Espanha. Formação de um “governo à portuguesa” volta a ser proposto por Pedro Sánchez

ZIPI / EPA

O primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, Pedro Sánchez, com o líder do Podemos, Pablo Iglesias

Na semana passada, as negociações entre os socialistas do PSOE com o Unidas Podemos falharam. Agora, o primeiro-ministro Pedro Sánchez “voltou à carga” e propõe a Pablo Iglesias que apoie um governo solitário através de um pacto programático entre ambos – uma espécie de “gerigonça espanhola”.

Segundo noticiou o Observador na quarta-feira, o objetivo é evitar que se chegue a setembro sem governo, o que obrigaria a eleições. Numa carta enviada à militância socialista, citada pelo El País, Pedro Sánchez explicou que a sua ideia é a formação de “um governo à portuguesa”, com todos os partidos de esquerda a apoiar o PSOE. Mas, para já, o “alvo prioritário” é o Unidas Podemos.

Pablo Iglesias já rejeitou a ideia, visto que quer formar uma coligação e insiste em fazer parte do governo, pedindo o retomar das negociações da semana passada. O Unidas Podemos pede cinco ministérios, mas Pedro Sánchez afirma que não abdica de mais do que três ministérios e uma vice-presidência.

Para convencer o Unidas Podemos, Pedro Sánchez vai reunir-se com diferentes grupos da sociedade civil – como associações feministas, ambientais e grupos de terceira idade. As reuniões começam esta quinta-feira e o objetivo é aumentar a pressão sobre Pablo Iglesias e fazer com que estes grupos colaborem na criação de um espaço comum para a formação de um governo.

Do outro lado, o Unidas Podemos afirma que ainda há tempo para negociar um acordo programático e dividir as funções no governo.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …