/

Escolas públicas que reutilizarem mais manuais vão receber 10 mil euros

Mário Cruz / Lusa

A reutilização de manuais escolares vai compensar. As 20 escolas públicas que mais livros reutilizarem vão receber do Estado um prémio de dez mil euros no início do ano letivo.

A medida, anunciada por Alexandra Leitão, secretária de Estado adjunta e da Educação, ao Público, pretende “dar um impulso à medida e fazer a reutilização avançar” e está integrada na campanha Escola Mega Fixe, que atribui também um selo que distingue as cem escolas exemplares nas políticas de reutilização de livros.

“Queremos pôr todas as escolas a lutar pela reutilização”, afirmou a responsável ao diário.

As escolhas das 20 escolas que receberão o prémio será feita no final do ano letivo, através de um ranking concebido pelo Ministério da Educação. Desta forma, o cálculo da quantidade de manuais reutilizados parte do número registado por cada escola no portal Mega. Depois, o Governo oferece às 20 escolas com maior percentagem de reutilização o prémio de dez mil euros.

A reutilização de manuais escolares permitiu a poupança de, pelo menos, 1,2 milhões de euros em mais de 110 mil livros do 1.º ciclo do ensino básico até ao momento. Os números são muito positivos e animadores, mas a secretária de Estado Adjunta e da Educação ressalva que 25% dos estabelecimentos de ensino não reutilizou qualquer manual.

Nas próximas semanas, a secretária de Estado vai reunir-se com todos os diretores de escolas do país em cinco sessões e irá lançar a campanha, apresentar o novo Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares, que é publicado esta quinta-feira em Diário da República, explicar como funciona o prémio e os selos, e apelar à mobilização dos estabelecimentos de ensino.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.