Escutas revelam pagamentos do Benfica a jogadores do Vitória de Setúbal

2

Escutas revelam pagamentos do Benfica ao jogadores do Vitória de Setúbal que jogaram frente ao FC Porto, em 2017.

O antigo diretor desportivo do Vitória de Setúbal, Valter Vieira, foi apanhado em escutas telefónicas onde diz que o Benfica prometeu 10 mil euros a cada jogador da equipa sadina que jogou contra o FC Porto, no dia 19 de março de 2017.

Na altura, o encontro terminou empatado 1-1. As ‘águias’ viriam a vencer o campeonato com seis pontos de avanço sobre os ‘dragões’.

“Eles têm de dar a mala. O Benfica tem de se chegar à frente”, diz Valter Vieira nas escutas, citadas pela CNN Portugal. Entretanto, o dirigente confirmou à Polícia Judiciária os incentivos pagos pelo Benfica.

As informações sobre o chamado “jogo da mala” constam do megaprocesso que investigo os pagamentos do Benfica a clubes teoricamente mais pequenos nos jogos contra os principais rivais dos ‘encarnados’.

Na altura, os alegados pagamentos do Benfica não configuravam crimes de corrupção. Só dois meses depois, a lei foi alterada para esse efeito. Por outro lado, como foram pagamentos em dinheiro vivo, não documentados, estão em causa crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Noutra escuta, Valter Vieira conta ao futebolista Nelson Lenho, que na altura jogava no GD Chaves, que o Benfica já tinha oferecido 15 mil euros a cada jogador da B-SAD caso estes conseguissem derrotar os ‘azuis e brancos’. Em declarações à CNN, o emblema de Belém negou as acusações.

Ainda na terça-feira, a CNN Portugal avançou também que o Ministério Público suspeita de corrupção desportiva por parte do Benfica, que terá comprado um penálti ao Moreirense para garantir um lugar na Liga dos Campeões.

O Benfica venceu o jogo por 1-0, com um golo de Jonas, na conversão de uma grande penalidade. A falta foi cometida por Alfa Semedo, que depois de um cruzamento de Grimaldo, cortou a bola com a mão.

O Benfica pagou ao Moreirense 2,5 milhões de euros por metade do passe e dos direitos desportivos de Alfa Semedo (que passou pelos juniores do Benfica e pertencia aos quadros da Luz um ano antes deste jogo).

O pagamento terá sido feito depois desse duelo, como contrapartida por essa grande penalidade decisiva cometida pelo jogador.

ZAP //

2 Comments

  1. Ver esta notícia depois do jogo de ontem do Benfica em que ficaram claramente por marcar dois penaltis a favor do Vizela… dá que pensar. Será que vale tudo no desporto?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.