/

Escuta de Costa sobre lítio está guardada num cofre

2

Paulo Novais / Lusa

António Costa

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), mandou guardar num cofre a escuta validada da conversa entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O Correio da Manhã escreve, esta sexta-feira, que a escuta validada da conversa entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no âmbito do processo sobre os negócios do lítio, está guardada num cofre. A preservação foi ordenada pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), António Piçarra.

António Costa terá sido intercetado em quatro das escutas feitas a João Pedro Matos Fernandes, no âmbito do caso do hidrogénio verde, mas só um delas foi considerada suspeita. A conversa aconteceu no dia 28 de dezembro, altura em que o primeiro-ministro cumpria um período de isolamento profilático em São Bento.

De acordo com o CM, a conversa foi sobre a localização de um projeto industrial de exploração de lítio e hidrogénio verde, possíveis interessados no negócio e uma eventual parceria com Espanha. Nenhum dos dois sabia que o telemóvel de Matos Fernandes estava sob escuta.

O áudio foi depositado num cofre até haver decisão do Supremo sobre o recurso do Ministério Público (MP) em relação a duas outras escutas com os mesmos dois intervenientes, mas que o Supremo mandou destruir por não considerar haver interesse para a investigação.

As escutas tinham sido ordenadas pelo Ministério Público no âmbito de uma investigação relativa a suspeitas de favorecimento por parte do Governo à participação da EDP, Galp, REN, Martifer e Vestas na candidatura nacional à construção de um projeto industrial em Sines.

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.