Escutas: ‘Site’ da Agência de Segurança em baixo, Snowden tem mais documentos

NSA / wikimedia

.

.

O ‘site’ da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) esteve sem funcionar, esta sexta-feira, num ‘apagão’ que a agência norte-americana atribuiu a um erro técnico, afastando rumores de um eventual ataque informático.

O portal ficou fora de serviço na tarde de sexta-feira, desencadeando uma onda de especulação na rede social Twitter sobre a possibilidade de ter sido alvo de um ataque informático.

Contudo, um porta-voz da NSA veio negar os rumores, afirmando que a página eletrónica da agência norte-americana, que tem estado no centro das atenções mundial devido à espionagem, “esteve inacessível durante várias horas devido a um erro interno que ocorreu durante um ‘update’ [atualização] programado”.

 

Alemanha e Brasil preparam resolução na ONU

A Alemanha e o Brasil trabalham na preparação de uma resolução na ONU sobre a proteção das liberdades individuais, no âmbito das revelações sobre o programa de espionagem internacional dos Estados Unidos, anunciaram na sexta-feira diplomatas das Nações Unidas.

Uma proposta de resolução que deverá dar entrada na próxima sexta-feira na Comissão dos Direitos do Homem da Assembleia Geral não menciona especificamente os Estados Unidos e uma votação da Assembleia Geral deverá ser programado para novembro.

O texto visa alargar às atividades na Internet o pacto internacional relativo aos direitos civis e políticos, votado em 1966 pelas Nações Unidas e que entrou em vigor em 1976 para proteger os direitos individuais.

 

Washington avisa que Snowden tem mais documentos comprometedores

Os Estados Unidos avisaram na sexta-feira os seus aliados que o ex–consultor Edward Snowden tem dezenas de milhares de documentos altamente secretos por revelar e que são comprometedores para todos.

“Esperemos que nao saiam mais revelações para a superfície, dada a quantidade de informação classificada, filtrada pelo sr. Snowden”, afirmou em conferência de imprensa a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

As novas revelações do ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) podem ser conhecidas “nas próximas semanas”, admitiu a porta-voz, num período em que os países da América Latina e da União Europeia se mostram inquietos com as notícias de vigilância dos Estados Unidos a altos dirigentes mundiais.

 

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …

Itália volta a disputar a fronteira do Monte Branco com França

Depois das autoridades francesas imporem medidas restritivas que afetaram o território italiano, o país reacendeu uma disputa antiga com França. Em causa estão os direitos de fronteira do Monte Branco. Luigi Di Maio, ministro das Relações …