Governo prepara revolução no Ensino. A meta é acabar com os chumbos

O Governo planeia transformar radicalmente o ensino em Portugal, atribuindo às escolas 100% de autonomia e permitindo a divisão dos períodos lectivos por semestres. O objectivo último é acabar com as retenções de alunos.

O secretário de Estado da Educação, João Costa, admite ao Observador que o Governo está a planear mudanças profundas no Ensino, implementando medidas como a organização dos períodos lectivos por semestre e a autonomia total das escolas.

Estas ideias podem vir a ter a luz do dia depois de publicada uma portaria que consumará a aplicação do decreto lei da flexibilidade curricular. A esperança é que o diploma seja aprovado ainda neste ano lectivo, o que a acontecer só terá reflexos no ano lectivo de 2019/2020.

Mas antes de avançar com estas ideias “revolucionárias”, o Governo vai analisar os resultados do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP) que está em execução em sete estabelecimentos de ensino que têm autonomia total – Freixo (Ponte de Lima), Cristelo (Paredes), Marinha Grande Poente (Leiria), Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior), Vila Nova da Barquinha (Santarém), Boa Água (Sesimbra), Silves Sul (Armação de Pêra).

Estas escolas PPIP têm autonomia total para “reorganizar turmas, horários, matriz curricular, programas e calendário escolar”, como explica João Costa ao Observador. Também visam criar condições para evitar chumbos de alunos.

“O pressuposto do PPIP é a existência de uma escola sem alunos retidos”, explica o secretário de Estado ao Observador, notando que “enquanto medida pedagógica a retenção é muito pouco eficaz“, pois “o aluno que reprova é aquele que tendencialmente volta a reprovar”.

É preciso agora “perceber se é possível em Portugal ter uma escola onde os alunos aprendam e não precisem de reprovar”, nota João Costa, frisando que os resultados da avaliação do PPIP serão determinantes para alargar a medida à generalidade dos estabelecimentos de ensino.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os ministros da Educação em Portugal parecem sempre um bocadinho obcecados pela ideia de deixarem a sua marca: uma reforma.
    Acabar com as reprovações, tendencialmente até concordo. Concordo com a transição de alunos com dificuldades mas assíduos e esforçados. Mas não concordo com passagens administrativas a alunos gazeteiros que se limitam a passear os livros ou nem os livros passeiam.
    Em relação à organização semestral do ano letivo no ensino básico, sou contra. Isto não é a universidade. As crianças e os jovens necessitam de períodos de descompressão e de reposição de energias. Não é por acaso que os picos de indisciplina se registam quando há dois meses contínuos de aulas. Agora, imaginem com quatro!
    Estes políticos nunca foram professores, pelo menos no ensino básico. E às vezes perece que também não foram alunos…

RESPONDER

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …