Escolas têm de ter plano para recuperar o que não se aprendeu. Saber escrever é prioridade

O Governo enviou um conjunto de recomendações às escolas para o novo ano letivo. As instituições vão ter de fazer um plano para recuperar e consolidar as aprendizagens perdidas no último ano letivo com a pandemia e o ensino à distância.

De acordo com o documento de 51 páginas do Ministério da Educação, ao qual a TSF teve acesso, o processo de recuperação terá maior incidência nas primeiras cinco semanas do novo ano letivo.

“A recuperação e consolidação das aprendizagens deve ocorrer durante todo o ano letivo, com especial incidência no período inicial de cinco semanas”.

Além disso, as escolas terão a possibilidade de gerir o currículo de forma “mais flexível”, adaptando a organização e respostas pedagógicas, segundo o documento chamado “Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Letivo de 2020/2021”.

O Governo admite que “houve aprendizagens que não se desenvolveram e alunos que tiveram menos capacidade de acompanhar os colegas”. Cada escola pode organizar “percursos individualizados” para diferentes grupos de alunos na sala de aula.

O jornal Público relata que saber escrever é uma das prioridades no processo de recuperação do próximo ano letivo, sobretudo no que se refere ao 2.º e ao 6.º ano de escolaridade.

Os mais novos devem saber escrever “correctamente palavras com todos os tipos de sílabas, com utilização correta dos acentos gráficos e do til”, de modo a que possam prosseguir “o processo de consolidação, de desenvolvimento e compreensão da linguagem escrita”.

Já os alunos do 6.º ano deveriam ter aprendido a “escrever textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa (texto de características expositivas e texto de opinião; notícia; carta; e-mail)”.

As escolas têm de estar preparadas para transitarem entre o regime presencial e o ensino à distância “de forma não disruptiva”, o que exige fazer um diagnóstico das competências digitais dos alunos.

O objetivo deve ser ajudar todos os alunos, em especial os que “tiveram maiores dificuldades de contacto e de acompanhamento das atividades promovidas pela escola”, à distância, “no ano letivo 2019/2020”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …

American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir 32.000 funcionários

As companhias aéreas norte-americanas American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir, no total, 32.000 funcionários, situação que admitem travar se os apoios do Governo forem prorrogados.  A American Airlines anunciou que começará a despedir 19.000 …

Lei da Nacionalidade. PS deixa cair artigos que motivaram veto de Marcelo

A vice-presidente da bancada socialista Constança Urbano de Sousa disse à agência Lusa que o PS vai "atender plenamente" às objeções que estiveram na origem do veto do Presidente da República à revisão da Lei …

Promulgada lei que prolonga proteção de arrendatários até 31 de dezembro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quinta-feira o diploma do Parlamento que prolonga a proteção de arrendatários até 31 de dezembro, por considerar que neste período "é necessária uma especial proteção …

Nuno Melo lança petição para retirar “o que é político” da disciplina de Cidadania

O eurodeputado centrista Nuno Melo lançou uma petição pública que pede a revisão dos conteúdos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ou o seu caráter opcional, numa tentativa de “expurgar” da disciplina “o que é …

Governo "não se pode queixar de falta de empenho da direita"

O presidente do CDS-PP considerou, esta quarta-feira, que o Governo “não se pode queixar de falta de empenho da direita” na construção do Orçamento do Estado, e recusou “especular uma crise artificial” entre os partidos …

Mais seis mortos e 854 casos de covid-19. Lisboa com 49% das novas infeções

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal …

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …