Escolas indianas fechadas por causa da poluição

Os poluentes na atmosfera em Nova Deli estão dez vezes acima do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde, e levaram o governo indiano a encerrar as escolas da região durante 3 dias.

As escolas da região de Deli, onde se localiza a capital indiana, estarão fechadas nos próximos três dias, informou este domingo o governo local, numa altura em que toda a zona luta contra uma das piores fases de poluição do ar nos últimos anos.

São necessárias medidas de emergência, em conjunto, para resolver este enorme problema”, disse Arvind Kejriwal, ministro chefe da Região da Capital Nacional de Deli, que é uma zona que engloba ainda Nova Deli (capital) e outras localidades.

“Todas as construções e demolições na cidade serão interditas nos próximos cinco dias. Todas as escolas serão fechadas nos próximos três dias em Deli”, acrescentou.

A fumaça grossa cobriu a capital durante dias e as autoridades locais e centrais estiveram reunidas para resolver a crise.

Arvind Kejriwal, que presidiu uma reunião de emergência do gabinete de estado, aconselhou as pessoas a ficarem dentro de casa, tanto quanto possível, e se puderem trabalhar em casa.

Segundo um relatório do Banco Mundial divulgado no mês de setembro, a poluição atmosférica é o quarto fator de morte prematura no mundo.

A poluição do ar matou 2,9 milhões de pessoas em 2013, segundo os últimos dados disponíveis publicados num relatório da instituição de desenvolvimento.

Somando os efeitos da poluição nos lares, resultantes da utilização de combustíveis sólidos para o aquecimento e para cozinhar, o número de mortes aumenta para 5,5 milhões.

As doenças causadas pela poluição do ar (doenças cardiovasculares e pulmonares crónicas, cancro do pulmão e infeções respiratórias) são responsáveis por uma morte em cada 10 no mundo, seis vezes mais que a Malária.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …