Governo prepara revolução no Ensino. A meta é acabar com os chumbos

O Governo planeia transformar radicalmente o ensino em Portugal, atribuindo às escolas 100% de autonomia e permitindo a divisão dos períodos lectivos por semestres. O objectivo último é acabar com as retenções de alunos.

O secretário de Estado da Educação, João Costa, admite ao Observador que o Governo está a planear mudanças profundas no Ensino, implementando medidas como a organização dos períodos lectivos por semestre e a autonomia total das escolas.

Estas ideias podem vir a ter a luz do dia depois de publicada uma portaria que consumará a aplicação do decreto lei da flexibilidade curricular. A esperança é que o diploma seja aprovado ainda neste ano lectivo, o que a acontecer só terá reflexos no ano lectivo de 2019/2020.

Mas antes de avançar com estas ideias “revolucionárias”, o Governo vai analisar os resultados do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP) que está em execução em sete estabelecimentos de ensino que têm autonomia total – Freixo (Ponte de Lima), Cristelo (Paredes), Marinha Grande Poente (Leiria), Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior), Vila Nova da Barquinha (Santarém), Boa Água (Sesimbra), Silves Sul (Armação de Pêra).

Estas escolas PPIP têm autonomia total para “reorganizar turmas, horários, matriz curricular, programas e calendário escolar”, como explica João Costa ao Observador. Também visam criar condições para evitar chumbos de alunos.

“O pressuposto do PPIP é a existência de uma escola sem alunos retidos”, explica o secretário de Estado ao Observador, notando que “enquanto medida pedagógica a retenção é muito pouco eficaz“, pois “o aluno que reprova é aquele que tendencialmente volta a reprovar”.

É preciso agora “perceber se é possível em Portugal ter uma escola onde os alunos aprendam e não precisem de reprovar”, nota João Costa, frisando que os resultados da avaliação do PPIP serão determinantes para alargar a medida à generalidade dos estabelecimentos de ensino.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os ministros da Educação em Portugal parecem sempre um bocadinho obcecados pela ideia de deixarem a sua marca: uma reforma.
    Acabar com as reprovações, tendencialmente até concordo. Concordo com a transição de alunos com dificuldades mas assíduos e esforçados. Mas não concordo com passagens administrativas a alunos gazeteiros que se limitam a passear os livros ou nem os livros passeiam.
    Em relação à organização semestral do ano letivo no ensino básico, sou contra. Isto não é a universidade. As crianças e os jovens necessitam de períodos de descompressão e de reposição de energias. Não é por acaso que os picos de indisciplina se registam quando há dois meses contínuos de aulas. Agora, imaginem com quatro!
    Estes políticos nunca foram professores, pelo menos no ensino básico. E às vezes perece que também não foram alunos…

RESPONDER

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …