Escolas, quartéis e até uma ponte: as inaugurações de que Passos não se lembra

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos Coelho não marcou presença na inauguração do túnel do Marão, ao lado de António Costa e de José Sócrates, argumentando que nunca esteve “em nenhuma obra de inauguração” – mas a verdade é que no currículo do ex-primeiro-ministro há inaugurações para todos os gostos, de escolas a quartéis da GNR e dos bombeiros e até uma ponte.

“Nunca estive em nenhuma obra de inauguração, nem de estradas, nem de auto-estradas, nem de pontes, nem de coisa nenhuma. Estaria lá com certeza o senhor ministro da Economia em representação do Governo”, afirmou Passos Coelho, na passada sexta-feira, para criticar António Costa pelo facto de marcar presença na inauguração do túnel do Marão.

A obra arrastou-se durante cerca de 10 anos, passando pelos Executivos de Passos Coelho, que foi convidado para o evento, e José Sócrates, que esteve presente.

O líder do PSD notou que a obra é “bastante consensual” e que “não vale a pena reclamar louros sobre ela”. “Mesmo que eu fosse primeiro-ministro, coisa que hoje não sou, e a obra fosse inaugurada amanhã, eu não estaria lá”, disse ainda.

A verdade, no entanto, é que no currículo do ex-primeiro-ministro há várias inaugurações, como a comunicação social tem vindo a lembrar ao longo do fim de semana.

Entre elas, até a inauguração de uma escola que já estava a funcionar há três anos, em Lordelo, Paredes, no distrito do Porto, no início deste ano, quando já tinha deixado o governo.

Em Agosto de 2015, Passos Coelho também inaugurou a Ponte da Foz do Rio Dão, no IP3, obra que liga Mortágua e Santa Comba Dão e que custou cerca de 10 milhões de euros.

Em Julho de 2015, o presidente do PSD também esteve na inauguração dos Edifícios Centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, um investimento de 60 milhões de euros que o então primeiro-ministro definiu como um “exemplo emblemático” para o país.

Já em Maio, inaugurou o museu interactivo e parque temático World Discoveries, no Porto, um projecto da Douro Azul do empresário Mário Ferreira.

Em Dezembro de 2014, Passos Coelho presidiu à inauguração de um hospital privado em Vila do Conde e da Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Em Setembro do mesmo ano, inaugurou o quartel de Estremoz da GNR e alguns meses antes, em Março estreou a nova sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, e o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais (Digital Games Lab) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos.

Em 2013, também esteve na inauguração das novas instalações da Câmara Municipal de Bragança. Passos Coelho marcou ainda presença noutras inaugurações, nomeadamente de lares de idosos, de infra-estruturas de saúde e de apoio a deficientes e de quartéis dos bombeiros.

ZAP

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

    • Sim, é verdade!
      Não se lembrava se tinha recebido 100k Eur. É que isso para ele são trocos!
      Depois de se saber que os documentos da Tecnoforma tinham desaparecido misteriosamente, aí então já se lembrou que afinal não tinha recebido!
      Este senhor come muito queijo… Bandalho!

  1. Ahhhh coitadinho do passos fedelho!
    É com cada tiro no pé que este menino dá, meu Deus!
    É o maior flop em Portugal a seguir ao socas!
    Mas alguém faz o favor de calar este bandalho?

  2. Inaugurou até, a 1 de Maio de 2015, uma queijaria pertencente ao seu grande amigo Dias Loureiro, sim, esse mesmo, o do banco Bpn que defraudou o erário publico em mais de cinco mil milhões de euros.

  3. Quem pode levar a sério, o que este indivíduo diz? Só algum radical de Direita.
    Deve pensar, que todos somos imbecis, e que pode dizer qualquer coisa,porque as pessoas aceitam tudo.A isto, se chama falta de carácter. Sem qualquer consideração e respeito pelos outros. bem sabemos, que mesmo assim, há muitos que gostam disto.

  4. Esta é a grande questão para o país neste momento, sem dúvida. Mais importante talvez só seja a questão do cartão de cidadão/cidadania… pobres coitados dos que dançam à música das agendas da estupidez…
    Para mim importante é que a obra está feita. Não foi à inauguração, para mim não tem mal nenhum, e se os outros também não tivessem ido também não tinha, ficava o Estado com mais uns trocos.

    • Ainda não percebeste… queres que te faça um desenho? A questão não é ir ou não ir. É apenas dizer que nunca esteve presente em inaugurações no seu mandato…!!! Agora quanto a irem ao Marão, estou contigo. O que interessa é a obra… onde de resto muita gente mamou e pagámos (ou havemos de pagar) com lingua de palmo!!

  5. Há dias, ouvi ex-PM Durão Barroso sobre a cimeira dos Açores, onde se congeminou a invasão do Iraque, para quem tem memória, recorda o que se passou infelizmente, no entanto, para sacudir as responsabilidades, diz que teve a anuência do então presidente Jorge Sampaio; agora, o ex-PM Passos Coelho, seguindo a metodologia de mentira, ADN da maioria dos políticos, vem com uma narrativa própria de quem não respeita as pessoas só é lamentável que o zé povinho não expurgue esta gente de lugares, que têm graves consequências para o País e os portugueses, quando são tomadas más decisões e sobretudo a falta de ética e de respeito, com um único objetivo, proteger a coligação de interesses dos exploradores/corruptos/parasitas que ao longo de décadas tem arruinado Portugal.

  6. Pois não há dúvidas de que os políticos são pouco cautelosos quando abrem a boca e por vezes o tiro sai-lhes pela culatra, quanto a não ter participado na inauguração está no seu direito e só teria que dizer que era uma opção sua, certamente não se quis misturar com trafulhas o que lhe dou inteira razão.

  7. “trafulhas”?há quem não conheça o significado nem o significante das palavras, entende-se o incômodo mas não deixa fé ser umas avaliação covarde.

  8. Coitado , a este chegou-lhe agora também o Alzaimar. Esquece do que lhe covem e da desgraça da sua politica que deixou este pais de rastos. Pinoquio da treta.

  9. Coitado, tão novo e como ele está!..
    Se calhar está em negação e não e quer lembra do que andou a fazer nos últimos anos…

RESPONDER

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …