José Sócrates vai estar na inauguração do Túnel do Marão a convite de António Costa

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa, José Sócrates

António Costa, José Sócrates

O antigo primeiro-ministro José Sócrates vai estar presente no sábado na cerimónia de inauguração da Autoestrada do Marão – Túnel do Marão, obra que lançou em 2008, disse hoje à agência Lusa fonte do Governo.

A mesma fonte referiu que o Governo convidou os dois antigos primeiros-ministros que tiveram uma intervenção direta no projeto do Túnel do Marão.

José Sócrates aceitou o convite, enquanto Pedro Passos Coelho declinou, por motivo de compromissos já assumidos.

A cerimónia oficial realiza-se no sábado à tarde e vai ser presidida pelo atual primeiro-ministro, António Costa.

A autoestrada, entre Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008, pelo Governo socialista de José Sócrates, como uma parceria público privada.

A obra, que arrancou em 2009, abre ao trânsito às 00:00 deste domingo.

Na altura, Sócrates salientou que a via iria “acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão”, considerando tratar-se de uma “obra histórica que ligará Trás-os-Montes à rede de autoestradas do país” e que “marcará um antes e um depois”.

Em 2011, pouco tempo depois de Passos Coelho tomar posse como primeiro-ministro, os trabalhos na autoestrada pararam em toda a extensão.

O Governo PSD/CDS resgatou a obra dois anos depois, e a empreitada foi concluída pela Infraestruturas de Portugal.

A nova autoestrada era a maior obra pública em curso no país, teve um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões de euros são financiamento comunitário, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.

/Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

    • quem com umas trombas dessas chama asqueroso ao Exmo. Sr. Dr. António Costa 1º Ministro de Portugal só pode estar a ver-se ao espelho.

  1. Tem toda a razão Manuela. É inacreditável. Se ele estivesse preso que era o mínimo a policia iria com ele algemado…. Não dá para acreditar!

  2. Acho muito bem que eu gosto de pescar e abre-me novos horizontes como pescador, agora como Português e onde vejo: “teve um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões de euros são financiamento comunitário” claro que depois o dinheiro não vai chegar para tudo e obviamente a receita recolhida vs custo das PPP vai rebentar-nos mais ainda mas depois nós vamos culpar o FMI e a Europa …

  3. Esse senhor se tivesse vergonha na cara, não aparecia por lá !
    Mas como diz o outro: ” isso é coisa que não lhe assiste ! “

  4. Oh Marão, Marão… que vida é a tua? Comer e beber à conta do tuga (são pouco espertos estes portugueses que votam nesta malta e companhia limitada… uns são maus e outros são péssimos, despedimentos colectivo de todos os políticos, sem qualquer indemnização).

  5. Isto não é um tiro no pé, é mais uma bala na cabeça. António Costa não pensa ? será que deve assim tantos favores a Sócrates que tem de estar com ele ?

  6. Sócrates, seja culpado ou não do que quer que seja que nada se provou até agora foi o responsável inicial desta obra quer se queira quer não, independentemente do resto e das paixões partidárias que abundam por aqui! Muitos pareceres se tecem sem saber influência do mau jornalismo que influencia as massas pobres de espírito! Na hora do voto todos votam mal e insistem, insistem e depois criticam! Ei povinho estúpido!…

  7. Realmente Renato, concordo inteiramente consigo. Serão tantos favores assim? Mal levanta a poeira e ele aparece. A sorte é que o correio da manha não lhe dá paz. Porque quem manda já deve estar a tratar de abafar o assunto. Não gosto do correio da manha, mas que faz um serviço necessário neste caso faz!

  8. Tanta gente com dor de corno. Se a obra fosse nos muros ou no litoral, o Sócrates já era um grande homem. Não vos chega levarem a energia das barragens e das eólicas! … levar também a ic 5 … cambada de malfeitores. O Sócrates merece uma estátua para cá do Marão, se roubou por aí prendam no e acabem com as tretas da corrupção. Os presidentes dos bancos roubaram mais e tendes todos a matraca selada.

RESPONDER

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …

"Apagão" de dados. DGS não está a revelar todos os infectados com covid-19

Há casos de infectados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A denúncia é feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da …

Tensão no Mar do Sul. China em manobras militares, EUA enviam dois porta-aviões nucleares

Os Estados Unidos enviaram os super-porta-aviões nucleares USS Ronald Reagan e USS Nimitz para o Mar do Sul da China, região onde forças navais chinesas estão a realizar exercícios militares. "O nosso objetivo é enviar um …

Portugueses querem Centeno no BdP. 72% considera "muito importante" Champions em Lisboa

Mais de 70% dos portugueses consideram “muito importante” a realização da fase final da Liga dos Campeões europeus de futebol em Portugal e 11,1% acham que é apenas “importante”, segundo um estudo da Eurosondagem divulgado …