Benfica suspeito de comprar penálti em “final europeia” com Moreirense. MP investiga

6

Manuel de Almeida / Lusa

Luís Filipe Vieira

Na última jornada de 2017/18, o Benfica ultrapassou o Sporting graças a uma grande penalidade no jogo decisivo. Ministério Público investiga, presidente minhoto nega.

13 de Maio de 2018. Um ano depois da celebração do inédito tetracampeonato, o Benfica celebrou o segundo lugar.

O FC Porto já era campeão. O Benfica chegou à última jornada atrás do Sporting (empatado na classificação mas em desvantagem no confronto directo).

Na ronda decisiva, enquanto o Sporting perdia frente ao Marítimo por 2-1, com um famoso “frango” de Rui Patrício já nos descontos, o Benfica bateu em casa o Moreirense por 1-0. E assim conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões seguinte, deixando o Sporting na Liga Europa.

O golo foi apontado por Jonas, no início da segunda parte, na conversão de uma grande penalidade.

A falta que originou esse golo foi cometida por Alfa Semedo. Grimaldo cruzou e o médio do Moreirense cortou a bola com a mão.

Esse é o momento que está a ser investigado pelo Ministério Público.

De acordo com a CNN, o Ministério Público suspeita de corrupção desportiva por parte dos “encarnados”.

O Benfica pagou ao Moreirense 2.5 milhões de euros por metade do passe e dos direitos desportivos de Alfa Semedo (que passou pelos juniores do Benfica e pertencia aos quadros da Luz um ano antes deste jogo).

O pagamento terá sido feito depois desse duelo, como contrapartida por essa grande penalidade decisiva cometida pelo jogador.

O presidente do Moreirense, Vítor Magalhães, já disse ao jornal Record que o clube minhoto nada fez de ilegal: “Não há, nem pode haver, nada que nos possam apontar”.

2.5 milhões de euros são um valor muito baixo, tendo em conta os 43 milhões que o Benfica recebeu por se ter qualificado para a Liga dos Campeões.

Alfa Semedo esteve na Luz apenas durante a primeira metade da época seguinte. Depois foi cedido a Espanhol, Nottingham Forest e Reading. Em 2021 assinou pelo Vitória de Guimarães e agora está no Al-Tai.

O emblema lisboeta é assim suspeito de corrupção desportiva. O Ministério Público considera que o resultado foi viciado.

Este é mais um “episódio” do processo que envolve o Benfica desde 2018.

ZAP //

6 Comments

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      “Terá pagado” está correto.
      O verbo “pagar” usa-se na forma “pagado” nos tempos compostos com os verbos auxiliares “ter” e “haver”, e na forma “pago” com os verbos auxiliares “ser” e “estar”.
      Assim, escreve-se “tem/terá pagado”, “está/foi pago”.

  1. Ora então está fificil recuperar os 5 pontos de atraso que têm do Benfica. Mesmo com a ajuda das srbitragens vergonhosas está complicado. Então arranja-se aqui uma notícia para ver se não se fala nas arbitragens que favorecem o fcp e manda-se uma bocas para os telejornais. Já agora parecezque houve aí uma altura que o Marega a jogar no Portimonense falhou uns penaltis contra o fcp. Ja investigaram? E uns pagamentos de divida em atraso feitos pelo fcp no intervalo do jogo e até antes do jogo não parece nada suspeito? Pois…. O que vale é que os nosdos jornalustas dos jornais escritos e da tv são de uma isenção a toda a prova. Ve-se na senhora do jornal nacional da tvi.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.