Escuta de Costa sobre lítio está guardada num cofre

Paulo Novais / Lusa

António Costa

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), mandou guardar num cofre a escuta validada da conversa entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O Correio da Manhã escreve, esta sexta-feira, que a escuta validada da conversa entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no âmbito do processo sobre os negócios do lítio, está guardada num cofre. A preservação foi ordenada pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), António Piçarra.

António Costa terá sido intercetado em quatro das escutas feitas a João Pedro Matos Fernandes, no âmbito do caso do hidrogénio verde, mas só um delas foi considerada suspeita. A conversa aconteceu no dia 28 de dezembro, altura em que o primeiro-ministro cumpria um período de isolamento profilático em São Bento.

De acordo com o CM, a conversa foi sobre a localização de um projeto industrial de exploração de lítio e hidrogénio verde, possíveis interessados no negócio e uma eventual parceria com Espanha. Nenhum dos dois sabia que o telemóvel de Matos Fernandes estava sob escuta.

O áudio foi depositado num cofre até haver decisão do Supremo sobre o recurso do Ministério Público (MP) em relação a duas outras escutas com os mesmos dois intervenientes, mas que o Supremo mandou destruir por não considerar haver interesse para a investigação.

As escutas tinham sido ordenadas pelo Ministério Público no âmbito de uma investigação relativa a suspeitas de favorecimento por parte do Governo à participação da EDP, Galp, REN, Martifer e Vestas na candidatura nacional à construção de um projeto industrial em Sines.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …