europeus que envolvem o uso de táxis voadores, e outros veículos aéreos, para transportar pessoas em áreas urbanas e semi-urbanas. Também o uso de drones para entrega mercadorias está a ser estudado.

Esta é uma vantagem da qual os habitantes e (visitantes) das cidades de Barcelona e Santiago de Compostela podem vir a usufruir num futuro próximo. Ambas as cidades se caraterizam pela grande circulação de pessoas.

A ideia da empresa que está a desenvolver o projeto é que, por exemplo, em Santiago, os peregrinos que chegam exaustos da caminhada possam ser recebidos na cidade com uma experiência diferente e consigam apreciar algumas das mais belas paisagens urbanas sem terem de se preocupar em andar de lado para lado.

O diretor da Enaire garante que a empresa está “disposta a cumprir as suas funções de atrair e ajudar as empresas do setor privado ou organismos públicos que tenham interesse em permitir que Espanha se posicione na vanguarda do desenvolvimento deste novo setor”.

A Enaire está a participar em dois projetos financiados pela UE que pertencem ao plano Horizonte 2020, o maior programa de pesquisa e inovação da organização europeia até ao momento.

“A ideia é demonstrar táxis aéreos na Europa em 2022. A Enaire irá administrar o voo dos primeiros táxis aéreos em Espanha, que acontecerá em Barcelona e Santiago de Compostela.” disse a Enaire num comunicado.

Em julho do ano passado, como noticia o The Guardian, a empresa espanhola de tecnologia Tecnalia também apresentou o seu protótipo de táxi aéreo sem piloto. O táxi foi pensado para transportar uma pessoa, ou carga, de até 150kg e pode percorrer distâncias de 15km em 15 minutos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …

Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história. Segundo a cadeia televisiva CNN, esta …