Espanha espera ter 30 milhões de vacinas entre o Natal e fevereiro

La Moncloa - Gobierno de España / Flickr

O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa

Existe a possibilidade de haver em Espanha uma vacina contra a covid-19 entre o Natal e o início do próximo ano, anunciou esta sexta-feira o ministro da Saúde, Salvador Illa.

Nesse período, assegurou o ministro, citado pelo Diário de Notícias, Espanha terá 30 milhões de vacinas, devendo distribuí-las segundo critérios populacionais e de forma “equitativa” entre as várias regiões autónomas.

À RAC1, Illa indicou que, seguindo os ritmos esperados, uma percentagem significativa da população poderá estar vacinada no verão. “Há um esforço muito grande” para ter a vacina pronta, disse o ministro, sublinhando que no início do ano vão haver “diferentes tipos de vacina” que “com o passar do tempo terão melhor eficácia”.

“Não está descartado que a vacina seja um presente de Natal”, frisou. “Ainda temos que esperar até novembro para ter as primeiras impressões”, mas “se passar nas análises clínicas, poderemos ter vacina em breve”, acrescentou.

Illa explicou que existem três contratos para a obtenção de vacinas e que estão previstas 30 milhões de doses para Espanha até ao início de 2019, demorando mais alguns meses para serem distribuídas, de forma equitativa entre as comunidades autónomas.

O ministro expressou a necessidade de haver hostilidade para com os negacionistas e os antivacinas. O Centro de Investigações Sociológicas (CIS) aponta para que mais de 40% dos espanhóis não estejam dispostos a ser vacinados.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …

Com recados de Merkel sobre a Polónia e as migrações em cima da mesa, líderes da UE encerram Conselho Europeu

Ainda sem uma resolução definitiva sobre o Estado de Direito da Polónia, a chanceler alemã deixou recados no seu 107º e último Conselho Europeu. A questão das migrações é um dos temas na agenda no …

Política do "logo se vê" deixa Lisboa noturna ao deus-dará

Os moradores do Bairro Alto mostram-se descontentes com o estado atual da vida noturna na capital portuguesa, onde consideram haver um desgoverno. A vida noturna regressou quase totalmente no início deste mês, com os bares a …

Europa em alerta: Casos de covid-19 sobem a pique. Países de leste sofrem com baixa vacinação

Pandemia volta a ganhar força na Europa. Reino Unido, Rússia e vários países do leste europeu, com baixas taxas de vacinação, voltaram a bater máximos de infeções e mortes por covid-19. Numa altura em que o …

Homicídio no metro das Laranjeiras. Suspeitos estudam, vivem em famílias "normais" e pertencem a gangue

A Polícia Judiciária (PJ) já deteve o quarto suspeito da morte de um jovem de 19 anos no metro das Laranjeiras, em Lisboa. O crime terá sido motivado por provocações nas redes sociais entre gangues …

José Mourinho

6-1: a maior derrota de sempre de Mourinho (e as piadas de sempre)

Roma foi surpreendida no terreno do pouco conhecido FK Bodø/Glimt, na Liga Conferência Europa. Bodø/Glimt 6-1 AS Roma. Este foi provavelmente o resultado mais surpreendente nesta época, no futebol europeu. O Benfica, por exemplo, já tinha surpreendido …