Eslováquia 0 – 5 Espanha | Goleada com vista para a Croácia

Thanassis Stavrakis / EPA

A Espanha qualificou-se esta quarta-feira para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao golear a Eslováquia, por 5-0, um resultado que apura a Ucrânia como um dos melhores terceiros classificados.

Espanha alcançou a maior goleada até ao momento neste EURO 2020, um claro 5-0 perante uma frágil Eslováquia, desfecho que, ainda assim, deixou “nuestros hermanos” no segundo lugar do Grupo E, mercê da vitória da Suécia por 3-2 sobre a Polónia. O próximo adversário da “la roja” é a vice-campeã do Mundo, a Croácia.

Superioridade total

Desde o início percebeu-se que este não seria um jogo para surpresas. Espanha pegou no jogo e nunca mais o largou, chegando ao descanso com 66% de posse de bola e uma superioridade ofensiva expressa em 13 remates contra nenhum dos eslovacos, seis enquadrados, 21 acções com bola na área contra… zero.



Álvaro Morata falhou um penálti logo as 12 minutos, defendido por Martin Dúbravka, guarda-redes que borrou a pintura ao fazer um autogolo caricato logo a seguir. Aymeric Laporte fez o 2-0, estreando-se a marcar pela “la roja”.

A segunda parte foi apenas a confirmação de uma diferença de qualidade avassaladora, com Espanha a marcar por mais três vezes… ou duas e mais um autogolo, o segundo na partida e o oitavo neste EURO. Marcaram Pablo Sarabia (56), Ferran Torres (67) e Juraj Kucka (71), também na própria baliza,.

Depois foi gerir o esforço, já a pensar no próximo adversário, a Croácia, certamente um adversário capaz de dar mais luta.

Melhor em Campo

O hispano-francês Aymeric Laporte estreou-se a marcar pela selecção que recentemente optou por representar, à quarta internacionalização.

O defesa-central do Manchester City não teve praticamente trabalho defensivo, brilhando na construção, com apenas um falhado em 89 (99% de eficácia), quatro conduções aproximativas, e ainda subiu para criar uma ocasião flagrante e marcar o tal golo de estreia, de cabeça, terminando com um GoalPoint Rating de 7.3.

Destaques da Eslováquia

Tomáš Hubočan 5.8 – Tivemos de descer bastante na lista de ratings para encontrar o primeiro eslovaco, o lateral-esquerdo, que somou dois passes para finalização, um passe de ruptura e ainda fez cinco desarmes.

Vladimír Weiss 4.8 – O outro único eslovaco com nota positiva, Bénes, só jogou cinco minutos, pelo que saltamos para o seguinte, já com nota negativa. Weiss também só jogou 24 minutos e o melhor que fez foi um bloqueio de remate.

Destaques da Espanha

Koke 6.9 – O médio esteve muito bem no passe, com 91% de acerto, fez cinco passes ofensivos valiosos e sofreu falta para a grande penalidade desperdiçada por Morata.

Pablo Sarabia 6.6 – O extremo foi um perigo constante, marcando um golo, fazendo uma assistência e terminou com quatro remates, um ao ferro, e sete acções com bola na área contrária, máximo do jogo.

Gerard Moreno 6.5 – O avançado terminou o jogo com uma assistência, para o tento de Laporte, cinco acções com bola na área eslovaca e dois dribles completos em dois tentados.

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …